É necessário retirar o apêndice?

Perguntado por: Nicole Araújo  |  Última atualização: 15. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (15 avaliações)

Indicações da apendicectomia
Como não é um órgão essencial, a sua remoção não afeta o correto funcionamento do organismo. Na maioria das vezes, a apendicectomia é realizada em casos de apendicite aguda. A apendicite é uma inflamação dolorosa do apêndice e que requer tratamento imediato.

O que acontece se não operar apendicite?

O que é Apendicite Supurada? Ocorre em pessoas que não procuraram tratamento médico (realizaram a cirurgia) com a rapidez necessária e a inflamação causou o rompimento do apêndice. Quando o apêndice rompe pode acontecer uma infecção generalizada no abdômen a qual é dada o nome de peritonite.

Precisa tirar apêndice?

Tratamento de Apendicite

O tratamento da apendicite é cirúrgico, ou seja, o apêndice inflamado precisa ser retirado durante uma cirurgia, em que a pessoa está anestesiada, no hospital. O procedimento é conhecido como apendicectomia. O apêndice não é substituído durante a cirurgia, apenas é feita a sua remoção.

Quando retirar o apêndice?

Quando se deve fazer cirurgia para retirar

A cirurgia para retirar o apêndice, também conhecida como apendicectomia, deve ser feita apenas quando o apêndice está inflamado, pois existe um elevado risco de estourar e provocar uma infecção generalizada.

Pode tirar o apêndice sem ter apendicite?

Sim. Em alguns casos oncológicos (câncer) do apêndice ou de outros órgãos onde há acometimento do apêndice ou risco elevado, deve-se fazer a remoção. Condições benignas também podem indicar em alguns casos, tais como mucocele do apêndice, endometriose e doença inflamatória intestinal.

Minha CIRURGIA de APENDICITE - SINTOMAS, PÓS-OPERATÓRIO e RECUPERAÇÃO

39 questões relacionadas encontradas

Como vive uma pessoa sem apêndice?

Apêndice

Com a evolução biológica do corpo humano, atualmente ele não apresenta mais uma função que interfira no desenvolvimento dos sistemas do corpo humano. A retirada do apêndice não causa prejuízo ao organismo.

Pode nascer sem apêndice?

Isto é, nem todos os indivíduos nascem com o apêndice em seu organismo. Segundo os dados disponíveis, a cada 1 de 100.000 pessoas, não o possuem, enquanto a pequena parcela que possui, está susceptível a sofrer de apendicite, uma inflamação ocasionada nesse órgão.

Para que serve o apêndice no ser humano?

Você já deve ter ouvido que o apêndice não serve para nada além de inflamar. Mas a verdade é que este órgão linfático ligado ao intestino grosso tem sua função. Em 2007 cientistas da Universidade Duke, nos EUA, divulgaram que a função do apêndice é fabricar e servir como depósito de bactérias que auxiliam na digestão.

O que pode ser confundido com apendicite?

Doença inflamatória intestinal

A doença inflamatória intestinal refere-se à doença de Crohn e à colite ulcerativa, que se caracterizam por uma inflamação do intestino, levando à ocorrência de sintomas muito semelhantes às da apendicite, como dor abdominal, diarreia e febre.

Quais são os principais alimentos que causam apendicite?

"A apendicite é causada por diversos fatores, que incluem constipação intestinal (prisão de ventre), excessos de comida, má alimentação e alimentos com baixo teor em fibra, como: ultraprocessados, fast foods, excesso de massas, doces e carnes vermelhas gordas.

Quanto tempo uma pessoa pode ficar com apendicite?

O processo de inflamação tende a ser muito rápido e pode durar por volta de 12 a 18 horas. As primeiras sensações de incômodo surgem ao redor do umbigo, mas é comum que a dor se concentre no lado inferior direito do abdome.

Como cuidar da apendicite sem cirurgia?

Uma outra excelente solução caseira para apendicite crônica é o chá de cebola, pois a cebola possui propriedades anti-inflamatórias que aliviam os sintomas causados pela apendicite, como dor intensa no lado direito do abdômen. Cozinhar a cebola na água por 15 minutos, depois tampar e deixar repousar por 10 minutos.

