É normal ter nódulos na mama?

Perguntado por: Álvaro Mauro Valente Carvalho  |  Última atualização: 7. Juni 2025
Pontuação: 4.7/5 (8 avaliações)

Um nódulo na mama pode ser causado por inúmeras condições. Há lesões palpáveis na mama que podem ser benignas, como é o caso do fibroadenoma, ou malignas, como o câncer de mama. De qualquer forma, sempre que se palpa um nódulo de mama, é necessário investigar para chegar ao diagnóstico adequado.

Quando o nódulo é preocupante?

O nódulo na tireoide é mais preocupante quando caracterizado por nódulos com bordas irregulares, pacientes com alterações na voz, pacientes com nódulos que já possuem casos de câncer na família e pacientes que já foram submetidos a sessões de radioterapia, principalmente na região da cabeça e do pescoço.

Qual a chance de um nódulo na mama ser câncer?

Embora na maioria dos casos um nódulo na mama seja benigno, dependendo das suas características e se há histórico de câncer de mama na família, ele pode influenciar o risco de uma mulher desenvolver a doença. Apenas 0,1 a 0,3% dos casos evoluem para câncer.

Qual tamanho de nódulo na mama é preocupante?

O tamanho médio deste nódulo é de 2,5cm de diâmetro, quando o crescimento é igual ou maior a 5cm são considerados fibroadenomas gigantes, que podem gerar deformidade da mama. Este tipo de nódulo na mama é decorrente de aumento do número de células, conhecida como hiperplasia celular, causada pelo aumento de estrogênio.

Quais os sintomas de nódulo benigno na mama?

Presença de nódulo arredondado, firme e móvel na mama; Dor ou sensibilidade na mama (em alguns casos); Aumento do tamanho da mama (em alguns casos).

NÓDULO NA MAMA QUE DOI É CÂNCER? Entenda a diferença de um nódulo benigno para um maligno na mama!

39 questões relacionadas encontradas

Quando o nódulo não é câncer?

Quando um nódulo é benigno e quando é maligno? O nódulo benigno cresce mais lentamente e as células são semelhantes às “originais". Apesar de não ser câncer, é necessário atenção para que não cresça exageradamente a ponto de comprimir estruturas vizinhas.

O que tomar para acabar com nódulos na mama?

Um exemplo é o Tamoxifeno. Basicamente, esse remédio, em alguns casos, ajuda a inibir o crescimento do tumor. Além desse, existem outros que podem tratar displasias mamárias, cistos, nódulos benignos, dores e outros incômodos.

Quais são os primeiros sinais do câncer de mama?

São eles: retrações de pele e do mamilo que deixam a mama com aspecto de casca de laranja; saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo, chegando até a sujar o sutiã; vermelhidão da pele da mama; pequenos nódulos palpáveis nas axilas e/ou pescoço.

É possível um nódulo na mama sumir?

A maior parte dos nódulos não irão desaparecer. O cisto mamário pode eventualmente desaparecer. Agende a sua consulta de reavaliação.

Onde fica o nódulo do câncer de mama?

São bolsas cheias de líquido que aparecem no tecido mamário. Geralmente, os cistos são ovais ou redondos, e podem ser moles ou mais duros ao toque. Podem surgir secreções nos mamilos e sensibilidade ou dor nas mamas. Eles costumam aumentar de tamanho logo após o período menstrual.

O que causa o aparecimento de Nodulos na mama?

O nódulo na mama pode ter diversas causas diferentes. Grande parte deles ocorrem por algo benigno. Porém, em outros casos, podem indicar condições mais graves e que necessitam de tratamento específico. Nesse ponto, o mais importante é procurar um profissional médico especializado e manter os exames de rotina em dia.

Como é a bolinha do câncer de mama?

Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são: Caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor; Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; Alterações no bico do peito (mamilo);

Qual a idade mais perigosa para o câncer de mama?

A faixa etária de maior risco realmente é de mulheres de 50 a 69 anos, mas nós sabemos que existe uma parcela grande da população que apresenta câncer de mama com menos de 50 anos e uma parcela da população que também apresenta câncer de mama com mais de 69 anos.

