É necessário registrar pseudônimo?

Perguntado por: Irina Iris Moreira Nogueira  |  Última atualização: 7. Mai 2024
Pontuação: 4.8/5 (31 avaliações)

Sim, precisam! Independentemente se o nome artístico é considerado famoso ou não, inclusive, o ideal é registrar já no início da carreira para evitar que outras pessoas usem o mesmo nome futuramente.

É preciso registrar um pseudônimo?

Não há nada de errado ou de incomum no registro de apelidos, nomes artísticos e pseudônimos como marca. E, tendo em vista as normas estipuladas pela Lei nº 9.279/96 (Lei de Propriedade Intelectual - LPI), é plenamente viável e necessário assegurar o registro dessas marcas, tal como qualquer outra.

Quanto custa para registrar um pseudônimo?

Para registrar seu nome artístico, é preciso pagar 2 taxas principais, uma para iniciar o processo de registro e outra somente quando a marca for aprovada: (389)Taxa de abertura do pedido de registro– Valores com desconto: R$142,00; (372) Taxa de concessão da marca (primeiro decênio) – Valor com desconto: R$298,00.

É autorizado o uso do pseudônimo?

O Código Civil, no entanto, é claro na proteção ao uso de pseudônimo para fins lícitos. Dessa forma, o sigilo de identificação da pessoa que adota um pseudônimo só deve ser quebrado em caso de utilização para atividades ilícitas, sob pena de violação de seus direitos de personalidade e da sua dignidade.

O que é pseudônimo no direito civil?

O pseudônimo já foi conceituado como “o nome, diverso do nome civil, usado por alguém, licitamente, em certa esfera de ação, com o fim de, nessa esfera, projetar uma face especial da própria personalidade”[2].

USAR PSEUDÔNIMO É BOM OU RUIM PRO AUTOR?

21 questões relacionadas encontradas

Onde se coloca o pseudônimo?

Ele pode aparecer no nome da seção, antes do título, abaixo do título ou após o último parágrafo. Na sua proposta, se não houver indicação, pode colocar ou depois do título ou depois do último parágrafo.

Como criar um pseudônimo?

Como posso registrar um pseudônimo? O registro de um pseudônimo não é como o registro de um nome civil, é um registro de marca. Ele é feito junto ao INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial, no caso do pseudônimo, é recomendado recorrer ao auxílio de um especialista neste tipo de registro.

Por que usar um pseudônimo?

Motivos pelos quais os autores criam um pseudônimo

Os autores criam pseudônimos por diversos motivos, que podem incluir, mas não estão limitados a: Anonimato e Privacidade: Alguns autores preferem manter suas identidades privadas para evitar a atenção pública ou proteger sua vida pessoal.

Qual é a proteção conferida ao pseudônimo por nosso ordenamento jurídico?

O pseudônimo, desde que adotado para atividades lícitas, goza da mesma proteção conferida pela lei ao nome14. Trata-se de extensão natural da proteção do direito ao nome.

Pode publicar livro com pseudônimo?

Posso usar pseudônimos para publicar meu livro? Você pode usar um pseudônimo para publicar seus livros. Após a publicação, poderemos solicitar uma cópia dos direitos do seu livro.

Qual a diferença entre pseudônimo e nome artístico?

Um nome artístico é um pseudônimo de conotação profissional, usado por exemplo por artistas, comediantes, palhaços, DJs, etc.

Como saber se um nome artístico já existe?

Acessar o site e clicar em "Consulta Pública de Artistas e Bandas Musicais". Web : http://www.turismocommusica.turismo.gov.br. Escrever o nome do artista ou da banda musical e clicar em pesquisar.

Como oficializar nome artístico?

O profissional interessado em dar entrada no Registro Profissional deve realizar o cadastro do pedido no SIRPWEB através do site: www.sirpweb.mte.gov.br e protocolar os documentos necessários em uma das Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego ou Gerências e Agências Regionais do Trabalho e Emprego.

O que é um pseudônimo exemplo?

Um pseudônimo é um nome fictício que um escritor ou uma escritora usa para publicar suas obras. Por exemplo, você já ouviu falar de Richard Bachman? Talvez você o conheça como Stephen King.

Pode registrar nome próprio no INPI?

A resposta é sim! Pela Lei de Propriedade Industrial (nº 9279/96), qualquer pessoa pode registrar nomes próprios, sobrenomes e assinaturas.

É possível reclamar perdas e danos em caso de violação a direito da personalidade?

Código Civil/2002

Art. 12. Pode-se exigir que cesse a ameaça, ou a lesão, a direito da personalidade, e reclamar perdas e danos, sem prejuízo de outras sanções previstas em lei.”

O que é imutabilidade do nome?

Procura-se evitar que a pessoa natural a todo instante mude de nome,seja por mero capricho, ou até mesmo má-fé,visando ocultar sua identidade, o que poderá se traduzir em prejuízo a terceiros.

O que é o nome da pessoa natural e como o mesmo é composto?

É o nome próprio ou nome de batismo, escolhido pelos pais por ocasião do registro de nascimento, para individualizar seu portador. Pode ser simples (Luiz, Maria) ou composto (Luiz Carlos, Maria Regina). Os oficiais do registro civil não deverão registrar prenomes que venham expor seus portadores ao ridículo.

Por que George Orwell mudou de nome?

George Orwell

Alguns dos seus primeiros livros narravam as experiências do autor vivendo nas grandes cidades em condições de pobreza e até na rua. Para evitar relacionar o nome da família à condição de “vagabundo” e “mendigo”, escolheu o pseudônimo George Orwell, que ficou mundialmente famoso posteriormente.

O que é pseudônimo língua portuguesa?

Que não se confunda “pseudônimo” com “heterônimo”, já que este é a atribuição de um outro nome, imaginário, com qualidades e tendências próprias, individuais, diferentes das do criador, como muito bem fez Fernando Pessoa.

Qual a diferença entre codinome e pseudônimo?

Você esconde sua identidade atrás de um pseudônimo. O codinome protege sua identidade. Com um pseudônimo, você não quer se revelar.

Qual o pseudônimo de Chico Buarque?

Julinho da Adelaide: pseudônimo de Chico Buarque para assinar suas canções na ditadura militar.

Quando o autor assina com outro nome?

Um poeta, escritor ou jornalista que não pode ou não quer usar seu nome verdadeiro na assinatura da obra pode utilizar um pseudônimo, que tem o objetivo de mascarar a sua identidade. A escritora J. K. Rowling, escritora do aclamado Harry Potter, utilizou um pseudônimo quando decidiu fazer uma série de livros policiais.

Como registrar nome artístico grátis?

O que é e como registrar um nome artístico?
  1. Consulte os registros prévios do nome ou da marca em www.inpi.gov.br;
  2. Em seguida você verá se há algum dono para esse termo;
  3. Logo depois, este nome artístico pode ser registrado, inserindo todas as informações que lhe forem solicitadas.

Artigo anterior
Como potencializar o cheiro do perfume?
Artigo seguinte
Quem Do Now United namora?