É perigoso tomar AAS infantil?

Perguntado por: Luís Tomás de Marques  |  Última atualização: 30. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (29 avaliações)

O uso prolongado pode causar distúrbios do sistema nervoso central, como dores de cabeça, tonturas, zumbidos, alterações da visão, ou anemia devido a deficiência de ferro. Se ocorrer qualquer uma dessas reações indesejáveis ou ao primeiro sinal de alergia, você deve parar de tomar AAS Infantil.

Quem não pode tomar AAS?

Saiba quais são as contraindicações do AAS
  • Gravidez (principalmente no último trimestre)
  • Alteração das funções do coração, dos rins e do fígado.
  • Uso de metotrexato (doses superiores a 15mg na semana)
  • Asma brônquica ou crise de asma consequente ao uso de salicilatos ou substâncias similares.
  • Úlcera no estômago ou intestino.

Quais os riscos de tomar AAS?

Além de aumentar as chances da ocorrência de um ataque cardíaco em pacientes com fibrilação atrial, a aspirina ainda pode irritar a mucosa gastrointestinal, causando sangramento no estômago, principalmente quando o tratamento é prolongado.

Faz mal tomar AAS Infantil todos os dias?

Tomar uma aspirina (nome comercial do AAS, ácido acetil-salicílico) por dia pode não ser nada aconselhável, apesar de muitas pessoas recorrerem a esse hábito para "prevenir" possíveis doenças cardíacas.

Quem não pode tomar AAS Infantil?

O AAS Infantil não deve ser utilizado nas seguintes situações:
  • Se for alérgico ao ácido acetilsalicílico ou a salicilatos ou a qualquer dos ingredientes do medicamento, se não tiver certeza de ser alérgico ao ácido acetilsalicílico, consulte o seu médico;
  • Asma brônquica;
  • Se tiver tendência para sangramentos;

AAS - Ácido Acetilsalicílico (Aspirina): Para que serve e efeitos colaterais

45 questões relacionadas encontradas

Como tomar AAS para circulação?

Para pacientes de risco, a ingestão de uma dose de ácido acetilsalicílico (AAS) a cada três dias pode ser tão eficiente na prevenção de infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e doença vascular periférica quanto consumir o medicamento diariamente.

O que o AAS faz no sangue?

O ácido acetilsalicílico evita que as plaquetas se agrupem e obstruam os vasos sanguíneos. Por isso é que popularmente se diz que o AAS “afina” o sangue.

Quanto tempo o AAS leva para afinar o sangue?

Esse efeito é popularmente conhecido como afinar o sangue e dura de três a cinco dias. E foi justamente estudando esse prazo de validade do ácido acetilsalicílico no organismo que pesquisadores da Unicamp concluíram que tomar uma quantidade menor pode ser tão eficiente quanto tomar um ou mais comprimidos diariamente.

Quantos AAS para evitar infarto?

O ácido acetilsalicílico (AAS), também conhecido como aspirina, é utilizado por pacientes de risco, para prevenir infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e doença vascular periférica.

Quantos AAS pode tomar por dia?

1 a 2 comprimidos. Se necessário, repetir a cada 4 a 8 horas, não excedendo 8 comprimidos por dia.

Porque o AAS previne o infarto?

O AAS, antiagregante plaquetário, inibe a enzima ciclooxigenase, reduzindo a produção de tromboxano A2, um estimulador da agregação plaquetária. Isso interfere com a formação de trombos, reduzindo assim o risco de IAM e AVCi(1).

Quem deve tomar AAS?

AAS é indicado só a quem já tem problema cardíaco

Tomar um comprimido de AAS (ácido acetilsalicílico), ou Aspirina (nome comercial mais conhecido) por dia como forma de prevenção primária de doença cardiovascular não é algo indicado para todas as pessoas.

Quem tem pressão alta pode tomar AAS?

O AAS não interfere na pressão arterial, mas possui indicações e contra indicações específicas, não devendo ser utilizado sem orientação médica.

Quais a contra indicação?

A palavra contra indicação, separada, e a palavra contra-indicação, com hífen, estão erradas. O substantivo feminino contraindicação indica aquilo que está contraindicado, ou seja, algo que está desaconselhado por poder trazer consequências negativas ou que se opõe a uma indicação anterior.

Quem tem colesterol alto pode tomar AAS infantil?

A resposta é não. A aspirina não muda os níveis de colesterol e reduz o risco de AVC e infarto do miocárdio em pacientes de alto risco. Pacientes normais não devem usar medicação sem orientação médica.

O que fazer para não ter um infarto?

Além do acompanhamento médico, veja como evitar um infarto:
  1. Controle a hipertensão;
  2. Controle o diabetes;
  3. Controle os níveis de colesterol;
  4. Evite o exagero de bebidas alcoólicas;
  5. Evite o estresse;
  6. Mantenha uma dieta equilibrada;
  7. Mantenha o peso ideal do seu corpo;
  8. Não fume;

Qual AAS é bom para afinar o sangue?

Além disso, a aspirina é anticoagulante, dessa forma, também pode ser administrada para impedir a agregação plaquetária e afinar o sangue. Reduzindo, assim, as chances de infarto agudo do miocárdio, prevenir AVC, e trombose em pessoas que apresentam fatores de risco.

Como afinar o sangue rapidamente?

O mais popular é o AAS (ácido acetilsalicílico), que é um antiagregante plaquetário. Ele é indicado para pessoas que já infartaram ou tiveram um acidente vascular cerebral (derrame) como prevenção secundária (prevenir que aconteça novamente). Entre os anticoagulantes temos, por exemplo, a warfarina e a rivaroxabana.

Como saber se o sangue está grosso?

Sintomas de sangue grosso
  • Dor e inchaço nas pernas, especialmente nas panturrilhas, geralmente de um lado só, no caso de trombose;
  • Alteração da coloração da pele da perna, o que pode ser indicativo de trombose;
  • Dor na cabeça, no caso de AVC ou derrame cerebral;

Porque o AAS é considerado anticoagulante?

Nas plaquetas, isso diminui a produção de tromboxano, um tipo de lipídeo que favorece a agregação plaquetária. Por essa razão, na linguagem popular, costuma se dizer que o AAS “afina” o sangue, ou seja, diminui a probabilidade de formação de coágulos que podem obstruir o fluxo sanguíneo.

Qual o efeito da aspirina sobre as plaquetas?

A Aspirina tem como um dos seus efeitos inibir essa agregação das plaquetas, tornando o processo inicial da coagulação mais difícil de ocorrer. Esse é o efeito conhecido popularmente por “afinar o sangue”.

Quem tem varizes pode tomar AAS?

O aas não está indicado para tratamento ou prevenção de varizes . É uma medicação utilizada na doença arterial e interfere na coagulação do sangue . A doença varicosa tem tratamento específico . Consulte um especialista para que ele possa te orientar em relação às varizes .

Como tomar AAS para pressão?

Mastigar é a melhor forma de tomar o AAS em caso de suspeita de infarto.

Pode tomar AAS com losartana?

Sim. Pode tomar as duas medicações sem problemas.

Artigo anterior
Quem ama perdoa diz a Bíblia?
Artigo seguinte
O que significa pão careca na gíria?