É necessário registrar o direito real de laje no Registro de Imóveis?

Perguntado por: Nicole Pinto de Reis  |  Última atualização: 7. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (55 avaliações)

viabilidade jurídica de edificação. real de laje ocorrerá por meio da abertura de uma matrícula própria no registro de imóveis e por meio da averbação desse fato na matrícula da construção-base e nas matrículas de lajes anteriores, com remissão recíproca.

Como registrar o direito de laje?

Para tanto, os proprietários devem providenciar o Habite-se perante a Prefeitura Municipal e a certidão negativa de débitos do INSS, o que é feito perante o Cartório de Registro de Imóveis competente. Na sequência, poderá ser lavrada a escritura pública de instituição de direito de laje no Cartório de Notas.

Como regularizar o direito de laje?

Como solicitar o Direito de Laje? O proprietário deve comparecer no Tabelionato de Notas com os documentos pessoais, RG, CPF, certidão de casamento ou de óbito, se for viúvo, o número de inscrição na prefeitura e a certidão da matrícula do imóvel que conste a averbação da nova construção.

Quais são os documentos necessários para que um direito real de laje seja reconhecido?

Entre a documentação exigida pelo cartório, há alguns documentos que serão sempre exigidos. São eles, os documentos pessoais do proprietário, número de inscrição do imóvel na Prefeitura e a certidão da matrícula do imóvel que conste a averbação das demais construções.

O que se registrar no Registro de Imóveis?

Devem ser registrados na matrícula do imóvel os atos translativos ou declaratórios da propriedade imóvel e os constitutivos de direitos reais, ou seja, atos que resultarão na mudança do proprietário (Ex.: compra e venda, formal de partilha, doação etc.)

Direito de LAJE - PUXADINHO - contrato, registro do puxadinho

28 questões relacionadas encontradas

O que pode dar errado no Registro de Imóveis?

Inúmeras situações podem impedir o registro entre elas diferença no cadastro da prefeitura e do cartório, divergências na documentação dos vendedores e compradores e escrituras(caso em que o vendedor comprou o imóvel como solteiro já estando casado), construção no terreno não legalizada, enfim, são muitas situações que ...

O que é necessário para registrar um imóvel?

Quais são os 9 passos sobre como tirar escritura de imóvel?
  1. Saiba onde fazer. ...
  2. Reúna a documentação exigida pelo cartório. ...
  3. Verifique as certidões negativas. ...
  4. Recolha o Imposto de Transmissão – ITBI. ...
  5. Espere a análise do tabelião. ...
  6. Compareça ao cartório. ...
  7. Leve a escritura ao Ofício de Registro de Imóveis.

Quem tem direito de laje?

Define-se o direito real de laje como nova modalidade de propriedade, na qual o titular adquirente torna-se proprietário de unidade autônoma consistente de construção erigida sobre acessão alheia, sem implicar situação de condomínio tradicional ou edilício.

O que é o direito real de laje?

Popularmente conhecido como “puxadinho”, o direito real de laje consiste na relação jurídica estabelecida entre o proprietário do solo, chamado pela lei de proprietário da construção-base que cede ao lajeário o direito de construir no seu espaço aéreo e/ou subsolo criando unidade imobiliária autônoma e distinta daquela ...

Como registrar um puxadinho?

Para legalizar o puxadinho, o morador deve apresentar o projeto assinado por um arquiteto ou engenheiro civil. É preciso o registro de responsabilidade técnica, carteira do conselho do profissional, além da documentação do imóvel (RGI—certidão de ônus reais) e do proprietário.

Como regularizar um puxadinho?

O proprietário precisa ir a um cartório de notas levando RG e CPF, certidão de casamento ou de óbito se for viúvo, o número de inscrição do imóvel na prefeitura e a certidão da matrícula do imóvel onde conste a averbação da nova construção. Os donos das moradias registradas passarão a pagar impostos como o IPTU.

É possível ter uma nova construção em cima de uma laje?

