É possível a conversão da detenção em posse?

Perguntado por: Gustavo Sá de Mendes  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.1/5 (47 avaliações)

É possível a conversão da detenção em posse, desde que rompida a subordinação, na hipótese de exercício em nome próprio dos atos possessórios”. Não obstante todas as posições acima externadas é preciso acentuar o que se entende por convalescimento da posse.

Qual a diferença entre posse e detentor?

Considera-se possuidor todo aquele que tem de fato o exercício, pleno ou não, de algum dos poderes inerentes à propriedade. A detenção é aquela situação em que alguém conserva a posse em nome de outro e em cumprimento às suas ordens e instruções.

É possível que o detentor utilize em nome do possuidor a autotutela desde que seja de forma imediata proporcional e razoável?

d) Malgrado a impossibilidade do uso de possessórias, é possível que o detentor lance mão do desforço incontinente, também chamado de legítima defesa da posse ou autotutela da posse, desde que de maneira imediata, proporcional e razoável, como posto no art. 1.210, parágrafo primeiro, do Código Civil.

Que situações não induzem a posse?

Nos termos do art. 1208 do Código Civil "Não induzem posse os atos de mera permissão ou tolerância assim como não autorizam a sua aquisição os atos violentos, ou clandestinos, senão depois de cessar a violência ou a clandestinidade.".

Como se adquire a posse de imóvel?

A posse pode ser adquirida: I - pela própria pessoa que a pretende ou por seu representante; II - por terceiro sem mandato, dependendo de ratificação. A posse transmite-se aos herdeiros ou legatários do possuidor com os mesmos caracteres.

Posse e Detenção Direito Civil - Conceito de posse e detenção - Possuidor e Fâmulo da Posse

16 questões relacionadas encontradas

Quais as formas de posse?

  • Posse Direta e Indireta: Posse direta: é aquela exercida de forma direta sobre o bem, em sua forma material. ...
  • Posse Justa e Posse Injusta: ...
  • Posse de Boa-fé e Posse de Má-fé: ...
  • Posse com Justo Título e Posse sem Justo Título: ...
  • Posse Nova e Posse Velha: ...
  • Posse “Ad Interdicta” e Posse “Usucapionem”: ...
  • BRASIL.

Quando se caracteriza a posse?

Posse é a exteriorização da propriedade, o possuidor é aquele que age como se fosse proprietário. O artigo 1196 trata da posse no Código Civil e diz que: Possuidor é aquele que exerce, de fato ou não, algum (qualquer um) dos poderes inerentes à propriedade.

São exemplos de fâmulos da posse?

1) SERVIDORES OU FÂMULOS DA POSSE (ART.

Assim, são considerados meros detentores, servidores ou fâmulos da posse (art. 1198, CC): a) Empregado; b) Administrador; c) Transportador; d) Testamenteiro; e) Inventariante; f) Depositário; g) Mandatário e; h) Outros.

O que é uma posse injusta?

O artigo 1.200 conceitua posse justa como sendo a posse que não é violenta, clandestina ou precária. Por essa disposição, chega-se ao conceito de posse injusta, sendo aquela que é adquirida de forma violenta, clandestina ou precária. Não obstante, posse justa é aquela desprovida de qualquer vício.

O que legitima a posse?

Art. 1.198 do CCB/2002, é aquele em que o sujeito detém a apreensão física da coisa, mas está subordinado a desígnios alheios, conserva a posse em nome deste e em cumprimento de ordens ou instruções suas.

Pode o detentor exercer autotutela da posse?

1.210, §1°. Entende-se a autotutela como a autoproteção da posse. ... Logo, o detentor não possui legitimidade para fazer uso da autotutela, por ter apenas a coisa em seu poder, e não a sua posse.

Quem pode exercer a autotutela da posse?

Este tipo de defesa privada é excepcionalmente admitido pela lei, mas só favorece a quem usa moderadamente os meios necessários para repelir injusta agressão. Deve o possuidor agir com suas próprias forças, embora possa ser auxiliado por amigos ou serviçais.

