É possível a posse justa ser de má fé?

Perguntado por: Nicole Matias Torres  |  Última atualização: 12. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (34 avaliações)

É o que se vê em: “Em regra, a posse justa é uma posse de boa-, mas nada impede que haja uma posse justa qualificada pela -” (PINTO, 2011, p. 505). E ainda: “Nem sempre se confundem os conceitos de posse justa e posse de boa-. Um possuidor de boa- pode ter posse injusta.

O que são posse justa e posse injusta de boa fé e de má-fé?

Posse Justa e Posse Injusta:

Art. 1.200. É justa a posse que não for violenta, clandestina ou precária. Ao contrário do citado anteriormente, define-se Posse Injusta como aquela que apresenta significativamente os vícios possessórios, violência, clandestinidade e precariedade.

O que é posse de má-fé?

A posse de má-fé é aquela que o possuidor tem ciência de seus vícios. Hipótese de boa-fé subjetiva no código civil de 2002, porque para provar que ele está de má-fé tem que provar que ele sabe. Exceção à regra do código civil que usa o princípio da boa-fé objetiva.

Quais as espécies de posse de má-fé?

Lembrando que os vícios sobre a posse são: violência, clandestinidade, precariedade. Posse de má-fé; situação em que o possuidor conhece essas circunstâncias e ainda assim, insiste na posse.

Qual é a ligação entre posse justa e posse de Boa-fé?

Art.

É de boa-fé a posse, se o possuidor ignora o vício, ou o obstáculo que impede a aquisição da coisa. Parágrafo único. O possuidor com justo título tem por si a presunção de boa-fé, salvo prova em contrário, ou quando a lei expressamente não admite esta presunção.

POSSE JUSTA E INJUSTA

42 questões relacionadas encontradas

Quem tem justo título tem posse de boa-fé?

Justo título é aquele que seria hábil para transmitir o domínio e a posse se não contivesse nenhum vício impeditivo dessa transmissão. ... Porém, a posse do adquirente presume ser de boa-fé, pois tem justo título.

Em que hipótese poderá a posse de boa-fé Converter-se em posse de Má-fé fundamente?

A Jurisprudência do Egrégio Tribunal de Justiça do Distrito Federal já reconheceu essa questão, entendendo que a posse precária que antes era de boa fé passa a ser de má-fé quando o possuir se recusa a devolver o bem no qual possuía a título precário[4].

Quais são os tipos de posse?

Posse justa: é a que nasceu livre de vícios, tais como a violência, clandestinidade ou precariedade. Posse injusta: é a que nasceu com vício, mas não apresenta mais esse defeito. Isso porque se a violência, a clandestinidade ou a precariedade se mantém, a hipótese é de detenção e não de posse.

Quais as modalidades de posse?

Quanto à sua modalidade, a posse pode ser direta ou indireta (art. 1.197 do CC/02). A posse direta ou imediata é exercida pelo possuidor direto que recebe o bem, em razão de direito real, ou pessoal, do contrato. ... Posse indireta ou mediata é exercida pelo possuidor indireto que cede o uso do bem a outrem.

Qual posse é injusta?

O artigo 1.200 conceitua posse justa como sendo a posse que não é violenta, clandestina ou precária. Por essa disposição, chega-se ao conceito de posse injusta, sendo aquela que é adquirida de forma violenta, clandestina ou precária. ... Violência é o ato pelo qual se toma de alguém, abruptamente, a posse de um objeto.

Como desfazer a posse de má fé?

> Como reivindicar a posse de má fé de imóvel

O conceito é esse, mas cobra-se pela via judicial reivindicando um determinado direito. Assim, ação reivindicatória é a permissão ao proprietário de retomar o imóvel do poder de outra pessoa que injustamente detenha a posse.

O que é ter a posse?

Propriedade; estado da coisa que está sendo possuída por alguém ou que essa pessoa guarda consigo; condição da pessoa que está nesse mesmo estado. Fato ou situação de possuir ou reter alguma coisa. Ação ou efeito de se apossar de algo.

O que são atos de posse?

