É normal ter a moleira do bebê pulsar?

Perguntado por: Miguel Teixeira de Lopes  |  Última atualização: 25. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (19 avaliações)

Alguns bebés parecem nascer sem a moleira. ... A moleira a pulsar é outra coisa que pode causar preocupações, mas é completamente normal. A cabeça do bebé é muito fina, por isso a pulsação do coração pode ser bastante percetível neste local.

Porque a moleira do bebê fica pulsando?

Moleira pulsando com mais pressão: ocorre quando a criança apresenta cólicas, tosse ou febre. Moleira baixa ou funda: indica que o crescimento do crânio está abaixo do esperado, podendo significar desidratação ou patologias.

Como saber se a moleira do bebê tá normal?

A moleira funda é exatamente o que o nome diz. A fontanela fica afundada em relação ao crânio. Se a criança se mantém ativa e bem, pode não ser nada. Porém, se ela estiver mais quieta do que o normal, pode significar alguns problemas: desidratação e desnutrição.

Quando se preocupar com a moleira do bebê?

Moleira alta ou moleira afundada, quando se preocupar? Quando a moleira está alta e tensa, não flexível, pode ser sinal de aumento da pressão dentro do crânio. Quando a moleira está afundada e a criança estiver quieta, sem interesse em mamar e com diminuição do xixi, podemos pensar em desidratação.

Como identificar moleira alta?

Fique atento caso a moleira do bebê ficar alta, neste caso você precisa observar se ela está flexível ou tensa. Se estiver alta e tensa é sinal de que está aumentando a pressão no cérebro por algum motivo, que precisa ser investigado com urgência.

Moleira do bebê: O que é e quando se preocupar!

38 questões relacionadas encontradas

O que acontece quando a moleira não fecha?

Moleira baixa ou funda pode ser sinal de que o crescimento craniano no bebê está abaixo do esperado; Moleira alta pode significar aumento da pressão craniana ou até mesmo um quadro de infecção. Nesse caso, é importante levar o bebê para ser consultado por um pediatra com urgência.

É normal moleira alta?

A moleira alta ou abaulada pode indicar um quadro de meningite, hidrocefalia, edema cerebral, hemorragia intracraniana, traumatismo craniano, entre muitas outras situações ou doenças que aumentam a pressão interna da cabeça e podem causar sérios danos ao desenvolvimento cerebral do bebê.

Pode passar a mão na moleira do bebê?

Além de prestar atenção à circunferência craniana, é importante ter alguns cuidados diários com a moleira do bebê. Por exemplo, ao lavar a cabeça, passar a mão suavemente pela região, evitando apalpar ou apertar a moleira.

É normal a moleira ficar pulsando?

A moleira pulsando é outra coisa que pode causar preocupações, mas é completamente normal. “A cabeça do bebê é muito fina, por isso a pulsação do coração pode aparecer lá”, explicou Clay.

Porque bebê não pode pegar vento?

As pessoas ficam muito preocupadas em saber caso o bebê tome algum vento, se ele pode ficar doente. Mas o que acontece é que o vento por si só, não causa nenhuma infecção no bebê. Para o bebê ter uma infecção, ele precisa de algum microrganismo.

O que é abaulamento da moleira?

Uma fontanela é tensa ou abaulada, quando o líquido se acumula na cavidade do crânio ou quando aumenta a pressão cerebral (aumento da pressão intracraniana).

Qual o perigo da moleira do bebê?

Além dos cuidados que precisa ter para não pressionar a moleira do bebê, é importante também estar atenta a alguns sinais. Por exemplo, a moleira alta indica aumento na pressão craniana do bebê e isso acontece por conta de um quadro de infecção. Quando ocorrer, consulte o médico pediatra do seu filho imediatamente!

O que pode ser moleira inchada?

A principal causa de moleira alta ou inchada na criança é o aumento da pressão cerebral, o que pode ser desencadeada por inflamações ou armazenamento irregular de líquidos na região do crânio.

