É normal sentir dor fazendo alongamento?

Perguntado por: Wilson Pereira de Neto  |  Última atualização: 5. Juli 2024
Pontuação: 5/5 (2 avaliações)

Embora as dores pareçam comuns durante o alongamento, não é ideal senti-las. O especialista explica que a prática deve proporcionar uma sensação, mas não dor. “É importante respeitar os limites de seu próprio corpo e seu tempo de adaptação à rotina de exercícios”, alerta.

É normal sentir dor durante o alongamento?

Uma informação importante: você não deve sentir dor durante o alongamento; a sensação correta é a de estar se esticando. Se você separar alguns minutinhos na jornada de trabalho para se alongar, isso poderá fazer a diferença durante o seu dia.

Porque alongar dói tanto?

A dor ao alongamento é um dos aspectos da propriocepção ou percepção de si mesmo (Berardi, 2016). Estudos recentes informaram haver uma relação entre a dor e as sensações de alongamento (Ramel et al., 1999; Morishita et al. ., 2014).

Pode alongar o músculo dolorido?

Uma vez que as dores musculares se instalam elas devem ter suas formas de alívio feitas brevemente. E uma das melhores maneiras de fazer isso é com os alongamentos. Isso é o que vai garantir a manutenção dos seus músculos de forma rápida.

Porque alongar as pernas dói?

O alongamento é destinado para o músculo, não para o nervo, entretanto quando esticamos nossos segmentos e afastamos suas origens o nervo também é “esticado” e isso pode provocar dor. Quanto mais dor provocada, mais nosso sistema nervoso vai ser bagunçado com essa informação.

Alongamento Simples para todo Corpo | Rodrigo Lopes Fisioterapeuta

36 questões relacionadas encontradas

Como aguentar a dor do alongamento?

Aplicação de gelo por 15 a 20 minutos após os treinos e bolsa de água quente horas depois da atividade física, especialmente quando houver sensação de enrijecimento. Banho quente, para estimular o relaxamento muscular. Respeitar intervalos de repouso entre os treinos para dar tempo à recuperação muscular.

O que acontece se forçar alongamento?

"Se notar que há um bloqueio na articulação, não force antes de fazer uma avaliação. Forçar pode causar danos articulares na cartilagem de forma irreversível, principalmente quando há diferença de capacidade de alongamento de um quadril para o outro", alerta o especialista.

Tem que doer para crescer?

Não é necessário sentir dor muscular para o ganho de massa muscular. No entanto, muitas vezes essa é uma consequência de um exercício físico que leva a fadiga muscular. O intervalo entre os treinos deve ser programado junto com seu educador físico, muitas vezes o descanso se dá treinando grupos musculares diferentes.

Quando não devo alongar?

NÃO SE DEVE ALONGAR:

√ Se sente dor ou tem um estiramento muscular. Um pouco de exercício cardiorrespiratório leve, como caminhar, trará uma sensação de alívio temporária sem comprometer ainda mais as fibras musculares. √ Se tem tendões ou ligamentos lesionados ou alguma de micro ruptura muscular.

É bom fazer alongamento todos os dias?

Faça alongamentos pelo menos três vezes por semana para manter a flexibilidade. Se praticar exercício físico com regularidade e tem algum problema crônico, poderá sentir necessidade de alongar todos os dias, ou até mesmo duas vezes por dia. 11. Alongamentos não são aconselháveis quando existem certo tipos de lesão.

Faz mal se alongar todos os dias?

Uma rotina regular de alongamento também pode ajudar a prevenir futuras dores nas costas, fortalecendo os músculos e reduzindo o risco de tensão muscular.

Quais são os riscos do alongamento?

David Gusmão, existem circunstâncias que o alongamento pode agredir significativamente as articulações. Segundo ele, para realizar um alongamento deve-se considerar primeiramente músculos e tendões e, em um nível secundário, pode-se alongar a cápsula articular de uma articulação.

Faz mal se alongar demais?

