É possível a reabertura de inquérito policial arquivado?
Perguntado por: Duarte Lucas de Machado | Última atualização: 30. April 2022Pontuação: 4.6/5 (22 avaliações)
Ao contrário do STF, o STJ entende que o arquivamento do inquérito policial baseado em excludente de ilicitude produz coisa julgada material e, portanto, não pode ser reaberto.
É possível desarquivar um inquérito policial?
...
Descomplicando o direito processual penal
- pessoalmente, oferece a denúncia.
- indicar outro promotor para oferecer a denúncia.
- insistir no pedido de arquivamento e, neste caso, o juiz fica obrigado a arquivar os autos do inquérito policial.
Quando o inquérito não pode ser desarquivado?
® Segundo o STJ, o Juiz não pode desarquivar o inquérito policial de ofício, ou seja, se o inquérito policial foi arquivado a requerimento do Ministério Público, e este não concorda com a reabertura, a autoridade judicial não poderá reabri-lo para determinar novas diligências.
Pode-se proceder o desarquivamento do inquérito policial mesmo que o arquivamento tenha sido a requerimento do ofendido no caso de ação penal privada?
II- Pode se proceder o desarquivamento do inquérito policial, mesmo que o arquivamento tenha sido a requerimento do ofendido, no caso de ação penal privada; ... IV- Não cabe recurso ao indeferimento do requerimento do inquérito policial.
Que o inquérito policial uma vez arquivado poderá ser desarquivado a qualquer tempo sem limitações nos termos do artigo 18 do Código de Processo Penal?
o inquérito policial arquivado a pedido do Ministério Público com fundamento na falta de justa causa para a instauração da ação penal poderá ser desarquivado a qualquer tempo com o surgimento de novos elementos de convicção acerca da ocorrência do fato investigado.
O desarquivamento do inquérito policial
O que acontece quando um inquérito é arquivado?
O arquivamento do inquérito policial, embora não faça coisa julgada, impede o ajuizamento da ação penal, no que diz respeito aos fatos investigados, enquanto não surgirem novas provas, todavia, não gerando coisa julgada material.
Quanto tempo prescreve um inquérito policial?
O Código Penal determina que se a pena aplicada em concreto fica entre um e dois anos, o crime prescreve em quatro anos. Se a pena é superior a dois anos, mas não excede quatro, prescreve em oito anos, e assim por diante. Considera-se a pena contra a qual não cabe mais recurso.
Quem determina o arquivamento do inquérito policial?
O arquivamento é determinado pelo titular da ação penal pública.
Quanto ao arquivamento do inquérito policial é correto afirmar?
Sobre o inquérito policial é correto afirmar: Pode a autoridade policial mandar arquivar autos de inquérito, desde que vislumbre, desde logo, a impossibilidade da deflagração de ação penal.
Pode requisitar inquérito policial desde que o faça no prazo de seis meses contados do dia da ocorrência?
Na ação pública condicionada à representação, o juiz: a) deve, após o recebimento da representação, remeter este instrumento à autoridade policial, para que instaure o inquérito. ... c) pode requisitar inquérito policial, desde que o faça no prazo de seis meses, contados do dia da ocorrência.
Qual foi a decisão do STF sobre o novo art 28 do CPP?
O novo art. 28 do CPP, com redação dada pela Lei 13.964/2019, afasta a intervenção judicial nesse ponto, de modo que a submissão à instância de revisão ministerial fica condicionada ao pedido do interessado.
O que é preciso para desarquivar um processo?
- No site do TJDFT, acessar o sistema do Processo Judicial Eletrônico - PJe;
- Efetuar login no sistema utilizando certificado digital;
- Buscar o processo que deseja desarquivar;
- Abrir o processo;
- No menu, selecionar a opção Juntar Documentos;
- Redigir o documento com a solicitação de desarquivamento;
Quais são as causas de extinção da punibilidade?
