É normal ter seroma?
Perguntado por: Lourenço Bernardo Silva Reis | Última atualização: 20. Mai 2025Pontuação: 4.2/5 (62 avaliações)
Seroma é uma condição muito comum após diversas cirurgias. Trata-se de um acúmulo de líquidos entre dois tecidos que foram descolados um do outro durante um procedimento cirúrgico.
Quanto tempo o seroma fica saindo?
O seroma pode ser reabsorvido naturalmente pelo corpo quando é pequeno, resolvendo-se após cerca de 10 a 21 dias. Porém, existem casos em que é necessária a realização de uma punção com seringa para retirar o acúmulo de líquido e permitir a cicatrização.
O que acontece se não tirar o seroma?
Caso não seja tratado e o acúmulo de líquido não seja removido, ele pode endurecer e formar um seroma encapsulado.
Quais os perigos do seroma?
Tal configuração caracteriza o chamado seroma encapsulado, que pode causar deformações no corpo ou prejudicar o aspecto visual da cicatriz. Outro risco que o paciente corre com a evolução do seroma é a chance de infecções (em geral, bacterianas), fazendo com que ele se transforme em um abscesso.
É bom sair seroma?
O seroma é um acúmulo de líquido após uma incisão. O acúmulo de líquido sem drenagem pode gerar como complicação uma infecção da ferida operatória. Na vigência do seroma recomendamos compressa morna no local para drenagem. A drenagem espontânea é benéfica ( precisa ter certeza que realmente se trata de um seroma).
Clube da Plástica: Ter seroma é grave?
Quando o seroma é preocupante?
Quando existem sinais de infecção ― pus, cheiro desagradável, coloração anormal, dor e febre ― o tratamento exigirá o uso de antibióticos.
O que é bom para curar seroma?
O uso de curativos e bandagens compressivas pode ajudar a reduzir o acúmulo de fluido e promover a reabsorção do seroma. Geralmente, o cirurgia usa essa abordagem em conjunto com a drenagem aspirativa.
Como limpar seroma?
O tratamento geralmente inclui drenagem do líquido acumulado. Isso pode ser feito através de uma punção ou por meio de um cateter colocado no local do seroma. Em alguns casos, pode ser necessário realizar uma cirurgia para remover o líquido.
Qual a melhor compressa para seroma?
ideal fazer compressas de água morna... e lavar bem com água e sabonete, manter seco e arejado.
Qual é a cor do seroma?
Após as cirurgias plásticas na mama como a mamoplastia de aumento e a mastopexia pode ocorrer a formação de um líquido chamado amarelo claro ou avermelhado que chamamos de seroma. Em pequenas quantidades o seroma é esperado dentro do pós-operatório e não precisa de ser abordado. Por que o seroma ocorre?
Que médico cuida de seroma?
Que profissional e responsável para retirar seroma? Enfermeiro pode? o Cirurgião que lhe operou é o responsável pelo acompanhamento no pós-operatório, e assim sendo, pela retirada do seroma.
Quanto tempo pode sair secreção de uma cirurgia?
É caracterizada pela presença de secreção. Esta fase pode durar de 1 a 4 dias, a depender da extensão da área a ser cicatrizada e da natureza da lesão. Neste período, a ferida pode apresentar edema (inchaço), dor e vermelhidão.
O que causa seroma tardio?
Acredita-se que o seroma tardio seja complicação exclusiva de implantes texturizados devido à irritação tecidual provocada pela maior área de contato de sua superfície rugosa7,10.
Como saber se a cirurgia está inflamada por dentro?
Para identificar se seus pontos estão infeccionados ou inflamarem, observe se há vermelhidão ao redor dos pontos, inchaço, sensação de que o local está mais quente, dor, odor ruim no local da ferida/cirurgia e, em alguns casos, febre alta.
Como saber se a cirurgia está cicatrizando bem por dentro?
Redução Progressiva da Dor : Uma diminuição gradual da dor é um bom sinal, indicando que o corpo está se recuperando. Ausência de inchaço excessivo: Embora algum inchaço seja normal, sua redução gradual é um indicativo de cicatrização, principalmente a partir de 48h a 72h após a cirurgia.
É normal ficar duro no local da cirurgia?
O endurecimento ao redor de uma ferida cirúrgica pode ser normal ou pode sinalizar alguma complicação local, atrasando a cicatrização. Essa região precisa ser examinada por um cirurgião para ver se é necessário algum tratamento ou exame específicos.
Como desinchar seroma?
O Seroma, geralmente, é tratado através de punção e anti-inflamatórios. A punção consiste na aspiração do Seroma com uma seringa e agulha calibrosa para a retirada de todo o líquido.
Pode fazer compressa quente no seroma?
O seroma é resultado de uma reaçao inflamatória normal do corpo ao procedimento cirúrgico. O acúmulo de liquido embaixo da pele pode levar a uma cicatriz esteticamente pior em fases tardias. Mantenha o tratamento proposto com compressas mornas e retorno com seu cirurgião para controle de saude.
Pode colocar gelo no seroma?
O repouso e realização de compressas (gelo e calor) nos primeiros dias ajuda a diminuir esta intercorrência. O seroma pode acontecer em diferentes tipos de cirurgia, não apenas nas indicadas para o tratamento das hérnias abdominais.
O que fazer quando o seroma vaza?
Os líquidos acumulados são fluidos normais e não ocasionam nenhum mal, mas podem deformar as cicatrizes e torná-las pouco estéticas. Se não for espontaneamente reabsorvido ou não for drenado, o seroma torna-se encapsulado e depois da formação de uma cápsula envolvendo-o, o tratamento adequado tem de ser cirúrgico.
Como evitar seroma após cirurgia?
O que fazer para prevenir
Embora seja algo que possa acontecer, algumas medidas podem ser adotadas ainda na cirurgia para prevenir o seroma. O ideal é evitar espaços mortos na sutura do tecido subcutâneo. O uso de drenos após o procedimento também ajuda a eliminar o líquido para prevenir seu acúmulo”, explica.
É normal corte de cirurgia vazar líquido?
Os líquidos acumulados são fluidos normais e não ocasionam nenhum mal, mas podem deformar as cicatrizes e torná-las pouco estéticas. Se não for espontaneamente reabsorvido ou não for drenado, o seroma torna-se encapsulado e depois da formação de uma cápsula envolvendo-o, o tratamento adequado tem de ser cirúrgico.
Qual a cor do líquido do dreno?
O que significa a cor do líquido drenado? A cor do líquido drenado muda de acordo com a melhora da pessoa. Inicialmente pode ter cor vermelho escuro, mudando para rosa ou amarelado ao longo do tempo.
Quais os sinais de que a cesárea está inflamada por dentro?
Vermelhidão, dor, calor local... Estes são alguns dos sinais de que a cicatrização da cesariana pode não estar correndo como esperado e de que ela passa por um processo inflamatório.
Pode fazer compressa no local da cirurgia?
Algumas cirurgias e tratamentos ortopédicos, pedem também que o paciente realize compressas de água fria (bolsa de gelo) ou morna. As recomendações para que ela seja utilizada são variadas, pois auxiliam na analgesia e diminuição do edema.
O que fazer para melhorar o sistema nervoso?
Quanto custa em média uma lua de mel em Gramado?