E o termo imanência o que significa?

Perguntado por: Francisca Lia Ribeiro de Fonseca  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (75 avaliações)

Significado de Imanência
[Filosofia] Característica ou particularidade daquilo que é intrínseco ao mundo material e concreto. [Filosofia] Aquilo que existe materialmente; o que é real.

O que é o termo imanência?

Em geral, a imanência refere-se a algo que tem em si próprio o seu princípio e seu fim. A transcendência, por sua vez, faz referência a algo que possui um fim externo e superior a si mesmo.

O que significa o termo imanência e transcendência?

Transcendente X Imanente

Transcendente seria aquilo que está além do estado material, que pertence ao mundo espiritual e cujo fim seria externo a si mesmo. Imanente, por sua vez, é aquilo que representa uma realidade material.

O que é imanência exemplo?

Um outro exemplo de imanência (independente de estar ou não correto) seria a ideia do filósofo filósofo Tales de Mileto ao propor que tudo se originou na água: “tudo é agua”, disse ele. Logo, a água seria o que uniria tudo, sendo ela o fundamento.

Qual o significado da palavra imanência na Bíblia?

Na teologia e metafísica, sustenta que o divino ou Absoluto abrange ou se manifesta no mundo material, e imanentismo é o termo usado para se referir à noção de que Deus ou uma mente ou espírito abstrato pervade o mundo.

Imanência e Transcendência

25 questões relacionadas encontradas

O que é causa imanente?

A segunda, causa imanente, tem o sentido de causa inerente interiormente ao agente e que se não consome nos efeitos. Opõe-se a causa transitiva (ou transiente), cuja noção implica o conceito de transitoriedade, pelo que é transitiva a causa que cessa com o efeito produzido.

Por que o Deus de Espinosa é imanente?

O Deus de Espinosa possui caráter imanente, ou seja, não está separado do mundo, pelo contrário, esta intimamente e necessariamente ligado a ele, formando apenas uma coisa, uma substância, ou seja, o mundo e Deus são a mesma coisa, já que o mundo é uma produção, e não uma criação.

Quais as 4 proposições da imanência?

Foi Empédocles quem fez a união dos quatro elementos essenciais. Para os pré-socráticos, tudo na vida apenas se faz e se desfaz a partir destes quatro elementos substanciais. É o reino do devir! Nada se perde, tudo se transforma; nada escapa, tudo permanece; nada é eterno, tudo está em fluxo.

O que é uma religião panteísta?

O panteísmo (do grego pan = tudo + théos = Deus) é uma doutrina filosófica que defende que tudo é Deus, considerando a Natureza e o Universo divinos.

Porque Deus é um exemplo de transcendência?

Na teologia, diz-se que Deus é transcendente (em grego, hyperbekós) da Criação na medida em que Ele está acima dela e não é limitado por ela, não sendo limitado pelo espaço e pelo tempo como é o mundo natural e possuindo tal característica em relação ao seu atributo de infinitude.

O que significa o termo transcendência Brainly?

Transcendente é um adjetivo que demonstra algo que não é comum, que está além dos limites convencionais ou que é considerado superior. O transcendente é o que está além do conhecimento concreto e que não se baseia somente em dados e conclusões metódicas.

O que é transcendência dê exemplos?

Como exemplo da transcendência no tocante a religião, na teologia, reconhece-se que Deus é um ser transcendente (hyperbekós, do termo grego), ou seja, que está acima da sua criação e não é limitado por ela. Diz-se que Deus não está limitado pelo espaço e tempo terrenos (com os quais o mundo natural está submetido).

O que significa transcendência na religião?

É muito comum que se use o termo transcendente para fazer referência à crenças ou o que é considerado divino ou ligado a Deus. Nesse caso transcendente está fora do mundo material. Se relaciona com a crença na existência de um Deus transcendente, como acredita a Gnose.

O que é imanente na filosofia?

