É possível acumular dois cargos em comissão?

Perguntado por: Gabriela Silva de Nascimento  |  Última atualização: 28. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (25 avaliações)

Em regra, não é possível exercer dois cargos em comissão, nem ser remunerado pela participação em órgão de deliberação coletiva.

É possível o acúmulo de cargo em comissão com outro cargo desde que haja compatibilidade de horários?

A Constituição Federal veda a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto quando houver compatibilidade de horários e nas hipóteses expressamente previstas também no próprio texto constitucional (Art. 37, inciso XVI, CF).

Qual o limite para cargos comissionados?

Lei estadual não pode definir percentual de cargos em comissão para efetivos, diz STF. Lei estadual não pode destinar determinado percentual dos cargos em comissão para serem ocupados por servidores efetivos.

Quais os cargos que podem ser acumulados?

Atualmente, só é possível acumular cargos ou empregos públicos nas seguintes situações:
  • dois cargos de professor;
  • um cargo de professor com outro técnico ou científico;
  • dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas;

Quem tem cargo comissionado pode ter outro emprego?

Não! Existem carreiras em que não é possível acumular alguns empregos privados, em especial, as carreiras policiais, do Judiciário e Ministério Público. Além dos cargos comissionados em que se exige dedicação exclusiva. O exemplo mais comum é a proibição de servidores do Judiciário atuarem como advogados.

ACUMULAÇÃO DE CARGOS E EMPREGOS! REGRA E EXCEÇÕES!

31 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença de cargo efetivo e cargo comissionado?

A maior diferença está no lugar ocupado no quadro funcional da Administração, sendo que, enquanto o cargo em comissão ocupa um espaço na sua estrutura, uma vez que se nomeia uma pessoa qualquer para exercê-lo (nomeação baseada na confiança da autoridade nomeante para com o nomeado) reservado o limite mínimo exigido por ...

Qual é a diferença entre cargo efetivo e cargo em comissão?

No caso das funções de confiança, estabelece o inciso V do art. 37, que serão “exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo...” Já no caso dos cargos em comissão encontramos “a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos...” Os cargos serão preenchidos; as funções serão exercidas.

O que configura acúmulo de cargos?

Situação em que o servidor ocupa mais de um cargo, emprego ou função pública ou, ainda, percebe proventos de inatividade simultaneamente com a remuneração de cargo, emprego ou função pública da administração direta ou indireta.

O que acontece quando se acumula cargos públicos?

A lei diz que acumulação indevida de cargos públicos será punida com a demissão. Ou seja, será feito o seu desligamento do serviço público. Além disso, você pode ser condenado por improbidade administrativa.

Pode acumular dois cargos de 40 horas?

É possível acumular cargos públicos mesmo que a carga horária ultrapasse 60 horas semanais, desde que você cumpra os demais requisitos para a acumulação de cargos, incluindo as atividades e os horários compatíveis.

O que a lei diz sobre cargo comissionado?

Sancionada lei que simplifica e moderniza a gestão de cargos em comissão e de funções de confiança. O presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei nº 14.204/2021, que moderniza e simplifica a gestão de cargos em comissão, funções de confiança e gratificações do poder Executivo federal.

Quem trabalha com cargo Comisionado tem direito ao Fundo de Garantia?

O FGTS é um sistema garantido e exclusivo do regime celetista e, portanto, é incompatível a aplicação das suas regras a quem compõe o regime estatutário.

É vedada a acumulação remunerada de cargos públicos exceto quando houver compatibilidade de horários a de?

É vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, a de dois cargos de professor, a de um cargo de professor com outro técnico ou científico, a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas.

O que diz a jurisprudência brasileira para casos de acumulação irregular de cargos?

Nessa legislação, também foram elaboradas as regras sobre a proibição de acumular cargos. Ou seja, quem já ocupa um emprego, cargo ou função pública, em regra, não pode acumular com outro serviço no governo.

É possível a acumulação de cargo público com um contrato temporário?

– Em regra é proibida a acumulação de cargos, empregos, funções, pensões e aposentadoria, mas existem exceções expressamente previstas na Constituição Federal de 1988.

Pode acumular 3 cargos públicos?

1) A acumulação remunerada de cargos públicos deve obedecer à disposição constitucional, sob pena de configurar ilegalidade. 2) O art. 37, XVI não permite a acumulação de três cargos. E, em se tratando de dois cargos, deve haver compatibilidade de horários.

Como justificar acúmulo de cargos?

Para possibilitar a acumulação, é imprescindível que o cargo possua natureza estritamente técnica. Mas o conceito do que venha a ser técnico não é dado pela Constituição ou pela legislação. A falta de precisão ou definição legal tem provocado certa divergência na aplicação da regra, fundamentando transgressões.

Quais são as punições previstas para servidores públicos?

O princípio da legalidade aplicado às punições no serviço público
  • advertência;
  • suspensão;
  • demissão;
  • cassação de aposentadoria ou disponibilidade.
  • destituição de cargo em comissão;
  • destituição de função comissionada;
  • multa.

O que quer dizer cargo efetivo?

Cargo público criado por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, que compreende o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional atribuídas a um servidor, cuja investidura depende de aprovação em concurso público para provimento efetivo.

O que é cargo efetivo no serviço público?

De modo geral, cargos públicos efetivos são todos aqueles ocupados por servidores devidamente classificados e aprovados através de concurso público específico, tanto de provas quanto de títulos, quando couber, conforme previsto pela Constituição Federal.

Quem pode ocupar o cargo em comissão?

Já o cargo em comissão pode ser exercido por qualquer pessoa, desde que respeitado um percentual mínimo previsto em lei para serem ocupados por servidores de carreira.

O que significa função comissionado?

Em outras palavras, os cargos comissionados são aqueles cujo processo de admissão passa diretamente pela livre escolha, nomeação e exoneração. Suas funções são, normalmente, atribuídas em posições de chefia, administração, gestão, ou assessoramento.

O que é uma função comissionada?

O QUE É FUNÇÃO COMISSIONADA? Nos termos do artigo 3º da Lei 17.474/2013, as funções comissionadas são de livre designação e dispensa, compreendendo as atribuições de direção, chefia e assessoramento, sendo exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargos efetivos.

Qual o regime jurídico dos cargos em comissão?

Conforme dispõe o texto da Constituição Federal, o cargo em comissão é de “livre nomeação e exoneração”, isso significa que os ocupantes de cargos em comissão podem ser livremente exonerados.

Artigo anterior
O que é regra 50 30 20?
Artigo seguinte
Qual química é compatível com guanidina?