Quando um nódulo vira câncer?

“Um nódulo, quando ele é maligno, ele já nasce como maligno. Nenhum nódulo benigno ou cisto vira câncer. Já os cistos podem surgir dos 20 aos 50 anos, e não precisa se preocupar, ele não vira câncer, não causa preocupação, é apenas acompanhamento”, completa.

Como saber se o nódulo na mama é maligno ou benigno?

Os nódulos benignos normalmente são mais macios e possuem bordas regulares na palpação. Já os nódulos suspeitos são duros e possuem bordas irregulares. O exame dos nódulos de mama sempre deve incluir o ultrassom de mamas. Quando a imagem for suspeita, é necessário também fazer uma biópsia por agulha.

É normal ficar nódulo?

Na grande maioria dos casos, os nódulos no pescoço surgem porque o organismo do paciente está combatendo algum tipo de doença, inflamação ou infecção. Quando os nódulos no pescoço são causados por esse motivo, eles geralmente desaparecem após 3 ou 4 semanas, sem que seja necessária qualquer intervenção médica.

Qual a diferença do nódulo para o câncer?

Quando algum deles está relacionado com o câncer? No caso do nódulo, as bordas regulares e a maleabilidade são bons indicativos de benignidade. Já se o mesmo tiver o contorno irregular, massa mal definida e aderência a tecidos adjacentes, acende o alerta para suspeita de câncer.

Qual é a diferença entre nódulo e tumor?

Se for possível notar a protuberância que provocam, recebem o nome de tumores, neste caso ainda possuem diâmetros maiores de 3 cm. São considerados nódulos quando menores que isso.

Quanto tempo um nódulo na mama cresce?

Quanto tempo a doença demora para se desenvolver? Os tipos mais comuns de câncer de mama podem levar entre 7 e 10 anos para formar um nódulo palpável (nódulos com menos de 1 cm não são perceptíveis no autoexame). Em todo esse período, é incomum que a paciente tenha qualquer sinal de que está com a doença.

Quanto tempo leva para o câncer de mama se manifestar?

O período de desenvolvimento do câncer de mama se diferencia de acordo com o tipo de tumor e agressividade dele. Alguns, por exemplo, podem demorar até 10 anos para gerar os primeiros sinais de alerta. Por isso, conheça as principais classificações da doença: carcinoma ductal in situ: surge em um ducto de leite.

O que pode ser confundido com câncer de mama?

Outras manifestações facilmente confundidas com câncer de mama são: Necrose gordurosa, causada principalmente por traumas físicos. Mastite, que é a inflamação da mama. Ectasia ductal mamária, conhecida como a dilatação dos canais condutores de leite.

Quais são os sete sintomas do câncer?

Listamos abaixo cinco desses sintomas que merecem atenção redobrada.
  • Febre. Sem motivo aparente, pode ser sinal de alguns tipos de câncer como leucemias e linfomas. ...
  • Fadiga. ...
  • Tosse persistente. ...
  • Dificuldades para engolir. ...
  • Perda inexplicável de peso. ...
  • Distensão abdominal. ...
  • Mudanças nas mamas.

O que desmancha nódulo?

O principal tratamento para nódulo benigno tireoide é a ablação de tireoide, um procedimento minimamente invasivo realizado a partir da radiofrequência que necrosa o nódulo e conserva as funções do órgão.

Como saber se é nódulo ou glândula?

as glândulas são macias, enquanto os nódulos são mais duros ou enrijecidos; os nódulos não costumam aparecer ao mesmo tempo em ambos os seios, então pressione a mesma região em ambas as mamas para verificar.

Quais os tipos de caroços na mama?

Cistos: são mais frequentes em mulheres jovens e estão associados ao período menstrual; Fibroadenoma: nódulo benigno e com incidência maior entre mulheres mais jovens; Lipoma: acúmulo de tecido gorduroso que não oferece riscos à saúde feminina; Mastite: inflamação do tecido mamário, normalmente acompanhada de infecção.

Artigo anterior
Quais são os produtos da fermentação do pão?
Artigo seguinte
Como ativar Legacy Boot HP?