Significado de Imanente

[Filosofia] Que está contido na parte da experiência possível, fazendo com que a realidade seja percebida através da utilização dos sentidos. [Filosofia] Segundo o Kantismo, diz respeito aos conceitos e/ou preceitos de teor cognitivo.

Quais são as religiões Panteistas?

Atualmente, o panteísmo adquire um carácter sincrético composto por outras religiosidades que se assemelham pela relação de contemplação do homem com a vida e o ambiente, abarcando o naturalismo, paganismo, indigenismo, xamanismo, filosofia pré- socrática, taoismo e zen budismo.

Quais as características da religião panteísta?

O panteísmo é a crença de que absolutamente tudo e todos compõem um Deus abrangente, e imanente, ou que o Universo (ou a Natureza) e Deus são idênticos. Sendo assim, os adeptos dessa posição, os panteístas, não acreditam num deus pessoal, antropomórfico ou criador.

O que é uma religião politeísta?

Politeísmo é um sistema religioso que consiste na crença em diferentes divindades. Nas sociedades politeístas são admitidas as existências de múltiplos deuses, normalmente cada um dedicado a uma característica particular da natureza, como: deus do trovão, deus do sol, deusa da chuva, deusa da terra e etc.

O que é imanente sinônimo?

17 sinônimos de imanente para 2 sentidos da palavra imanente: Inerente e inseparável a algo ou alguém: 1 inerente, intrínseco, inseparável, indissociável, ligado, próprio, relativo, atinente, aderente.

O que Espinosa pensava sobre Deus?

Espinosa pensava Deus de outra maneira: se ele existe, então é porque tudo faz parte dele. Deus é a causa da sua existência e de tudo o que existe, ele é a absoluta potência produtiva, ele é a natureza. Ou seja, é por ter proposto um Deus tão, mas tão diferente, que Espinosa foi considerado Ateu.

Como Spinoza define Deus?

Deus para Spinoza é o único motivo da existência de todas as coisas. Deus é a substância única e nenhuma outra realidade existe fora de Deus. Ele é a fonte única e Dele surgem todos os outros elementos. Deus existe em si e foi gerado por si, para existir ele não necessita de nenhuma outra realidade.

Qual a crítica que Espinosa faz a religião?

Espinosa realiza a crítica da teologia política sob três aspectos principais: a) mostrando que é inútil para a fé, pois os Livros Sagrados não contêm verdades teóricas ou especulativas sobre Deus, o homem e o mundo, mas preceitos práticos muito simples – adorar a Deus e amar o próximo –, que podem ser compreendidos por ...

Como se dá a transcendência no humano?

O homem é um ser conscientemente transcendente, porque sua presença transcende seu corpo, está além do aqui e do agora, sendo capaz de projetar e viver o futuro ou reviver o passado. O homem não apenas reage ao momento, ele antecipa e cria o futuro, ele transcende seu estado, buscando seu Ser.

Como a Bíblia descreve o ser transcendência?

Na teologia, diz-se que Deus é transcendente (em grego, hyperbekós) da Criação na medida em que Ele está acima dela e não é limitado por ela, não sendo limitado pelo espaço e pelo tempo como é o mundo natural e possuindo tal característica em relação ao seu atributo de infinitude.

O que é transcender Em the 100?

Transcendência é um conceito que foi apresentado na Sétima Temporada de The 100. Quando um ser transcende, sua consciência se torna uma com o Juiz e o ser evolui além de sua forma física para se tornar infinito. Seres transcendidos estão em paz, não sentem dor e nunca poderão morrer.

O que fazer para transcender?

7 coisas das quais você precisa se libertar para transcender seu...
  1. Liberte-se de ficar ofendido. ...
  2. Liberte-se do desejo de vencer. ...
  3. Liberte-se do desejo de estar sempre certo. ...
  4. Liberte-se de pensamentos de superioridade. ...
  5. Liberte-se do desejo de querer mais. ...
  6. Liberte-se de se identificar com suas realizações.

Artigo anterior
Qual a diferença de promoção e prevenção da saúde?
Artigo seguinte
Quanto tempo o câncer de colo de útero se desenvolve?