É permitido gravar uma abordagem policial?

Perguntado por: Guilherme Abreu Borges  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (40 avaliações)

A questão é simples: cidadãos comuns e motoristas, ao passarem por uma blitz de trânsito ou ao serem abordados por um policial, podem gravar a ação? A resposta é curta: SIM. Não existem alegações que impeçam o motorista de gravar tal situação.

Qual a lei que permite filmar abordagem policial?

O policial não pode impedir uma pessoa de filmar uma abordagem policial, pois não há lei que proíba esta ação por parte do cidadão. É uma garantia do art. 5º, II, da CF/88.

O que o policial não pode fazer em uma abordagem?

O policial não pode gritar ou xingar a pessoa que está sendo revistada. Também deve tratar respeitosamente familiares que se aproximam para pedir informação sobre o ocorrido. Caso contrário, o agente pode incorrer em injúria ou abuso de autoridade.

Quais os direitos do cidadão em uma abordagem policial?

São eles: direito a um advogado, à assistência da família e ao silêncio. Caso não seja informada sobre esses direitos, mesmo que assuma o crime em uma conversa informal, a prisão pode ser invalidada, de acordo como o Supremo Tribunal Federal.

O que a lei diz sobre abordagem policial?

DECRETO-LEI Nº 3.689, DE 3 DE OUTUBRO DE 1941

244. A busca pessoal independerá de mandado, no caso de prisão ou quando houver fundada suspeita de que a pessoa esteja na posse de arma proibida ou de objetos ou papéis que constituam corpo de delito, ou quando a medida for determinada no curso de busca domiciliar.

Posso filmar uma abordagem policial ? filmar policial é crime ?

38 questões relacionadas encontradas

O que a polícia pode e não pode fazer?

A polícia não pode prender você por não dizer algo. Não interfira ou obstrua uma ação policial. Se pedir esclarecimentos, faça-o de modo natural e educado, mas se não receber explicações, não discuta. Procure lembrar ou anotar a identificação dos policiais e das viaturas.

O que fazer em uma abordagem policial abusiva?

Deixe suas mãos visíveis e não faça nenhum movimento brusco; Não discuta com o Policial Militar nem toque nele. Não faça ameaças (do tipo: “Você sabe com quem está falando?”) e não use de palavras defensivas (por exemplo: “Sou trabalhador, não sou bandido”).

O que acontece quando um policial anota seu nome em uma abordagem?

Segundo ele, caso a pessoa se recuse a dizer o nome, o policial deve colher as impressões digitais, no intuito de obter a real identidade. Para o advogado, a polícia não comete abuso de autoridade ao fazer averiguações de rotina.

Como reagir a uma abordagem?

Para que a abordagem não se torne uma grande crise, recomenda-se não correr, deixar as mãos visíveis, evitar movimentos bruscos, não tocar no policial, não fazer ameaças ou falar palavras ofensivas. O que grande parte da população e até os próprios policiais desconhecem é que algemar o suspeito não é uma necessidade.

Como devo me dirigir a um policial?

Deixe suas mãos visíveis e não faça nenhum movimento brusco; Não discuta com o Policial Militar nem toque nele; Não faça ameaças do tipo: “Você sabe com quem está falando?”; Não use de palavras defensivas do tipo: “Sou trabalhador, não sou bandido”.

Como falar com um policial?

  1. POLÍCIA MILITAR. 190.
  2. BOMBEIROS. 193.
  3. POLÍCIA CIVIL. 197.
  4. DISQUE DENÚCIA. 181.

Quais são os 3 tipos de abordagem policial?

Neste sentido, a abordagem pode se desenvolver de três diferentes maneiras: abordagem a pessoa sob fiscalização de polícia; abordagem a pessoa em atitude sob fundada suspeita; e abordagem a pessoa infratora da lei (PMESP, 2006).

Sou obrigado a me identificar a um policial?

Não discuta com o policial nem toque nele. Não faça ameaças ou use palavras ofensivas. Não é crime andar sem documentos, mas recusar-se a se identificar é contravenção penal. Se estiver sem documento, forneça ao policial dados que auxiliem a sua identificação.

Quais multas precisam de abordagem?

Tipos mais comuns de infração

Em contrapartida, avançar o sinal vermelho do semáforo, fazer retorno em local proibido ou conduzir uma motocicleta sem capacete são exemplos de infrações que PODEM ser constatadas SEM que o agente fiscalizador precise abordar o condutor.

Quais são os princípios da abordagem policial?

São princípios da abordagem; surpresa, segurança, rapidez, reação vigorosa e unidade de comando. Não iremos discorrer sobre cada um desses princípios, mas sim sobre aqueles que causam mais “transtornos” a abordagem: a surpresa, a segurança e a ação vigorosa.

Qual a pena por bater em um policial?

Decreto-LEI No 2.848, DE 7/12/1940.

Ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem: Pena - detenção, de três meses a um ano.... Lesão corporal culposa § 6º Se a lesão é culposa: (Vide Lei nº 4.611, de 1965) Pena - detenção, de dois meses a um ano.... Art.

Pode xingar policial?

O ato de xingar policial militar no exercício das funções não caracteriza o crime de desacato, quando ausente o dolo específico de denegrir ou de menosprezar funcionário público ou a Administração.

O que faz um policial perder a farda?

"A perda do cargo em decorrência de condenação, segundo o Código Penal, ocorre quando for aplicada a pena privativa de liberdade, por tempo igual ou superior a um ano, nos crimes praticados com abuso de poder ou violação de dever na administração pública, ou quando for aplicada pena privativa de liberdade superior a ...

Quando que a polícia pode invadir uma residência?

Sim, a polícia precisa de um mandado para poder entrar em residências. É proibido por lei que os policiais entrarem na casa de alguém para fazer busca e apreensão sem ordem judicial, ainda que a suspeita seja de crime grave.

O que é prestar esclarecimentos na delegacia?

A intimação policial para prestar esclarecimentos na delegacia ocorre quando existe uma investigação ou inquérito policial em andamento, aberto a partir de uma notícia-crime (boletim de ocorrência ou requerimento), com o intuito de identificar indícios de materialidade e de autoria de um delito através da apuração dos ...

Como faço para processar um policial?

  1. Disque Direitos Humanos (telefone 100): avalia a dimensão da violência contra os direitos humanos e o sistema de proteção;
  2. Ouvidoria de Polícia (carta, e-mail ou telefone): recebe e faz apuração das denúncias contra policiais militares e civis.

E obrigado se identificar?

1) É OBRIGATÓRIO ANDARMOS COM DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO? Não. A lei brasileira não trata isso como obrigação, salvo se o documento for necessário para o exercício de determinado direito ou atividade.

Sou obrigado a me identificar em uma denúncia?

Para fazer uma denúncia o cidadão não precisa se identificar, falar nome, endereço ou se tem ligação com a vítima. As polícias Civil e Militar garantem sigilo absoluto sobre o denunciante.

Como identificar um policial disfarçado?

O agente infiltrado ou o agente disfarçado é alguém que recolhe informações e se relaciona com o suspeito sem catalisar condutas criminosas; o agente provocador incita outrem a praticar um crime.

Quais são os tipos de abordagem RP?

Podemos falar em dois tipos de abordagem, a pessoas e a veículos. Em primeiro lugar falaremos da abordagem a pessoas. Outro fator fundamental a ser observado na abordagem e a forma de como os policiais devem se aproximar do suspeito. Recomendamos que seja sempre em forma de triângulo.

Artigo anterior
Quem tem parcelamento pode distribuir lucros?
Artigo seguinte
Qual borboleta deixa cega?