O excesso de alongamentos pode provocar lesões. Outra pesquisa realizada pela Stephen F. Austin State University, no Texas (EUA), e publicada em 2013 revela que não é possível saltar tão alto depois de realizar exercícios de alongamento estático.

Quantas vezes por semana posso fazer alongamento?

* O alongamento deve ser sempre parte integrante de um programa de exercícios, e, portanto, precisa ser realizado sistematicamente, no mínimo três vezes por semana. A orientação de um profissional é fundamental, pelo menos até que uma rotina adequada seja estabelecida.

Quantos minutos de alongamento por dia?

Mude a posição das pernas depois de 5 minutos. Respiração: respire de forma lenta e rítmica, inspirando pelo nariz e expirando pela boca; isso vai facilitar o exercício e permitir chegar mais longe com menos esforço. Pratique 30 minutos de exercício físico por dia.

Qual a maneira correta de fazer alongamento?

No alongamento estático, você deve esticar o músculo até atingir uma determinada posição, mantendo-o assim por aproximadamente 30 segundos. A ideia é que você se alongue até chegar a um limite considerado confortável.

Quanto tempo de alongamento para flexibilidade?

Atualmente, há muita controvérsia em relação à duração e à freqüência do alongamento, quando se refere ao ganho de flexibilidade muscular. O alongamento não se torna eficaz, quando utilizado por menos de 6 segundos, mas é eficiente, quando utilizado de 15 a 30 segundos, com um número maior de repetições [9,10,17].

Quais são os 5 benefícios do alongamento?

Mas os benefícios do alongamento não param por aí! Quando a atividade é realizada com frequência, ela melhora a coordenação motora, faz a prevenção de lesões por esforço repetitivo, tendinites, dores lombares e cervicais, melhora a postura e aumenta a consciência corporal.

Quanto tempo leva para o músculo parar de doer?

As dores geralmente começam a aparecer oito horas após o treino. É comum que fiquem mais intensas nas primeiras 24 horas e atinjam seu pico até três dias depois. Passado esse período, o desconforto começa a diminuir aos poucos, desaparecendo completamente entre cinco e sete dias3.

Estou dolorida devo treinar?

De forma geral, é muito importante dar de 24 a 48 horas para as partes trabalhadas se recuperarem, focando em outras regiões. Contudo, se a dor é muito intensa e/ou limitante, o melhor é dar um tempo maior de descanso.

Como saber se o músculo está crescendo?

Músculos maiores conseguem resistir a maiores cargas e, por isso, a força é um excelente sinal de boa adaptação ao treino. Mesmo que seu programa de exercícios não tenha essa valência física como prioridade, sentir os pesos mais leves é um grande indício de que as coisas vão bem e que seus músculos estão crescendo.

Quantos segundos segurar o alongamento?

Turibio explica que o alongamento de um determinado grupo muscular deve ter a duração mínima de 15 segundos e a duração máxima de 45 segundos. Menos do que 15 segundos não trará efeito e mais do que 45 segundos pode prejudicar o desempenho muscular em atividades realizadas imediatamente após alongar.

É errado se alongar antes do treino?

Um desses mitos comuns é que alongar antes de um treino intenso é sempre benéfico. No entanto, a realidade é que o exercício, se feito de forma inadequada ou no momento errado, pode prejudicar o desempenho do treino e até aumentar o risco de lesões.

É possível crescer com alongamento?

Uma boa sessão de alongamento é capaz de “aumentar” a altura em até 2 centímetros. Isso porque, durante o trabalho, as pessoas costumam ficar muito tensas e curvadas, sem prestar atenção na postura. Vinte segundos de exercício em cada músculo podem ser suficientes para melhorar a aparência e o bem-estar.

Quando a dor muscular é preocupante?

No entanto, existem situações em que a dor muscular é preocupante e indica um problema médico mais sério. Se a dor muscular for muito intensa e surgir de repente, especialmente após um trauma ou lesão, pode indicar uma ruptura muscular ou outra lesão grave. Além disso, ela é preocupante caso não melhore.

Artigo anterior
Por que desmatam a Amazônia?
Artigo seguinte
Como identificar um sufixo em inglês?