É perigoso fazer progressiva com formol?

Perguntado por: Raúl Cruz  |  Última atualização: 13. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (34 avaliações)

O formol é um velho conhecido de quem faz escova progressiva. Mas não deveria ser! Essa substância é proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para alisar os cabelos por ser tóxica e provocar diversos danos à saúde, como câncer.

O que a progressiva com formol pode causar?

O formol também pode causar queda de cabelo, irritação, vermelhidão, dor, queimaduras na pele e nos olhos, bem como visão embaçada, sendo que em altas concentrações causam danos irreversíveis.

Quais são os danos da escova progressiva?

A escova progressiva com formol pode causar diversos problemas à saúde, como:
  • Irritação, coceira, queimadura, e descamação no couro cabeludo;
  • Queda de cabelo;
  • Ardência e lacrimejamento dos olhos;
  • Alergias;
  • Câncer nas vias aéreas superiores;
  • Dores abdominais e enjoos.

Qual o mal que o formol pode causar?

Como o formol é volátil, uma maior quantidade é inalada, tanto por quem aplica como por quem se submete ao tratamento, podendo causar irritação nos olhos, nariz, mucosas e trato respiratório superior. Em altas concentrações, pode causar bronquite, pneumonia ou laringite.

É perigoso fazer progressiva?

No caso da progressiva, dependendo de sua concentração, pode causar queda de cabelo. Porém, os riscos vão muito além da estética! Em contato com a pele, causa irritação, vermelhidão dor e queimaduras. Em contato com os olhos, dor, lacrimejamento, visão embaçada e, em altas concentrações, até danos irreversíveis.

Escova Progressiva faz Mal? - Dr Lucas Fustinoni

35 questões relacionadas encontradas

Quando não devo fazer progressiva?

Para quem já tem um alongamento, como o megahair, a progressiva não é recomendada, pois não daria para escovar o cabelo e essa é uma das etapas do processo. Para quem ainda não alongou as madeixas, e quer adotar os dois procedimentos, o mais recomendado é fazer primeiro a progressiva e depois o alongamento.

Quem não pode fazer progressiva?

Tudo o que contém formol ou amônia deve ser evitado, especialmente na gestação e na amamentação. É o caso da escova progressiva, que contém formol, substância considerada cancerígena pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Como o formol causa câncer?

Isso acontece porque o formol, seus derivados ou substâncias que podem liberá-lo, como o ácido glioxílico, por exemplo, podem ter efeito mutagênico, ou seja, podem induzir mutações no DNA e levar à produção e proliferação de células malignas, resultando em câncer de nariz, boca, laringe e no sangue, principalmente.

Quanto tempo para eliminar o formol do organismo?

Além disso, o formol nunca é eliminado do organismo e pode trazer danos a longo prazo”, explica a dermatologista Lúcia Miranda. Por evaporar durante a aplicação (são usadas até duas fontes de calor, como chapinha e secador), o formol acaba sendo inalado em grandes quantidades.

Quanto tempo a química fica na corrente sanguínea?

Cocaína: na urina é possível identificar a substância de 3 a 4 dias, no sangue de 1 a 2 dias e no cabelo de 90 a 180 dias, dependendo do comprimento.

O que os médicos dizem sobre escova progressiva?

A escova progressiva não é um procedimento saudável para o cabelo, como também pode causar desde irritação no couro cabeludo e nos olhos, como ainda reações alérgicas mais graves e problemas respiratórios, pela presença do formol.

É verdade que progressiva cresce o cabelo?

Preocupada em como fazer o cabelo crescer depois da escova progressiva? Saiba que o procedimento químico – e outros, como a coloração – não afeta o ciclo de crescimento dos fios. O ponto é que a técnica torna o cabelo mais frágil e, portanto, mais suscetível a problemas como quebra.

Porque a progressiva estraga o cabelo?

Além do dano à estrutura interna do fio, a progressiva também danifica sua superfície. Os agentes alisantes removem lipídeos presentes na cutícula dos fios. Essa camada de óleo que existe na superfície dos fios é importante para mantê-los hidratados e ao mesmo tempo protegidos do efeito da umidade do ambiente.

