É normal ter gastrite na gravidez?

Perguntado por: Filipa Kelly de Brito  |  Última atualização: 12. Februar 2025
Pontuação: 4.7/5 (57 avaliações)

Gastrite A gastrite na gravidez pode surgir devido às alterações hormonais normais durante a gestação, e ao aumento de estresse e ansiedade que são normais nesta fase. O que fazer: comer em pequenas quantidades e não deitar após as refeições podem ajudar a aliviar o desconforto.

Qual o remédio para gastrite que grávida pode tomar?

Antiácidos. Antiácidos, que neutralizam o ácido do estômago (ácido gástrico), podem oferecer alívio da azia durante a gravidez2,3. Contudo, eles somente devem ser tomados sob orientação médica. Antiácidos baseados em cálcio ou magnésio podem ser tomados por gestantes sob a orientação de um médico ou farmacêutico2.

Porque gravidez é confundida com gastrite?

"Os sintomas são muito parecidos com os de uma gravidez, inclusive, a barriga começa a crescer - não pelo crescimento do útero, mas pela distensão das alças intestinais, comum na gestação, somada ao intestino funcionar mais devagar, juntando gases", acrescenta o especialista.

O que uma grávida com gastrite pode comer?

Alimentos que podem ajudar a reduzir a azia na gravidez

Logo, comer frutas que ajudam a controlar a sensação de acidez no estômago, como maçã ou pera, é uma alternativa. Ou, consumir produtos gelados, por exemplo, sorvetes, águas e sucos irão ajudar a aliviar os sintomas.

É normal ficar com o estômago ruim na gravidez?

A gravidez frequentemente causa náuseas e vômitos. Isso costuma ser chamado de “enjoo matinal”, mas pode ocorrer em qualquer hora do dia ou da noite. Esse tipo de náusea e vômito geralmente tem início por volta da 5ª semana de gravidez e sua pior fase ocorre ao redor da 9ª semana.

Dieta para gastrite na gravidez

38 questões relacionadas encontradas

Porque grávida sente tanta dor no estômago?

Isso é normal, pois o óvulo se instala no útero. Portanto, excesso de gases, sensação de barriga inchada e prisão de ventre são alguns dos problemas que podem fazer com que a grávida se queixe de desconforto abdominal já a partir do primeiro trimestre.

Estou grávida e com muita queimação no estômago?

Essa queimação fica mais evidente no início do segundo trimestre, que é quando começa a dar azia na gravidez, estendendo-se até o nascimento do bebê. Isso acontece pelo aumento da progesterona no organismo, dando início a uma série de eventos que propiciam a azia.

O que fazer para aliviar a gastrite na gravidez?

Gastrite

A gastrite na gravidez pode surgir devido às alterações hormonais normais durante a gestação, e ao aumento de estresse e ansiedade que são normais nesta fase. O que fazer: comer em pequenas quantidades e não deitar após as refeições podem ajudar a aliviar o desconforto.

Como é a dor da gastrite na gravidez?

Já quando a dor é acompanhada de queimação e náusea, pode ser um sinal de gastrite, que é caracterizada pela forte dor na “boca do estômago”. Normalmente, é aliviada quando a gestante come, mas piora se houver estresse.

O que alivia os sintomas da gastrite?

A temperatura mais baixa ajuda a frear os processos inflamatórios, por isso, você poderá sentir uma melhora do sintoma da gastrite. Também é válido ingerir algum outro líquido, como água de coco ou suco de frutas natural. Mas não se esqueça de que os refrigerantes e as bebidas alcoólicas tendem a piorar esses sintomas.

Quanto tempo pode durar uma crise de gastrite?

Os principais sintomas são dor de estômago e náuseas. Os sintomas em geral vêm rapidamente e duram alguns dias. O tratamento pode incluir antiácidos ou outros medicamentos para reduzir a produção de ácido no estômago. A gastrite aguda em geral se cura rapidamente quando a causa é reconhecida e tratada.

Estou grávida e não estou conseguindo comer?