É possível a autotutela da posse?

Existem duas hipóteses de autotutela na lei: O Desforço Imediato, quando a posse é perdida; ou a Legítima Defesa da Posse quando ela é ameaçada. Trata-se de possibilidade do indivíduo, repelindo as agressões injustas a direito seu, substituir o Estado por um lapso temporal transitório.

Quem é o detentor da posse?

Considera-se detentor aquele que, achando-se em relação de dependência para com outro, conserva a posse em nome deste e em cumprimento de ordens ou instruções suas. Aquele que começou a comportar-se do modo especificado, em relação ao bem e à outra pessoa, presume-se detentor, até que prove o contrário.

Qual a diferença entre possuidor é detentor qual o fundamento legal?

Possuidor é aquele tem de fato o exercício, pleno ou não, de algum dos poderes inerentes a propriedade. Desta maneira, o possuidor, ao contrário do detentor, será aquele que de fato exerce alguns ou todos os poderes do proprietário.

Qual é a diferença entre posse e propriedade?

A propriedade é o direito real de usar, fruir, dispor e reivindicar a coisa sobre a qual recai, respeitando sua função social. A posse é o exercício, pleno ou não, de algum dos poderes inerentes à propriedade.

Quais os tipos de posse injusta?

Posse Injusta: será por outro lado posse injusta aquela adquirida por meio do uso da força ou ameaça (violência), ardil (clandestinidade) ou abuso da confiança (precariedade).

Como provar que a posse é injusta?

Os requisitos autorizadores da proteção possessória, quais sejam, a posse anterior, o esbulho praticado pelo réu, a perda da posse e a data do esbulho, autoriza o reconhecimento da posse injusta pelo réu, o que enseja a procedência da ação.

O que é posse injusta e de Má-fé?

Posse de má-fé: quando o possuidor tem ciência dos vícios. 4.2 - Objetiva: Justa: aquele que não é violenta, clandestina ou precária.... É injusta quando apresenta um dos três elementos: violenta, clandestina ou precária. Nova: aquela que conta com menos de um ano e um dia.

Quais são os efeitos da posse?

Os principais efeitos da posse são os seguintes:

Possibilidade da proteção posssessória - faculdade de invocar os interditos (ações possessórias); Faculdade da legítima defesa da posse e do desforço imediato (ou autotutela, autodefesa, ou defesa direta);

O que é o desdobramento da posse?

O que é desdobramento de posse? Desdobramento da posse é quando o proprietário do bem, através de uma relação jurídica (contrato) com outra pessoa, transfere totalmente o poder de fato sobre o bem ou domínio, onde o proprietário continuara sendo reputado possuidor, só que indireto.

O que são as ações possessórias?

Ações ou interditos possessórios, positivados no Novo CPC nos arts. 554 a 568, são as formas de assegurar o direito à posse de um bem em caso de lesão possessória de esbulho, turbação ou ameaça por ato de outrem. As ações possessórias têm por objetivo assegurar a posse de um bem.

Como configura a posse?

Assim, para haver a configuração da posse, deve haver dois elementos essenciais: 1.
...
A legítima defesa da posse e a justiça de mão própria podem ser exercidas:
  1. pelo possuidor direto;
  2. pelo representante legal;
  3. pelo servidor da posse;
  4. se também agredir a esfera jurídica do possuidor mediato, por este.

O que pode ser objeto de posse?

7 - Objeto da Posse : Todas as coisas que puderem ser objeto de propriedade, sejam corpóreas, ou incorpóreas. A posse, de direitos tem, sido motivo de grande desentendimento doutrinário.

Quais as formas de aquisição?

Conforme o segundo critério, os modos de aquisição classificam-se em originários (são a ocupação, a usucapião e a acessão natural) e derivados (os demais modos). Pelo terceiro critério, classificam em modos de aquisição a título universal (é a sucessão hereditária) e a título singular (os outros modos).

Artigo anterior
Qual o número representa o material dourado?
Artigo seguinte
Como é calculado os avós?