É necessário tirar o prepúcio?

Perguntado por: Fernando Isaac Loureiro de Castro  |  Última atualização: 24. April 2024
Pontuação: 4.7/5 (17 avaliações)

Então, respondendo a pergunta do título: Não,nem todo excesso de pele do pênis precisará ser retirado, a princípio se essa pele (o prepúcio) não forma uma fimose (é fechada demais ou forma um anel), não é obrigatório que ela seja retirada.

O que acontece se não tirar o prepúcio?

aumento do risco de infecção urinária; dor nas relações sexuais; maior propensão a ter uma DST, HPV ou câncer de pênis; maior risco de desenvolver uma parafimose, que é quando o prepúcio fica preso e não volta a recobrir a glande.

Como saber se preciso tirar o prepúcio?

Prevenção. Todos homens nascem com prepúcio e portanto não devem ser operados. Casos com prepúcio exuberante pode-se indicar a cirurgia, principalmente se houver incomodo ou causar desconforto durante o coito.

Tem como tirar o prepúcio naturalmente?

Durante os momentos de banho, realizar exercícios apropriados na região do prepúcio da criança pode assegurar um tratamento eficaz para 'tirar' a fimose, garantindo que essa condição fisiológica possa desaparecer naturalmente ainda durante os primeiros anos de vida, com o passar do tempo.

Pode deixar o prepúcio puxado?

O prepúcio pode ser puxado para trás para ajudar a deixar a urina passar normalmente e para lavar essa área. Em alguns meninos, o prepúcio é removido alguns dias depois do nascimento. A remoção do prepúcio é um procedimento chamado circuncisão.

Excesso de Pele do Pênis: Precisa Operar? | Dr. Paulo Esteves - Urologista e Andrologista

42 questões relacionadas encontradas

É melhor deixar a glande exposta ou não?

A dica é deixar a glande exposta --fora do prepúcio-- a maior parte do tempo possível. "O roçar da glande no tecido da cueca vai fazer com que ela perca a sensibilidade excessiva", aponta o médico, que também sugere o uso de uma bucha na hora do banho.

O que acontece se deixar a glande exposta por muito tempo?

Quando se força a exposição durante a ereção, ocorre um garroteamento da circulação e por isso a glande sofre, ficando arroxeada. Cuidado! Nunca deixe a glande exposta muito tempo quando existe esse garroteamento, pois ela gradativamente incha e pode impedir o retorno da pele. O nome disso é parafimose.

Como tirar o prepúcio em casa?

  1. Comprimir a glande edematosa e o prepúcio, então empurrar a glande de volta ao longo do anel constritivo do prepúcio (anel fimótico)
  2. Aplicar tração com múltiplas pinças Babcock (não cortante) posicionadas em torno da circunferência do prepúcio, para puxar o prepúcio de volta ao longo da glande.

Como amolecer o prepúcio?

Utilizar sabão neutro e deixar a glande do pênis exposta em água corrente para higienização; Uso de pomadas para amolecer a pele do prepúcio, seguindo orientações do uropediatra; Secagem do pênis e, principalmente, da glande do pênis após micção; Cirurgia de postectomia para retirada do prepúcio.

Quanto custa para tirar o prepúcio?

Quanto custa uma cirurgia de fimose? O valor de uma cirurgia de fimose pode variar bastante a depender de uma série de fatores como os honorários médicos, a região, custos hospitalares, entre outros. Porém, esse procedimento pode ser encontrado na rede particular por valores que variam de R$ 1.000,00 a R$ 5.000,00.

Em que idade o prepúcio sai?

Essa condição é comum nos bebês e a tendência é que desapareça com o passar do tempo. Segundo informações do Ministério da Saúde, 20% das crianças com seis meses de idade já conseguem retrair o prepúcio e expor a glande, número que sobe para 50% aos três anos e chega a 99% quando o menino atinge os dezessete anos.

Como tirar o prepúcio sem cirurgia?

Exercício para tratar fimose

A movimentação adequada na região do prepúcio do seu filho durante a hora do banho pode garantir um tratamento eficaz para “eliminar” a fimose, garantindo que essa condição fisiológica desapareça naturalmente com o tempo, mesmo nos primeiros anos de vida.

