É necessário procuração para notificação extrajudicial?

Perguntado por: Mário Amorim de Amorim  |  Última atualização: 20. Juni 2025
Pontuação: 5/5 (34 avaliações)

ação CAUTELAR DE EXIBIÇÃO DE DOCUMENTOS. NOTIFICAÇÃO EXTRAJUDICIAL SUBSCRITA POR ADVOGADO SEM PROCURAÇÃO. A notificação extrajudicial é válida quando inequivocamente chega ao destinatário, não ocorrendo nulidade se estiver desacompanha de instrumento de mandato.

Precisa de procuração para fazer notificação extrajudicial?

Para registrar uma notificação extrajudicial, o interessado deve se dirigir ao Cartório de Registro de Títulos e Documentos com a documentação que se deu origem à notificação, como, por exemplo: contrato de locação de imóvel, duplicata, nota promissória, revogação de procuração pública.

O que é necessário para uma notificação extrajudicial?

Tanto quem notifica quanto quem receberá a notificação precisam ser identificados em algum lugar no texto da notificação com o maior número possível de detalhes: nome completo, RG e CPF (ou CNPJ, para pessoas jurídicas), endereço completo com CEP.

Sou obrigada a assinar uma notificação extrajudicial?

Quem pode notificar

Qualquer pessoa pode notificar extrajudicialmente outra, mas o deve ser feita e assinada por um advogado, pois este tem a capacidade técnica para manusear corretamente este instituto legal.

Precisa reconhecer firma de notificação extrajudicial?

Importante: A notificação deve ser entregue em 3 (Três) vias. As 3 vias da Notificação devem ter firma reconhecida.

Notificação extrajudicial - Para que serve e como fazer?

31 questões relacionadas encontradas

Quem pode assinar a notificação extrajudicial?

Qualquer pessoa pode notificar extrajudicialmente outra, porém, a carta deve ser feita e assinada por um advogado. Isso porque ele terá a capacidade técnica de manusear a ação com base na lei.

Quem pode assinar uma notificação extrajudicial?

Quem pode fazer uma notificação extrajudicial? Qualquer pessoa ou empresa pode fazer uma notificação extrajudicial, diante de qualquer situação. Os tópicos comuns são as que já mencionamos: cobranças, solicitação de cancelamento, etc. Da mesma maneira, qualquer pessoa pode receber tal aviso.

É válida notificação extrajudicial por e-mail?

Em geral, as notificações extrajudiciais são admitidas como meio de prova, desde que seja possível comprovar o conteúdo da mensagem enviada, bem como o envio e recebimento seguro, por meio de registro formal, para garantir sua validade jurídica.

Quando uma notificação extrajudicial é considerada válida?

Tema 530/STJ - tese firmada: "A notificação extrajudicial realizada e entregue no endereço do devedor, por via postal e com aviso de recebimento, é válida quando realizada por Cartório de Títulos e Documentos de outra Comarca, mesmo que não seja aquele do domicílio do devedor."

Como invalidar uma notificação extrajudicial?

É inválida a notificação extrajudicial quando não realizada através de carta registrada enviada por intermédio de Cartório de Títulos e Documentos. inteligência do art. 2º , § 2º , do Decreto-Lei nº 911 /69.

É válida notificação extrajudicial por WhatsApp?

A notificação por whatsapp somente supera o vício formal caso haja a ciência inequívoca do recebimento pelo real destinatário da mensagem. O vício formal da notificação somente será superado quando, por exemplo, existir uma confirmação expressa do recebimento pelo real destinatário, o que não há no caso em tela.

Como se defender de uma notificação extrajudicial?

Se o que e, solicitado na notificação extrajudicial não tiver procedência, ou seja, trate-se, por exemplo, de uma obrigação que você já cumpriu, procure respondê-la por escrito, com aviso de recebimento, informando: como, quando e onde você a satisfez, guarde esse comprovante de resposta.

Como funciona a notificação extrajudicial via cartório?

A notificação extrajudicial abrange o registro de uma carta ou documento, em papel ou em meio eletrônico, e sua entrega ao destinatário indicado pelo requerente, a fim de dar a ele ciência do conteúdo registrado.

Como fazer procuração sem ir ao cartório?

  1. Entre em contato com um tabelião de notas e agende uma videoconferência para fazer a procuração. ...
  2. No dia e horário agendado para o ato, acesse o link enviado em seu e-mail pelo celular ou computador com webcam. ...
  3. Faça login no site e-Notariado com seu Certificado Digital e participe da videoconferência.

Qual o valor de uma notificação extrajudicial?

O custo da notificação extrajudicial varia conforme a quantidade de páginas da notificação, ou de endereços para as diligências. Em regra, o custo de uma notificação é de aproximadamente R$ 190,00 (para o ano de 2024), considerando um documento de uma só página e um só endereço para diligência.

Como enviar uma notificação extrajudicial online?

Notificca em 5 etapas 🖐
  1. Faça upload do documento em . pdf;
  2. Coloque o nome, email e CPF ou CNPJ do destinatário;
  3. Confirme o envio e receba o certificado;
  4. Seja avisado do status da notificação.

O que não pode faltar numa notificação extrajudicial?

Todas informações, tanto do notificante como do notificado, por exemplo: Nome completo, RG, CPF, endereço, profissão e estado civil.

O que acontece se eu não pagar cobrança extrajudicial?

O que acontece se não pagar uma cobrança extrajudicial? A penhora de dinheiro é um dos problemas por você não pagar uma dívida após assinar a carta extrajudicial.

O que acontece depois de uma notificação extrajudicial?

Assim, as Notificações Extrajudiciais são feitas pelo setor de Registro de Títulos e Documentos, sendo o ato por meio do qual se pode dar conhecimento oficial e legal do conteúdo de um documento à terceiros. A fé pública de que dispõe o oficial notificador torna a notificação um documento de alto valor jurídico.

Qual o prazo para resposta de notificação extrajudicial?

O PRAZO da contranotificação pode ser pré-definida pelo próprio notificante e em casos específicos PODE ser delimitado pela lei, como é o caso de notificação extrajudicial de protesto de títulos onde o prazo é de 15 dias [Decreto 0745/69].

Como é feita a cobrança extrajudicial?

Em geral, a abordagem da cobrança extrajudicial é feita por meio de notificações e comunicações diretas com o devedor, que são enviadas via Correios por AR (aviso de recebimento) ou, então, entregues por meio de oficial de cartório, caso o credor opte por formalizar a tentativa de acordo amigável.

Quanto tempo dura uma cobrança extrajudicial?

Em cinco anos, prescrevem as dívidas líquidas contraídas de instrumento público ou particular. Quando a lei não determina prazo menor, a prescrição ocorre em 10 anos.

Como fazer uma notificação extrajudicial sem advogado?

Conforme o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), as notificações extrajudiciais podem ser realizadas por qualquer pessoa, devendo conter:
  1. Nome e endereço completos da pessoa a ser notificada (o destinatário da notificação);
  2. Título “Notificação Extrajudicial”;
  3. Data e assinatura; e.

Pode receber intimação extrajudicial por SMS?

A notificação extrajudicial por SMS é válida desde que esteja de acordo com os requisitos legais estabelecidos por leis.

É válida a citação por telefone?

\nNo processo civil, é possível admitir a utilização de telefone para realização de citação, desde que sejam adotados todos os cuidados para comprovar a identidade do destinatário.

Artigo anterior
Como saber a agência da conta Social Digital?
Artigo seguinte
São Sebastião é feriado nacional?