Qual a função do formol nos cabelos?

A ação do formol: Substâncias como a amônia, presente nos produtos de beleza, abrem as cutículas, deixando o caminho livre para o formol chegar ao córtex. Nessa camada do meio, o formol ataca as pontes de dissulfeto, que dão forma ao cabelo. Esse quebra-quebra é que faz o alisamento.

Quais as piores progressivas?

Formol em excesso
  • Zap All Time (32 vezes acima do permitido);
  • G Hair Alemã (29 vezes acima do permitido);
  • Madamelis (27 vezes acima do permitido);
  • Maria Escandalosa (24 vezes acima do permitido);
  • Etnik Strait Therapy (22 vezes acima do permitido);
  • Maria Glamurosa (21 vezes acima do permitido);

O que o formol faz nas unhas?

4) O formol penetra a placa da unha e pode causar alguns efeitos colaterais como descolamento da unha, dor ou sensibilidade e sangramentos de intensidade variada. O uso crônico pode levar à formação de uma pele dura embaixo da unha que dificulta o seu corte.

Como desintoxicar o organismo de formol?

Veja 8 jeitos fáceis de desintoxicar o organismo
  1. Diminua o consumo de açúcar. Essa é a primeira etapa para uma desintoxicação eficiente. ...
  2. Comece o dia com água. ...
  3. Mexa o corpo. ...
  4. Beba muito chá ...
  5. Consuma alimentos orgânicos. ...
  6. Combata os efeitos da poluição. ...
  7. Limpe o corpo na sauna. ...
  8. Esfoliação.

Como tirar o formol do cabelo?

O shampoo antirresíduos pode ser um aliado na retirada da química. O produto é conhecido por realizar uma limpeza profunda nos cabelos, já que é capaz de retirar substâncias de forma mais intensa. E, assim como acontece com as colorações, ele também pode ajudar na retirada do excesso de química nas madeixas.

Como se desintoxicar de progressiva?

A desprogressivação é um dos assuntos mais comentados do momento nos salões de beleza. A novidade é indicada principalmente para quem deseja “desintoxicar” o cabelo do processo da escova progressiva, removendo resíduos de substâncias como o formol, que prejudica a fibra capilar e causa ressecamento nos fios.

Quantos por cento de formol é permitido?

Qual a concentração permitida para o formol utilizado como alisante capilar nos salões de beleza? A legislação sanitária permite que os produtos cosméticos capilares contenham uma concentração de apenas 0,2% de formol como conservante, durante o processo de fabricação.

Como saber se um produto contém formol?

“É só pegar o papel, pingar uma gota do produto, ele vai dar uma cor e se for uma cor roxa, no caso, vai dizer que tem formol. Então, você sabe que naquele produto tem formol”, explicou Guilherme Bandeira, aluno de doutorado.

Qual escova progressiva não tem formol?

Primeiramente, é importantíssimo informar que sim, a escova progressiva sem formol existe e é capaz de alinhar as madeixas. Não se trata de um mito! O componente é substituído por proteínas e aminoácidos naturais, tornando a fórmula mais pura e segura à saúde dos fios.

Quanto tempo depois de dar à luz posso fazer progressiva?

As escovas progressivas têm formol e outras substâncias tóxicas que são extremamente nocivas. Tratamentos desse tipo devem ser evitados ao longo dos nove meses e também no período da amamentação.

Como saber se a progressiva e ácida?

No meio da escala fica o 7 e acima disso é um ph alcalino e abaixo de 7 é ácido. Com isso podemos concluir que o ph do nosso cabelo é acido e quando fazemos uma descoloração o ph vai para 10 ou 11, e quando é feito um alisamento à base de hidróxido de sódio ele chega a 12 ou 13.

O que é pior pro cabelo chapinha ou progressiva?

É melhor fazer a progressiva porque a chapinha todos os dias degrada o cabelo todos os dias. A progressiva teoricamente é uma vez a cada dois meses. Se você associar a progressiva a um bom tratamento de nutrição, você não tem tanta perda de massa do cabelo.

Artigo anterior
O que são considerados bens comuns do casal?
Artigo seguinte
O que acontece com pessoas que comem carne humana?