Os atos que induzem posse são todos aqueles que demonstram que uma pessoa exerce sobre determinada coisa os poderes do proprietário. ... Contudo, atos de mera permissão ou tolerância por parte do proprietário ou possuidor não vão configurar a posse.

O que classifica uma ação como sendo justa ou injusta?

A ação justa é aquela que tem por objeto o justo, enquanto a ação injusta é aquela que tem por objeto o injusto (EN V, 7 1135 a 9-10).

Como provar que a posse é injusta?

Os requisitos autorizadores da proteção possessória, quais sejam, a posse anterior, o esbulho praticado pelo réu, a perda da posse e a data do esbulho, autoriza o reconhecimento da posse injusta pelo réu, o que enseja a procedência da ação.

É exemplo daquele que tem posse injusta mas de boa-fé aquele que compra um bem roubado sem que se saiba que o bem foi retirado de outrem com violência?

O exemplo clássico daquele que tem posse injusta, mas de boa-fé, ocorre no caso de compra de um bem roubado, sem que se saiba que o bem foi retirado de outrem com violência. Por outro lado, terá posse justa, mas de má-fé, o locatário que pretende adquirir o bem por usucapião, na vigência do contrato.

Quais são as formas de aquisição da posse?

A posse pode ser adquirida: I - pela própria pessoa que a pretende ou por seu representante; II - por terceiro sem mandato, dependendo de ratificação. A posse transmite-se aos herdeiros ou legatários do possuidor com os mesmos caracteres.

Quais são os elementos constitutivos da posse?

Para Savigny a posse é composta por dois elementos: objetivo (corpus), que seria o poder físico ou de disponibilidade sobre a coisa; e o subjetivo (animus), que seria a intenção de ter a coisa para si.

Quais são os requisitos da posse?

  • Adquire-se a posse desde o momento em que se torna possível o exercício, em nome próprio, de qualquer dos poderes inerentes à propriedade.
  • A posse pode ser adquirida:
  • I - pela própria pessoa que a pretende ou por seu representante;
  • II - por terceiro sem mandato, dependendo de ratificação.
  • TRANSMISSÃO.

O que é posse nova e velha?

A posse nova é a de menos de ano e dia, e a posse velha é a de ano e dia ou mais. O Código Civil não faz distinção de ambas, então cabe ao juiz avaliar a melhor posse, a que não tiver vícios: ... Nos casos de posse velha, não há possibilidade e que seja concedida a Tutela Antecipada de Reintegração de Posse.

Qual a diferença entre posse direta e indireta?

A posse direta seria a de quem exerce o poder de uso (poder de fato sobre a coisa). ... A posse indireta é aquela exercida por quem detém todos os outros direitos, a não ser o de uso (já que esse é exercido em nome do possuidor direto).

Quem tem posse direta?

Posse direta - Novo CPC – Lei nº 13.105/15.

Detém a posse direta aquele que possui materialmente a coisa, ou seja, aquele que tem a coisa em seu poder como, por exemplo, o locatário. A posse direta, exercida temporariamente, não exclui a posse indireta do titular da propriedade.

Como visto a posse pode ser de boa ou má fé?

O possuidor de boa-fé não responde pela perda ou deterioração da coisa, a que não der causa. Art. 1.218. O possuidor de má-fé responde pela perda, ou deterioração da coisa, ainda que acidentais, salvo se provar que de igual modo se teriam dado, estando ela na posse do reivindicante.

Quais os direitos do possuidor de má fé?

Ao possuidor de má-fé serão ressarcidas somente as benfeitorias necessárias; não lhe assiste o direito de retenção pela importância destas, nem o de levantar as voluptuárias. As benfeitorias compensam-se com os danos, e só obrigam ao ressarcimento se ao tempo da evicção ainda existirem.

Quais documento podem ser considerados justo título?

Alguns exemplos de justo título

– Compromisso ou promessa de compra e venda; – Formal de partilha; – Escritura pública; – Cessão de direitos hereditários.

Artigo anterior
Para que serve convite Nubank?
Artigo seguinte
Qual a diluição do betume na água?