Como puxar o prepúcio para trás?

Em alguns casos, se indicado pelo seu médico, pode ser tentada a realização de ginástica prepucial (fazer um exercício que a permita a retração cuidadosa do prepúcio (“puxar a pele para trás”), durante o banho com água tépida e aplicação de uma pomada tópica de corticoide (ex. betametasona), durante várias semanas.

Pode ficar com a glande exposta?

A natureza nos fez com a glande recoberta pelo prepúcio, porém não há problema em mantê-la exposta, o que facilita a higiene local, algo muito importante. Não há como mantê-la permanentemente exposta sem cirurgia (postectomia). Espero ter ajudado!

É normal ter fimose com 40 anos?

Existe sim, e é o que chamamos de fimose secundária. A fimose secundária pode surgir tanto na adolescência quanto na vida adulta e, além do câncer de pênis, quando não tratada pode causar problemas também no desempenho sexual.

Tem como tirar a fimose com a mão?

Tem como tirar fimose infantil com a mão? Tirar a fimose infantil com a mão, ou seja, forçar a abertura da pele, não é indicado! A pele ali é apertada e tentar forçar o movimento dela ao redor da glande, sem nenhum tipo de pomada para ajudar, pode acabar machucando a criança, e ninguém quer isso.

Como relaxar o prepúcio?

Pomadas - Pomadas à base de corticóides com propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antibióticas facilitam o deslizamento e o deslocamento da pele sobre a glande. A pomada indicada pelo médico urologista é aplicada 2 vezes ao dia, durante 30 dias, período geralmente necessário para a resolução do problema.

É normal ter 16 anos e ter fimose?

De acordo com a SBU, a estimativa é de que 97% dos meninos nascem com a fimose. Ao atingirem os três anos de idade, a prevalência cai para cerca de 10% e, na adolescência, 3%. O principal sinal de que a pele está em excesso é quando, ao puxá-la do prepúcio, não é possível expor a cabeça do pênis.

Pode dormir com a glande exposta?

É boa idéia checar com o urologista a causa das suas dificuldades. Além disso, recomenda-se deixar a glande exposta por algumas horas (por exemplo, no quarto, à noite) e, na hora do banho, fazer uma massagem bem leve com uma esponja na região.

Como o prepúcio deve ficar?

Após o nascimento do bebê, o prepúcio é preso no lugar e não pode ser puxado para trás sobre a ponta do pênis. Isso é normal. Ao longo do tempo, o prepúcio irá se soltar. Mas pode levar anos até que o prepúcio possa ser puxado para trás completamente sobre a ponta do pênis.

Porque a minha glande não sai?

Fimose não é uma doença. Homens nascem, muitas vezes, com um excesso de pele no pênis, de forma que a glande fica completamente coberta. Essa pele não possui abertura suficiente, impossibilitando que a glande seja exposta.

É normal o prepúcio cobrir a glande?

A glande é a parte mais sensível, por isso, conta com uma proteção quando o pênis está flácido. Essa proteção é uma pele chamada prepúcio, que recobre toda a cabeça do pênis. Mas, essa pele pode ser maior que deveria e ficar mais aderida à área, o que dificulta que a cabeça fique exposta.

É normal ter fimose até quantos anos?

Até que idade é normal ter fimose? Em geral, é normal ter algum grau de fimose até os 5 anos de idade. A retração pode acontecer naturalmente muitos anos depois, até na adolescência, mas a partir dos 5 anos recomenda-se ficar de olho junto com o pediatra para decidir sobre o início de algum tratamento.

O que muda no homem circuncidado?

Pouca coisa muda após a circuncisão masculina. Em termos estéticos, a diferença é que o homem circuncidado não terá mais o prepúcio e sua glande ficará sempre exposta, o que dá um visual mais enxuto e delicado ao membro.

Quais as desvantagens da circuncisão?

As complicações mais comuns são o sangramento, infecções, estenose do canal (o estreitamento da uretra) e ataques de pânico”, defende a organização. Os principais motivos médicos que podem levar à circuncisão são a fimose, a parafimose e a balanopostite.

Artigo anterior
Qual a data certa para fazer o Teste do Pezinho?
Artigo seguinte
Como é utilizada a água do rio Mearim?