São elas: a morte do agente, a anistia, graça ou indulto, a abolitio criminis, a prescrição, a decadência ou a perempção, a renúncia ao direito de queixa ou o perdão aceito, a retratação do agente e o perdão judicial.
Como reabrir um inquérito policial?
O STF entende que o inquérito policial arquivado por excludente de ilicitude pode ser reaberto mesmo que não tenha sido baseado em provas fraudadas. Se for com provas fraudadas, como no caso acima, com maior razão pode ser feito o desarquivamento.
Pode arquivar o inquérito policial?
Ao contrário do que comumente se pensa, o delegado de polícia não pode determinar o arquivamento do procedimento de inquérito policial. Ao terminar o inquérito, a autoridade policial envia os autos ao Ministério Público.
Quanto tempo leva para um processo ser arquivado na delegacia?
Segundo o art. 10, o prazo é de 30 dias para a conclusão do inquérito policial se o indiciado estiver solto, mediante fiança ou sem ela, contando-se o lapso de tempo da data do recebimento pela autoridade da requisição, requerimento ou portaria, que deve ser expedida quando da notitia criminis.
Quanto ao inquérito policial?
Assim, a finalidade do inquérito policial é justamente a apuração dos fatos que configurem uma infração penal e sua respectiva autoria. Além disso, também é uma importante ferramenta que tem por objetivo evitar a procedência de acusações infundadas, porquanto atua, de certa forma, como espécie de “filtro processual”.
É correto afirmar que é direito do defensor?
é direito do defensor, no interesse do representado, ter acesso amplo aos elementos de prova que, já documentados em procedimento investigatório realizado por órgão com competência de polícia judiciária, digam respeito ao exercício do direito de defesa.
Pode a autoridade policial mandar arquivar autos de inquérito desde que vislumbre desde logo a impossibilidade da deflagração de ação penal?
Pode a autoridade policial mandar arquivar autos de inquérito, desde que vislumbre, desde logo, a impossibilidade da deflagração de ação penal. Ordenado o arquivamento do inquérito, por falta de base para a denúncia, não poderá mais a autoridade policial proceder a novas pesquisas.
Quem solicita o arquivamento do inquérito policial?
A solicitação do arquivamento deve ser efetuada por Promotor de Justiça, cabendo ao Juiz, primeiramente, decidir sobre o seu arquivamento ou não, entendendo de forma diversa enviará o inquérito policial ao Procurador-Geral de Justiça do Estado, que decidirá sobre o arquivamento, novas diligências ou oferecimento da ...
Quem pode arquivar o inquérito policial militar?
A decisão sobre o arquivamento é do Ministério Público, cabendo ao juiz tão-somente acolhê-la, se essa posição também for a do Chefe do Parquet.
Quem arquivá inquérito policial 2021?
O arquivamento dos autos investigativos só poderá ser realizado através de pedido a uma autoridade judicial competente. Art. 17. A autoridade policial não poderá mandar arquivar autos de inquérito.
Quanto tempo um inquérito pode ficar na delegacia?
Considerando-se que não é observada a previsão legal de prazo de duração do inquérito de 30 (trinta) dias, para o investigado solto, e de 10 (dez) dias no caso de investigado preso em flagrante ou preventivamente (art.
Como saber se um inquérito virou processo?
A primeira forma de fazer a pesquisa para verificar se há instauração de inquérito policial é por meio de busca pelo nome no site do tribunal de justiça de São Paulo: Essa pesquisa por nome pode ser falha porque é possível de que o nome da pessoa não tenha sido registrado no inquérito policial.
O que acontece após a conclusão do inquérito policial?
A autoridade fará minucioso relatório do que tiver sido apurado e enviará autos ao juiz competente. Caso o delegado não consiga elucida o fato no prazo previsto, deverá assim mesmo encaminhar os autos do inquérito policial ao juiz, solicitando prorrogação do prazo.
Como as citocinas agem na resposta imune inata?
Como a vespa faz o ninho?