É necessária anuência do credor para alienação de imóvel hipotecado?

Perguntado por: Renato Fernandes de Paiva  |  Última atualização: 29. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (72 avaliações)

Nos termos do artigo 1.475 do Código Civil, “é nula a cláusula que proíbe ao proprietário alienar imóvel hipotecado”. O Código Civil também não condiciona a alienação do bem hipotecado à anuência do credor.

É necessária a anuência do credor hipotecário?

RESPOSTA: Quando se trata de hipoteca cedular (cédula de crédito rural, cédula de crédito comercial, cédula de crédito industrial e cédula de crédito à exportação), a anuência do credor é obrigatória em caso de alienação do imóvel, por expressa previsão legal, devendo ser consultadas as leis respectivas.

Pode ser vendido um imóvel hipotecado?

Pelo direito de seqüela, a hipoteca acompanha o imóvel, esteja o imóvel sob domínio de quem for. Portanto, pode vender (ou prometer vender), permutar (ou prometer permutar), dar em pagamento, doar, transferir ao patrimônio de empresa (para integralizar capital social ou nos casos de fusão, cisão ou incorporação), etc.

Qual o risco de comprar um imóvel hipotecado?

Asssim, a regra geral, por ocasião da aquisição de imóvel, que está validamente hipotecado, com o gravamente devidamente registrado, é simples: o imóvel continua vinculado ao pagamento da dívida, de modo que o comprador poderá perder o direito à propriedade do bem, caso a dívida não seja paga.

Pode recair sobre o bem hipotecado mais de uma hipoteca?

7) O imóvel pode ser hipotecado mais de uma vez, mediante novo título, quer em favor do mesmo credor, quer de outra pessoa (CC, art. ... Salvo o caso de insolvência do devedor, o credor da segunda hipoteca, embora vencida, não poderá executar o imóvel antes de vencida a primeira.

Hipoteca (Direitos Reais) - Resumo Completo

36 questões relacionadas encontradas

É possível que um bem seja dado em hipoteca Mais de uma vez?

Sim. A nossa legislação permite que um mesmo imóvel seja dado em garantia de mais de uma dívida, desde que com outro título constitutivo. Pode ser em favor do mesmo credor ou de outro credor (artigo 1.476 do Código Civil). É possível, portanto, que o mesmo imóvel seja gravado com várias hipotecas.

Pode ter mais de uma hipoteca sobre o mesmo bem?

Em princípio, a lei admite a constituição de mais de uma hipoteca sobre um mesmo imóvel, nos termos da previsão do art. ... Portanto, a garantia do privilégio do primeiro credor somente se efetiva mediante o registro imobiliário do título respectivo.

Como comprar imóvel hipotecado?

Nesse caso, tanto o proprietário quanto o você fazem o pedido para a transição do bem. O banco, então, quita a dívida do antigo proprietário e realiza um novo empréstimo para o comprador. Dessa forma, você usa o dinheiro para realizar a compra, o antigo dono quita sua dívida e você começa a pagar tudo normalmente.

Como vender um imóvel hipotecado?

Imóvel hipotecado no SFH só pode ser transferido com a anuência do credor hipotecário. É necessária a anuência do credor para alienação de bens vinculados às Cédulas de Crédito Industrial, Comercial, à Exportação e Rural. Art.

O que acontece se não pagar a hipoteca?

Porém, se a pessoa não pagar o valor devido dentro do prazo estipulado, ela perde a posse do imóvel e a propriedade é transferida para o nome do banco. ... Assim como no caso da hipoteca, o consumidor só recebe algum reembolso se o valor da venda for superior ao do total da dívida.

Quem paga a baixa da hipoteca comprador ou vendedor?

A obrigação é do vendedor (ou construtora em imóvel na planta) e ela tem 30 dias após a quitação. Se passar este prazo, é possível conseguir uma autorização judicial (que geralmente sai em menos de 1 semana), para baixar a hipoteca. E o melhor, você não nos paga por isto.

