É ou são concordância?
Perguntado por: Nicole Rita Barros Araújo | Última atualização: 16. Februar 2022Pontuação: 4.1/5 (21 avaliações)
Se é a representação numérica de soma ou “dias”, então é plural. Assim também ocorre com as horas: São cinco horas da tarde. O verbo ser (são) concorda com o predicativo (cinco).
É as duas ou são as duas?
O verbo ser deve sempre concordar com as horas que você deseja anunciar. Se a hora é singular, use o singular. Se plural, use a forma são.
É ou são suficientes?
Se o numeral estiver antecedido de modificador (artigo, pronome), perde o privilégio. O verbo se torna igual aos demais. Concorda com o sujeito: Os 28% não são suficientes. Quaisquer 5 mil reais são suficientes para pagar a viagem.
O que é ou o que são?
O que ou o quê são construções corretas. Sendo compostas por duas palavras, a escrita de forma junta - oque - está errada. Que é um pronome indefinido sinônimo de qual coisa.
É ou são reais?
A resposta depende também da situação psicológica de quem responde: assim, se a pessoa tiver em mente o pronome isto, dirá: «Isto são nove reais». Mas, se tiver em mente a forma verbal é, a resposta será: «É nove reais».
Concordância Nominal - Aula 01 [Prof Noslen]
É ou são cem reais?
Cem reais indica que há 100 reais. Exemplo: Eu tenho cem reais. Sem reais indica que há 0 reais. Exemplo: Eu estou sem reais.
É ou são numeral?
Quando indica tempo, o verbo ser concorda com o numeral expresso no predicativo: São três horas da tarde. Já são mais de quinze horas.
É ou são exemplos?
Exs.: a) "Eu vou ao cinema" (singular e primeira pessoa); b)"Eles vão ao cinema" (plural e terceira pessoa). 3) Com o verbo ser, entretanto, o que há de mais comum é sua tendência para concordar com o termo que estiver no plural (seja sujeito, seja predicativo), como comprovam os seguintes exemplos, ambos corretos.
Qual o conceito de ser?
Ser é um conceito que engloba características objetivas e subjetivas da realidade e da existência. O conceito de ser atravessa toda a história da filosofia, desde os seus primórdios.
Quando usa o que é o quê?
Para saber qual a grafia correta, basta analisar o contexto. Se a frase for uma pergunta e o pronome “que” for utilizado no final, deve ser acentuado – “o quê”. No entanto, se for apenas usado para mostrar ou realçar algo no começo ou no meio da frase, não deve ser acentuado – “o que”.
São suficientes ou é suficiente?
"Trezentos gramas de carne é (ou são) o suficiente para esse prato"? A resposta é "Trezentos gramas de carne é o suficiente", porque o verbo ser ficará no singular, quando o predicativo for uma expressão como "muito, pouco, o bastante, o suficiente, uma fortuna, uma miséria, demais...".
É suficiente ou é o suficiente?
Quanto ao predicativo, há duas possibilidades: "são suficientes" ou "são o suficiente". Quando o adjetivo é composto (técnico-científico), somente o segundo elemento se flexiona: "atividades técnico-científicas".
Quando usar suficiente e suficientes?
Suficientes é o plural de suficiente. O mesmo que: hábeis, razoáveis, aptos, bastantes, capazes, competentes, numerosos, satisfatórios.
Seria Os dois ou seriam os dois?
A forma correta de escrita é seriam de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito terminando na sílaba -am. Seriam é uma forma verbal do verbo ser, nomeadamente a terceira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo do verbo.
É para poucos ou são para poucos?
No caso de expressar quantidade (peso, medida, preço ou valor), o verbo “ser” permanece invariável e sempre no singular, ou seja, o correto é usar “é necessário”, e não “são necessários” ou “é pouco”, e não “são poucos”.
Qual é o certo seria ou seria?
Significado de Seria, do verbo Ser
Seria vem do verbo ser. O mesmo que: existiria, aconteceria, viveria, faria, relacionaria, significaria, representaria, estaria.
O que é a essência do ser?
Essência é o substantivo feminino com origem no latim essentia e que indica a natureza, substância ou característica essencial de uma pessoa ou coisa. ... A essência representa as manifestações fundamentais ou a substância do ser, sendo que a essência pode ser algo em comum ou que distingue alguns elementos dos outros.
O que é o ser enquanto ser?
Neste trabalho, busca-se compreender o significado de “ser enquanto ser” da metafísica aristotélica. ... Assim, quando ele afirma que a metafísica estuda o “ser enquanto ser”, refere-se às coisas que existem enquanto existem; ele está se ocupando das características relevantes para dizer da existência das coisas.
O que é o ser Aristóteles?
A Metafísica, papel primeiro da Filosofia, seria o estudo do ser em geral. ...
É ou é?
/Dúvidas /E, é, è, eh ou he? As formas – e, é e eh – existem na Língua Portuguesa; “è” está incorreto e “he” pode ser usado de forma informal. Ou seja, ambas os termos “e”, “é” e “eh” estão corretos, devendo, no entanto, ser usadas em diferentes situações.
Quais ou quem?
Resolução do problema: Quando nos referimos a pessoas, podemos utilizar tanto o pronome relativo “que” quanto “quem”. Cabe ao indivíduo decidir e ter bom senso em não ficar repetindo o “que” em todas as ocasiões, uma vez que este pode se substituído por: quem, o qual, a qual, os quais, as quais.
É dia ou são?
As duas formas estão corretas.
Nestas situações, a concordância verbal do verbo ser poderá ser feita no plural, concordando com o numeral, ou no singular, estando subentendida a palavra dia.
E as pessoas ou são as pessoas?
Levando em conta a norma culta, o correto é "15% das pessoas são", já que o verbo deve concordar com "das pessoas". Há outras duas situações a considerar: na ausência de termos como esse, o verbo concorda com o numeral (como "1% faltou" e "40% vieram").
Como se classificam os numerais?
O numeral quantifica e posiciona os seres, ele pode ser classificado em: cardinal, ordinal, multiplicativo e fracionário. Numeral é a palavra que quantifica seres ou indica a posição que ocupam numa determinada série.
Quais os sintomas de trombose das veias das pernas?
Como corrigir lentidão do pc?