A condição é um sintoma comum, principalmente no primeiro trimestre de gestação. Os motivos estão relacionados com as mudanças hormonais do organismo, com o emocional da mulher e com a forma com que ela se alimenta.

Tem problema tomar omeprazol grávida?

O omeprazol pode ser usado na gravidez quando as mudanças na alimentação e estilo de vida não foram suficientes para aliviar os sintomas de azia ou refluxo.

Qual é o órgão que aumenta de tamanho durante a gravidez?

O útero continua a aumentar durante toda a gravidez. Às 20 semanas, o útero aumentado atinge a altura do umbigo e, por volta da 36ª semana, a extremidade inferior da cavidade torácica. A quantidade de secreção vaginal normal, que é transparente ou esbranquiçada, costuma aumentar. Esse aumento costuma ser normal.

O que dá mais enjoo menino ou menina?

Mito. O motivo para este mal estar pode se dar devido a diversos fatores, afetando grávidas tanto de meninas quanto de meninos. Por outro lado, a mulher que está grávida de um bebê do sexo feminino produz maior quantidade do hormônio gonadotrofina coriônica humana (HCG), que pode causar náuseas.

Quem está grávida pode fazer endoscopia?

SIM!

Quem tem gastrite pode tomar o remédio ácido fólico?

Pode. Não há restrição ao ácido fólico.

Qual fruta é bom para azia na gravidez?

Beber suco de melão

O melão é uma fruta alcalina e é rico em magnésio, um mineral que ajuda a diminuir a acidez do estômago, aliviando os sintomas de azia e queimação. Pode-se beber o suco de melão 2 vezes ao dia ou quando surgir a azia ou queimação.

O que comer para aliviar a azia na gravidez?

​Como aliviar a azia na gravidez?
  1. ​Fazer refeições equilibradas e leves;
  2. Comer pequenas porções ao longo do dia;
  3. Evitar alimentos picantes e gordurosos;
  4. Limitar o consumo da cafeína e chocolates;
  5. Evitar se alimentar muito perto da hora de dormir;
  6. Usar roupas confortáveis que não pressionem a região do estômago;

Qual gravidez da mais azia?

Em que altura da gravidez é mais comum aparecer a sensação de azia? A azia aparece em todos os trimestres embora pareça tornar-se mais comum à medida que a gestação avança. Há estudos que referem percentagens de 22% no primeiro trimestre, 39% no segundo trimestre e 60-72% no terceiro.

Quando se preocupar com dor no estômago na gravidez?

Devido também às alterações hormonais, surgem as cólicas e os desconfortos. Em outras palavras, as dores na gravidez são inevitáveis. No entanto, dores muito exacerbadas podem ser um sinal de alerta. Assim, se você está com cólicas muito fortes procure ajuda médica.

O que fazer para aliviar azia e refluxo na gravidez?

Em caso de refluxo na gravidez, são indicadas alterações na alimentação como fazer refeições menores, ingerir menos líquidos durante as refeições e evitar comer pelo menos 3 horas antes de dormir.

Que tipo de dores devo me preocupar durante a gravidez?

Sangramento intenso, ou sangramento com cólicas ou dor intensa na parte inferior do abdômen. Dor ou ardor ao urinar, dificuldade em urinar ou sangue na urina. Tonturas ou sensação de desmaio. Duas ou três contrações a cada 10 minutos, principalmente se isto ocorrer antes de 37 semanas.

O quê gestante pode tomar para dor de estômago?

Tanto os inibidores do receptor H2 (ranitidina, famotidina e nizatidina) quanto os IBP (lanzoprazol, esomeprazol, pantoprazol, rabeprazol) são considerados pelo FDA como pertencentes à categoria B durante a gestação.

O que usar no lugar do omeprazol?

Ranitidina, Cimetidina e Famotidina

Podem ser usados como paliativos para controlar sintomas agudos de gastrite / refluxo. Tem eficácia muito menor que os remédios da classe do omeprazol.

Artigo anterior
Qual parte do corpo faz o cabelo crescer?
Artigo seguinte
Pode deixar o celular ligado a noite toda?