' 'Art. 1.510-B. É expressamente vedado ao titular da laje prejudicar com obras novas ou com falta de reparação a segurança, a linha arquitetônica ou o arranjo estético do edifício, observadas as posturas previstas em legislação local. ' 'Art.

Pode vender laje?

O proprietário de um imóvel pode ceder o direito de laje sobre sua propriedade quando preenchidos os requisitos, devendo procurar a devida assessoria jurídica para a regularização do registro. ... Cada imóvel terá seu número de matrícula, permitindo a transferência e a comercialização de forma autônoma.

O que é o direito de superfície?

O direito de superfície é uma exceção ao milenar princípio da acessão segundo o qual o dono do solo fica proprietário de tudo que nele adere, e não pode ser retirado sem fratura ou deterioração.

Qual a diferença entre unidade autônoma e laje sobreposta?

A propriedade de unidade autônoma em condomínio, de fato, é propriedade plena de imóvel horizontal sujeito a regras de convivência, legais e convencionais. O direito de Laje Sobreposta, diferentemente não pode ser assim considerado.

Como funciona o processo de usucapião?

Para entrar com o pedido de usucapião ordinária, a pessoa precisa ter posse do imóvel por 10 anos continuadamente. O prazo pode ser reduzido para cinco anos caso o local seja a moradia do possuidor ou se algum investimento econômico ou social tenha sido feito do local.

O que é um direito real?

Direito real é um conjunto de princípios e regras que disciplina uma relação jurídica entre pessoas tendo em vista bens. Não existe relação jurídica entre pessoas e coisas. As relações são entre pessoas.

O que é o direito real de habitação?

​​Para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), o direito real de habitação tem como finalidade principal garantir o direito constitucional à moradia ao cônjuge sobrevivente, tanto no casamento como na união estável (EREsp 1.520.294 e Aglnt no Resp 1.757.984).

O que é a concessão de direito real de uso?

“Concessão de direito real de uso – é o contrato pelo qual a Administração transfere o uso remunerado ou gratuito de terreno público a particular, como direito real resolúvel, para que dele se utilize em fins específicos de urbanização, industrialização, edificação, cultivo ou qualquer outra exploração de interesse ...

Quanto custa para fazer o registro de um imóvel?

Registro: A taxa de registro é cobrada diretamente pelo Cartório de Registro de Imóveis e também pode variar de acordo com as leis de cada estado. Em média, custa aproximadamente 1% do valor venal do imóvel. Portanto, para um imóvel com valor de R$ 300 mil, você deverá pagar em média 3 mil reais pela taxa de registro.

Como registrar um imóvel pela primeira vez?

Para registrar um imóvel deve haver formalização da intermediação do imóvel com a escritura pública de compra e venda. Deverá ir ao cartório de notas aonde um tabelião ou notário irá registrar o seu imóvel.

Quem pode registrar um imóvel?

Só quem registra o imóvel é considerado o proprietário, independentemente da existência de contrato de promessa de compra e venda. Se a pessoa lavrar a escritura e não registrar, o imóvel permanecerá no nome do vendedor. O que pode acontecer é o vendedor agir de má fé e negociar diversas vezes o mesmo imóvel.

O que impede de passar escritura?

Ter dívidas

Se houver algum pagamento em aberto, isso pode resultar em irregularidades que anulam o processo de compra e venda do imóvel. Esse tipo de situação pode ocorrer se o vendedor tiver alguma dívida no momento do negócio ou inadimplência relacionada ao imóvel, ainda mais se for com impostos.

Quanto custa uma retificação?

O valor de uma retificação de certidão varia muito de estado para estado. O preço em São Paulo, por exemplo, é de R$ 138,60 por certidão retificada.

O que é mais caro escritura ou Registro de Imóveis?

Escritura e registro do imóvel

Afinal, é nesse documento que consta a descrição da edificação e o preço acordado entre as partes negociantes. O registro propriamente dito costuma apresentar o valor mais alto entre as taxas do cartório.

Artigo anterior
Como calcular alíquota MEI?
Artigo seguinte
Quais são as 20 maiores cidades do mundo?