Tem como morrer em uma cirurgia de apendicite?

Em caso de dor forte e localizada do lado direito na parte baixa do abdômen, procure ajuda imediatamente, pois apendicite pode evoluir em algumas horas e levar à morte se o paciente não for tratado a tempo.

Quando a apendicite é grave?

A apendicite aguda é uma doença de início abrupto e evolução rápida. Se o diagnóstico demorar muito, o apêndice pode romper e contaminar toda a cavidade abdominal. Esse é um quadro grave e que pode levar à morte.

Quantas pessoas morrem de apendicite?

Em meio à pandemia de Covid-19, o número de brasileiros que morreram de apendicite aguda aumentou 14,2% em 2020 em comparação com 2019, segundo dados do portal Datasus, do Ministério da Saúde, tabulados pela Agência Einstein. Foram 879 óbitos no primeiro ano da pandemia ante 770 no ano anterior.

Como descartar o fato de ser apendicite?

Se acha que pode estar com uma apendicite, assinale os sintomas para saber quais as suas chances:
  1. 1.Dor ou desconforto abdominal. ...
  2. 2.Dor intensa no lado inferior direito da barriga. ...
  3. 3.Náuseas ou vômitos. ...
  4. 4.Perda de apetite. ...
  5. 5.Febre baixa persistente (entre 37,5º e 38º) ...
  6. 6.Mal estar geral. ...
  7. 7.Prisão de ventre ou diarreia.

O que causa apendicite fotos?

Possíveis causas

A apendicite aguda é causada principalmente pela obstrução do apêndice por fezes muito secas. Mas também pode acontecer devido à presença de parasitas intestinais, cálculos biliares, aumento dos gânglios linfáticos da região e lesões traumáticas no abdômen, por exemplo.

Quais os tipos de apendicite que existe?

Apendicite: aguda, crônica e recorrente.

Quais são os órgão que eu não preciso?

Estes são alguns dos "órgãos não vitais".
  • Baço. Este órgão está situado na parte posterior esquerda do abdômen, debaixo das costelas. ...
  • Estômago. ...
  • Órgãos reprodutores. ...
  • Cólon. ...
  • Vesícula biliar. ...
  • Apêndice. ...
  • Rins.

Qual é a parte mais frágil do corpo humano?

Apesar de ter tanta relevância para as nossas defesas, o baço é um órgão dos mais frágeis e pode sair danificado até com uma simples pancada.

Qual a única parte do corpo que não cresce?

Um deles é que o olho é a única parte do corpo humano que nunca cresce.

Quem opera apendicite tem tendência a engordar?

De forma alguma. Se está emagrecendo após esta cirurgia, devem ser investigadas outras causas. Olá , Isto é muito relativo, deverá ser avaliado o habito alimentar primeiramente, se estiver se alimentando bem, não é normal a perda de peso.

Qual é o órgão mais importante do corpo humano?

Embora cada órgão tenha uma função específica, todos trabalham como uma orquestra, na qual o cérebro é o maestro. Isso ocorre porque o cérebro é o responsável por enviar comandos as outros órgãos e, assim, todos atuam juntos.

Quais os riscos de uma cirurgia de apendicite?

As principais complicações da cirurgia para apendicite são a prisão de ventre e a infecção da ferida e, por isso, quando o paciente fica mais de 3 dias sem defecar ou apresenta sinais de infecção, como vermelhidão na ferida, saída de pus, dor constante ou febre acima de 38ºC deve informar o cirurgião para iniciar o ...

O que é apendicite grau 4?

Classificação da apendicite

Grau 1: apêndice normal; Grau 2: apêndice hiperemiado e edemaciado; Grau 3: apêndice com exsudato fibrinoso; e. Grau 4: apêndice perfurado podendo evoluir para peritonite generalizada.

Artigo anterior
Quanto tempo demora para os pelos da sobrancelha crescer?
Artigo seguinte
Qual é o CID da fibromialgia?