Quem não pode dar em garantia à propriedade imóvel em hipoteca?

Os que são emancipados podem hipotecar livremente; os falidos não podem; os concordatários, somente com autorização judicial; o terceiro também pode se obrigar por outra pessoa, dando seus bens em garantia.

O que é Anuencia do credor?

A Carta de Anuência é uma declaração na qual o CREDOR autoriza que o título ou documento de dívida protestado seja cancelado.

O que é o direito de sequela?

Direito de sequela (jus persequendi)

O direito de sequela decorre da oponibilidade erga omnes, haja vista que o titular do direito real pode exercer o seu direito contra qualquer pessoa, reivindicando a coisa de quem quer que a detenha.

O que é uma cédula hipotecária?

Hipoteca cedular é a garantia de imóvel instituída por escritura pública e registrada na matricula do imóvel para garantir o pagamento do financiamento que ao ser transformada em titulo de crédito passa a se chamar hipoteca cedular. A hipoteca é transformada em titulo antes de adentrar o cartório de imóveis.

O que pode ser objeto de hipoteca?

Disciplina o artigo 1.473, do Código Civil, que "podem ser objeto de hipoteca: I - os imóveis e os acessórios dos imóveis conjuntamente com eles; II - o domínio direto; III - o domínio útil; IV - as estradas de ferro; V - os recursos naturais a que se refere o art.

Como saber se o imóvel está hipotecado?

Para saber se um imóvel está realmente hipotecado só existe uma única forma, onde você primeiramente deverá emitir a matricula atualizada dele e nela constará se existe ou não hipoteca e também se já foi baixada.

Quais são os efeitos da hipoteca?

Seu efeito principal é o de vincular um bem imóvel ao cumprimento de uma obrigação; porém, por outro lado, produz a hipoteca efeitos em relação ao devedor, ao credor, à relação jurídica em si mesma, a terceiros e aos bens gravados.

Quem compra imóvel hipotecado?

Sim, é possível, mas lembre-se de que a hipoteca acompanha o imóvel, então quem comprar o imóvel hipotecado, precisa estar ciente de que vai ser responsável pela hipoteca e caso ela não seja paga poderá perder o imóvel.

Como funciona a hipoteca de um imóvel?

A hipoteca é uma linha de crédito muito popular nos EUA. Consiste em colocar um imóvel como garantia para conseguir um empréstimo com juros baixos e prazos longos. ... Isso acontece porque nessas duas modalidades o devedor coloca o seu imóvel como garantia na operação de crédito.

Pode se alienar o bem hipotecado?

O imóvel hipotecado pode ser objeto de alienação fiduciária? - sim, desde que no contrato conste o gravame de forma clara, esclarecendo ao credor fiduciário as condições do negócio.

Qual a abrangência da hipoteca constituída sobre os bens imóveis?

A hipoteca abrange todas as acessões, melhoramentos ou construções do imóvel. Subsistem os ônus reais constituídos e registrados, anteriormente à hipoteca, sobre o mesmo imóvel. É nula a cláusula que proíbe ao proprietário alienar imóvel hipotecado.

O que é o credor pignoratício?

Está relacionado ao penhor (não confundir com a penhora, ou seja, ato executório do juiz) que é um direito real. A principal característica do direito real é o jus in re ou poder direto do titular sobre a coisa.

Que formalidade a hipoteca exige para ter validade?

Para que exista validade na hipoteca irá depender do preenchimento dos requisitos objetivos e subjetivos, sendo que o requisito formal trata-se do título constitutivo, especialização e registro no Cartório de Registro de Imóveis.

Qual a diferença de penhora e hipoteca?

Tanto o penhor como a hipoteca trata de direitos reais de garantia sobre coisas alheias. A diferença fundamental é que o penhor se trata da entrega de bem móvel para a garantia de uma divida , enquanto a hipoteca se trata de direito real que visa assegurar o pagamento de uma divida .

Artigo anterior
O que é Zebuinos?
Artigo seguinte
Como usar bepantol e hipoglos na virilha?