O que fazer para fechar a moleira?

Em geral, a moleira fecha por volta de 1 ano e 6 meses. Se fechar antes de 1 ano, é necessário procurar o pediatra. Ele avalia se é preciso ir a um neurologista, que dirá as causas e se é preciso uma cirurgia para abrir espaço para o crescimento do crânio.

Até quando a moleira fica aberta?

O fechamento da fontanela anterior é muito variável e ocorre entre 8 e 18 meses de idade. A fontanela posterior (lambdoide) nem sempre pode ser palpada no recém nascido. Tem em média 1 cm e seu fechamento ocorre no primeiro mês de vida.

Como saber se o bebê tem cranioestenose?

“O diagnóstico da cranioestenose é feito logo após o nascimento, nos primeiros meses de vida. A tomografia de crânio com reconstrução 3D mostra a sutura precocemente fechada”. A assimetria craniana ou os formatos anormais da cabeça, que pioram com o passar dos meses, são os principais sinais indicadores do problema.

Como saber se a moleira do bebê está inchada?

Se a fontanela anterior ("moleira") está tensa e inchando, o cérebro está sob pressão. Como a fontanela normalmente incha durante o choro, avalie-a quando a criança estiver tranqüila e em posição reta.

Quais sintomas de meningite em bebê?

Os sintomas mais recorrentes da meningite são dor de cabeça, vômitos em jato, febre, rigidez na nuca (dificuldade de dobrar o pescoço) e, em casos graves, manchas vermelhas na pele. Crianças muito pequenas também podem apresentar falta de apetite, irritabilidade e prostração (fraqueza, abatimento e moleza).

O que é abaulamento na cabeça?

O aparecimento de um abaulamento na fontanela persistente deve ser investigado. Se estiver associado a um aumento do perímetro craniano pode ser indicativos de hidrocefalia. Neste caso, a realização de uma ultrassonografia transfontanelar será fundamental para elucidar o diagnóstico.

É verdade que o bebê não pode pegar vento na moleira?

Mito. A moleira é apenas o afastamento dos ossos do crânio e fecha entre 15 e 18 meses de vida. Até lá, a mãe pode - e deve - lavar, pentear e acariciar, normalmente, a cabeça sem medo. A temperatura da bolsa de água quente deve ser igual a do corpo.

Pode sair no vento com bebê?

Ter um ambiente ventilado é sempre uma boa para os pequenos, já que o local fica mais fresco e agradável para eles. Portanto, você pode sim deixar seu bebê em um lugar que tenha ventiladores ligados.

Faz mal deixar o ventilador em bebê?

“O uso dos ventiladores não é contraindicado se ele não for direcionado diretamente para a criança. Se estiver a uma distância de dois metros do pequeno e direcionado para cima ou para a parede, o ventilador pode, sim, ser usado. Já o ar condicionado não é recomendado.

Faz mal bebê dormir com ventilador ligado?

Seu bebê pode tranquilamente dormir em um quarto com uso de ventilador e ficar mais confortável durante os dias mais quentes, sem que prejudique a saúde do pequeno.

Pode usar ventilador no quarto do bebê?

E a resposta é sim! Os papais podem sim, utilizar um ventilador no quarto das crianças, desde que com uma distância apropriada para o seu filho e sempre direcionado para a parede ou para cima, evitando que o vento vá direto para eles. ... Os pais devem tomar muito cuidado para não superaquecer a criança.

Qual o mal que o ventilador faz?

Estudos mostram que o ventilador ligado pode fazer evaporar o suor e a umidade do corpo, o que pode causar desidratação e ressecamento da boca e das vias respiratórias. Se você mora em uma região seca, é bom tomar mais cuidado, porque esses sintomas podem ser ainda mais fortes.

Artigo anterior
Como achar o ID da TV Philco?
Artigo seguinte
Porque o cabelo cai na hora de lavar?