É possível a alienação de bens públicos por pregão?

Perguntado por: Sérgio Tomás Teixeira  |  Última atualização: 6. Mai 2024
Pontuação: 4.4/5 (35 avaliações)

Autorização legislativa prévia A Lei nº 8.666/93 previa a concorrência ou pregão para tais alienações. Após a edição do pregão, ele foi abarcado pela jurisprudência e por atos normativos internos de algumas administrações, como modalidade possível para a alienação de bem público.

Qual a modalidade de licitação para alienação de bens públicos?

Destacamos que a alienação de bens imóveis exige, além do interesse público e a avaliação prévia, a respectiva autorização legislativa e a licitação, a ser feita na modalidade leilão.

É possível alienar um bem público?

A ALIENAÇÃO DOS BENS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA é tratada pelo Código Civil em um Capítulo especialmente destinado aos bens públicos (arts. 98 a 103). Convém que desde já fique claro: alienar é transmitir, com ou sem remuneração, a propriedade de um bem a outra pessoa.

O que é alienação de bens da Administração Pública?

Sobretudo, “alienação de bens públicos é a transferência de sua propriedade a terceiros, quando há interesse público na transferência e desde que observadas às normas legais pertinentes” (CARVALHO FILHO, 2014, p. 1211).

Quais as regras para alienação de bens públicos imóveis?

Alienação de Bens Públicos na Nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021)
  • existência de interesse público, devidamente justificado;
  • avaliação do bem;
  • autorização legislativa (em regra);
  • licitação, na modalidade leilão, exceto nos casos em que a licitação é dispensada.

Nova Lei de Licitações [E19] - Alienação de bens

18 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de alienação de bens?

TIPOS DE ALIENAÇÃO

1 - Como forma de alienação dos bens imóveis, a Conab adotará os seguintes tipos: a) venda por licitação; b) venda direta; c) permuta; d) doação; e) dação em pagamento.

O que é alienação de licitação?

"§ 1º A alienação ocorrerá quando não houver interesse público, econômico ou social em manter o imóvel no domínio da União, nem inconveniência quanto à preservação ambiental e à defesa nacional, no desaparecimento do vínculo de propriedade."

É possível o município vender um bem público?

São áreas inviáveis para o Poder Público, porque tem que limpar, tem que manter. No entanto, são imóveis que interessam para a iniciativa privada”. O parlamentar disse que o PL autoriza o Executivo municipal a vender esses bens por meio de um processo licitatório. “É uma espécie de leilão.

Qual é a modalidade para alienação onerosa venda de bens público segundo a lei 14.133 21?

A ALIENAÇÃO DE BENS DEPENDE DE: Os artigos 76 e 77 da Lei 14.133/21, estabelecem procedimentos e condições para a realização da alienação, dependendo do tipo do bem (imóvel ou móvel) que será alienado quais sejam: A Autorização Legal - A alienação de bens imóveis públicos requer uma autorização legal específica.

Quais são as principais restrições impostas à alienação de bens públicos pela Administração Pública?

Conforme as restrições impostas à propriedade administrativa, as principais características dos bens públicos são a inalienabilidade, a impenhorabilidade, a imprescritibilidade e a não onerabilidade.

É possível a alienação de imóveis da Administração Pública?

Em segundo lugar, sendo o patrimônio público bem de todos, só à representação de todos é que se pode atribuir poder para autorizar sua alienação: daí a imprescindibilidade, em todo o território nacional, da autorização legislativa para a alienação de bens (móveis ou imóveis) da Administração Pública.

Quem pode alienar um bem?

Qualquer pessoal Natural ou Jurídica, de direito privado ou de direito público, pode alienar em garantia.

Como alienar um bem?

A alienação de bens é a transferência do direito de propriedade de determinado bem. Esta operação pode ser realizada por meio de venda, permuta ou doação. Ainda pode sofrer interferência da legislação vigente, dependendo de seu tipo. Essa operação jurídica ainda pode ser voluntária ou compulsória.

O que é a modalidade de licitação pregão?

O Pregão é uma modalidade de licitação, passível de utilização por todos os entes federados (em alguns casos obrigatório), para a aquisição de bens e serviços comuns, qualquer que seja o valor da contratação. A disputa entre os licitantes é feita por meio de propostas e lances em sessão pública.

O que é a alienação de bens?

A alienação de bens é a operação de transferência de direito de propriedade perante venda, permuta ou doação.

Quais são modalidades de licitação na nova Lei de Licitações Lei 14.133 exceto?

Por fim, destaca-se as duas modalidades que deixam de existir a partir da Lei nº 14.133/2021: a Tomada de Preços e o Convite.

O que muda na nova Lei de Licitações 14133?

O novo regramento sobre Licitações e Contratos Administrativos foi instituído pela Lei nº 14.133/2021 e trouxe uma série de inovações, tais como a exclusão das modalidades de carta-convite e tomada de preços e a inclusão de uma nova modalidade: o diálogo competitivo.

Quais as possibilidades que a Lei 14.133 21 nova lei de contratos e Licitações trouxe para a Administração Pública quando esta for locatária?

A Lei nº 14.133/2021 modifica parcialmente a natureza da contratação relacionada à locação de imóveis, não só por destinar um dispositivo próprio a esse fim como também por excluir tal modalidade de contratação como licitação dispensável, permitindo, ainda que como exceção, a contratação direta mediante a ...

Quando a Lei 14.133 21 entra em vigor?

dez. 2023 (20h16) – diferentemente do que havia sido publicado neste post, a Nova Lei de Licitações (14.133 de 2021) não entrou em vigor no sábado (30. dez. 2023), mas em 1º de abril de 2021.

É possível de vender um produto ou serviço para o Estado?

Para começar a vender para o governo é necessário: criar uma conta no Gov.br e credenciar-se no Sicaf. As oportunidades são publicadas no Compras.gov.br, que pode ser acessado pela web ou aplicativo.

O que é alienação lei 8666?

Investidura18, é definida pela lei 8.666/93, como sendo a alienação aos proprietários de imóveis lindeiros de área remanescente ou resultante de obra pública, quando esta que se torna inaproveitável isoladamente, por preço nunca inferior ao da avaliação, e desde que o preço não ultrapasse a determinado valor (arts.

É possível comprar um terreno da prefeitura?

A negociação de terrenos públicos constitui crime, uma vez que o cidadão que vende não é proprietário da área. Sendo assim, é impossível a transferência para o comprador, e este também está contribuindo para a prática do ato criminal. Terrenos de propriedade pública vêm sendo alvo de negociações ilegais entre cidadãos.

Como se dá o processo de alienação?

O indivíduo alienado não tem consciência de si mesmo, ele perde seu valor, seus interesses, sua vitalidade e individualidade. Agora ele próprio se torna uma coisa, objeto (daí o nome de objetificação para um dos processos pelos quais acontece a alienação), que está alheio de si mesmo.

Quando ocorre a alienação?

A alienação através da mídia ocorre quando uma pessoa esta no poder, e assim passa a não se importar com os fatos reais, os quais precisam de extrema atenção.

Artigo anterior
Quantos filmes cabem em um pen drive de 32?
Artigo seguinte
Como lavar o cabelo no verão?