É necessário fazer curetagem com 7 semanas?
Perguntado por: Ângela Vera Marques Amaral Fernandes | Última atualização: 10. Juni 2025Pontuação: 4.2/5 (36 avaliações)
Tenho que fazer curetagem? Em muitos casos, podemos esperar em torno de 4 semanas para dar a chance do abortamento completo acontecer e não ser necessária a realização de um procedimento cirúrgico, porém, caso esta seja a opção da paciente e de seu médico, o acompanhamento deve ser rigoroso.
Faz curetagem com 7 semanas?
#Ponto importante: A curetagem com esvaziamento cirúrgico é realizada preferencialmente até idade gestacional de 12 semanas, visto que fetos acima disso já possuem espículas ósseas, aumentando o risco de lesão uterina durante o procedimento.
Quando não é necessário fazer curetagem?
Os abortos abaixo de 8 semanas geralmente são completos, sem necessidade de curetagem.
Precisa fazer curetagem com 2 meses?
Até 8 semanas de gravidez, a grande chance é de ocorrer um abortamento completo e de a curetagem não ser necessária. Acima de 8 semanas, o risco é de um aborto incompleto é uma curetagem pode ser necessária.
Como saber se é preciso fazer curetagem?
- Sangramento uterino anormal;
- Sangramento após a menopausa;
- Dor menstrual intensa;
- Anormalidades nas células endometriais.
CURETAGEM: Por que é feito este procedimento ?
O que pode substituir a curetagem?
CONCLUSÕES: O uso do misoprostol vaginal é uma segura e eficaz alternativa à curetagem uterina para gestações interrompidas no primeiro trimestre, sendo melhor em gestações até 8ª semana. O intervalo de tempo até o esvaziamento foi menor em gestações que foram interrompidas mais precocemente.
Quanto tempo o corpo leva para expelir o feto?
Isso acontece em até duas semanas, após determinar que o embrião tenha morrido. Mas o processo pode demorar de três a quatro semanas em alguns casos. O que torna o momento muito difícil emocionalmente. E caso a expulsão não aconteça, será necessário tratamento médico ou cirúrgico.
Quando perde um bebê de 8 semanas o que fazer?
Converse com o seu médico sobre a liberação para uma nova gravidez, liberação para relações sexuais, liberação para atividades físicas e liberação para atividades de vida habituais. Para saber se tudo está bem com você, a sua avaliação clínica pelo seu médico é importante.
Como saber se tem resto de feto?
- Sangramento: Um dos principais sintomas é o sangramento vaginal persistente ou intermitente após um aborto espontâneo. ...
- Dor Abdominal: Algumas mulheres podem sentir cólicas ou dores no abdômen, semelhantes às cólicas menstruais.
O que fazer para ajudar o corpo a expelir o feto?
Conduta Farmacológica. Outra opção para o tratamento de aborto retido é o de internar a paciente e fornecer medicamentos à base de ocitocina para provocar contrações uterinas. Dessa forma, a mãe passa por uma situação parecida com a de um parto normal e, assim, o embrião e os resíduos são expelidos.
É necessário fazer curetagem com 8 semanas?
O esvaziamento cirúrgico é a via preferencial para fetos com menos de 12 semanas. Isso porque a partir de então há presença de espículas ósseas incorrendo em risco de lesão uterina durante o procedimento. Ele pode ser feito com aspiração manual intrauterina (AMIU) ou curetagem.
O que acontece quando aborta e não faz curetagem?
As complicações do aborto clandestino incluem perfuração do útero, retenção de restos de placenta, seguida de infecção, peritonite, tétano, e septicemia.
É preciso fazer curetagem com 6 semanas?
Uma gravidez de 6 semanas tem grande chance de evoluir para um abortamento completo, isto é, você pode eliminar todos os restos ovulares sem necessidade de curetagem. Você tem o prazo de 4 a 6 semanas para que isso ocorra.
Como fica o útero após o AMIU?
Com o procedimento adequado e completo, geralmente não ocorrem alterações permanentes significativas na estrutura uterina, permitindo que o órgão se recupere e retorne ao seu estado pré-gravidez dentro de algumas semanas, mantendo sua função reprodutiva normal.
Qual o tempo de resguardo de uma curetagem?
No caso da curetagem ser feita após um aborto, a mulher deve ficar em resguardo, durante pelo menos 2 semanas a 1 mês e evitar gravidez nos 3 meses seguintes.
O que acontece se ficar resto de feto na barriga?
Se permanecerem alguns restos de feto ou placenta dentro do útero chamamos de abortamento incompleto. Neste caso a paciente poderá necessitar de um esvaziamento uterino sob anestesia (ex. curetagem). Qualquer resto de tecido dentro do útero pode significar riscos de infecções.
Como sai o feto quando perde?
Assim como durante a menstruação o útero se contrai para expelir o sangue, durante o aborto as contrações uterinas visam eliminar o feto e a placenta, limpar o útero e voltá-lo ao tamanho normal para reduzir o sangramento. Em razão , é comum que o aborto esteja associado a dores em cólicas constantes ou intermitentes.
Como saber se o feto foi expulso por completo?
Se um aborto espontâneo ocorreu, a ultrassonografia pode mostrar se o feto e a placenta foram expulsos completamente. Normalmente, o médico faz exames de sangue para medir um hormônio produzido pela placenta no início da gravidez denominado gonadotrofina coriônica humana (hCG).
É necessário repouso após aborto espontâneo?
Outro aspecto importante é que no caso de aborto, pela legislação, a mulher tem direito a 2 (duas) semanas de repouso, ficando assegurados seus salários e suas funções exercidas.
Quantas semanas é perigoso perder o bebê?
O médico ginecologista Roberto Nacco explica que a interrupção é dividida em precoce e tardia. “O abortamento precoce acontece até 12ª semana, enquanto o tardio acontece da 15ª a 22ª.
Precisa de repouso após aborto espontâneo?
“Tive um aborto espontâneo e preciso de ajuda. Não me disseram os cuidados que preciso ter. Quanto tempo de repouso preciso para me recuperar?” Alguns médicos recomendam um período de repouso de 1 a 2 semanas após a perda do bebê em relação à atividade sexual.
Pode acontecer de perder o bebê e não ter sangramento?
Seu diagnóstico provavelmente é aborto retido, ou seja, a gestação parou de evoluir, o embrião não tem batimentos cardíacos, porém ainda não apresentou sangramento. Nestes casos, a partir do diagnóstico, pode-se esperar que o seu organismo inicie o processo de abortamento espontaneamente por até 8 semanas.
Quanto tempo de repouso após um aborto?
O repouso habitual após uma curetagem por aborto incompleto é de cerca de sete dias. Posteriormente, poderá realizar suas atividades habituais e, inclusive, voltar a usar um contraceptivo, indicado pelo seu médico.
Quais são os sintomas de um feto morto na barriga?
Diagnóstico de natimorto
Geralmente são realizados exames para avaliar o feto. Esses exames incluem: Uma cardiotocografia: A frequência cardíaca do feto é monitorada enquanto o feto está parado e enquanto se movimenta. Para esse exame, o médico utiliza um dispositivo ligado ao abdome da mulher.
O que o Probiotico faz no intestino?
Quais são os números que indicam medidas?