É melhor fazer exercícios no frio ou calor?

Perguntado por: Xavier Eduardo Vicente Ribeiro  |  Última atualização: 13. Juni 2025
Pontuação: 4.3/5 (4 avaliações)

Ao exercitar-se no frio, a pessoa não gasta mais calorias porque as temperaturas estão mais baixas, mas porque o corpo terá mais conforto térmico para a atividade. Não havendo a necessidade de enfrentar a adversidade de um ambiente quente, o indivíduo terá melhores condições para praticar sua atividade.

É melhor treinar no frio ou no calor?

Treinar no inverno faz com que a queima de caloria seja maior. Isso acontece porque a exposição ao frio faz com que o corpo gaste mais energia para manter o equilíbrio da temperatura, estimulando a termogênese, a capacidade de queimar calorias para gerar calor”, explica Godoi.

É bom fazer exercícios no frio?

Especialmente no inverno, período em que são comuns doenças respiratórias e infecciosas, como infecções de garganta, gripe e resfriado, praticar exercícios físicos regularmente ajuda fortalecer o sistema imunológico.

Qual a melhor temperatura para treinar?

Isso porque a temperatura tem relação direta com o desempenho físico. Segundo o médico do esporte Ricardo Nahas, do Hospital Nove de Julho, em São Paulo, o melhor para o corpo humano é se exercitar com os termômetros entre 20 °C e 24 ºC --e quando a temperatura ultrapassa os 29 ºC o treino se torna arriscado.

Porque treinar no frio queima mais calorias?

Treinar no frio ajuda a queimar mais calorias, pois o corpo necessita de gerar mais calor para manter os órgãos e músculos aquecidos, o que pode favorecer a perda de peso.

QUEM GANHAR VS QUEM PERDER MAIS PESO EM 24 HORAS VENCE! - ÉPICO!

34 questões relacionadas encontradas

O que acontece se treinar no frio?

Treinando no frio, o aumento do metabolismo ajuda a ter vantagem do gasto calórico extra ao seu favor, e queimar o excesso de calorias e gorduras, evitando ganho de peso. E pelo aumento da demanda de energia, sentimos necessidade de comer algo mais calórico, por exemplo: chocolate, entre outros.

Pode malhar no frio?

Treinar no frio queima até mais calorias do que no calor, e manter a regularidade dos treinos é fundamental para a saúde e o desempenho esportivo.

É bom aquecer antes de treinar?

Uma pesquisa também mostra que um aquecimento adequado pode ajudar os músculos a relaxar antes de um treino intenso, causando menos entorses, distensões e rupturas. Um aquecimento adequado prepara o sistema nervoso e os músculos para um desempenho ideal.

Pode treinar sem se aquecer?

Muitas pessoas pensam que é bobagem se aquecer antes do treino de musculação ou de qualquer outra modalidade esportiva, mas saiba que é essencial para quem deseja ter bons resultados durante os exercícios físicos.

Como ir malhar no frio?

Aqueça o corpo antes de começar

Exercícios de alongamento e aquecimento das articulações e da musculatura ajudam nessa preparação e fazem com que o corpo atinja a temperatura ideal para a prática de exercícios mais rapidamente.

É bom correr no frio?

Muito menos, usar de desculpa para deixar a corrida e a dieta balanceada de lado. Além de aumentar a energia e a disposição para aguentar todas as atividades do dia, correr no frio também aumenta a imunidade do corpo; além de ser mais confortável para suar a camisa do que quando as temperaturas estão mais quentes.

Qual o melhor aquecimento para a musculação?

Assim sendo, o melhor aquecimento na musculação seria o procedimento clássico de iniciar os exercícios com pesos mais leves. No caso dos alongamentos, trabalhos recentes têm demonstrado que a força máxima pode diminuir quando são realizados alongamentos prévios, com intensidades e durações habituais.

É errado alongar antes de treinar?

Pelo contrário, estudos mostraram que realizar alongamento antes dos treinos gera uma perda de força e, após o treino, tem-se o risco de pequenas lesões”. Desta forma, recomenda, o ideal seria realizar um aquecimento dinâmico, fazendo o sangue fluir e ativando as musculaturas alvos, prevenindo, assim, as lesões.

É melhor aquecer ou alongar?

O ideal, antes de malhar, é aquecer em vez de alongar. Quando realizamos alongamentos antes da atividade física, expandimos as fibras musculares que ajudam a relaxar o músculo e aumentar a flexibilidade.

Quais são os 4 tipos de aquecimento?

Você já sabe o que é aquecimento, para que serve e seus efeitos benéficos sobre o corpo na atividade física. Agora, conheça os quatro tipos de aquecimento que existem: ➢ passivo, ➢ ativo, ➢ mental, ➢ instintivo.

É bom se alongar antes ou depois do treino?

É mais indicado após os treinos ou exercícios físicos, uma vez que torna os músculos mais relaxados, dando uma sensação de alívio. Segundo Gusmão, no alongamento estático, alonga-se o músculo até uma determinada posição, que deve ser mantida durante 30 segundos, e o objetivo é alongar até o limite do confortável.

Quando é indicado o aquecimento?

O aquecimento é indicado antes da prática de atividades físicas com o intuito de preparar o corpo para a intensidade do exercício. Começar uma atividade desgastante partindo do repouso absoluto pode provocar lesões musculares de níveis variados.

O que emagrece frio ou calor?

Uma média de 200 quilocalorias a mais são perdidas do que em períodos quentes. A temperatura baixa é uma boa época para quem quer perder as indesejadas gordurinhas, mas o frio sozinho não muda nada.

Porque o frio emagrece?

A temperatura interna é de aproximadamente 37ºC e é fundamental mantê-la para garantir que o sistema biológico funcione corretamente. Em dias gelados, o corpo faz um esforço maior para regular o termômetro interno e evitar a hipotermia, o que acaba auxiliando também no emagrecimento.

O que é bom para comer antes do treino?

O que comer antes do treino
  1. Banana. Rica em carboidratos naturais, a banana fornece energia rápida para o treino. ...
  2. Aveia. ...
  3. Frango ou peito de peru. ...
  4. Batata doce. ...
  5. Torradas integrais com abacate. ...
  6. Whey protein. ...
  7. Ovos. ...
  8. Quinoa.

O que fazer antes de começar a treinar?

O aquecimento antes do treino é primordial. Essa é uma etapa que ajuda a evitar lesões e até mesmo cãibras durante o treino, preparando o corpo para as atividades que serão praticadas. Por esse motivo, faça 10 minutos de atividade aeróbica, seja esteira, bicicleta, antes de iniciar o treino de musculação.

O que fazer depois de se exercitar?

7 cuidados pós-treino que você precisa incluir na sua rotina!
  1. Desacelere. Em vez de ir direto para casa e cair no sofá após o treino, permita que seu corpo relaxe gradualmente através da recuperação ativa. ...
  2. Alimente-se bem. ...
  3. Hidrate-se. ...
  4. Tome um banho frio. ...
  5. Faça automassagem. ...
  6. Tenha uma boa noite de sono.

Quantos minutos antes do treino devo aquecer?

Por isso, o recomendado é fazer aquecimento entre 5 a 10 minutos. Embora existam tipos de alongamentos que podem ser feitos como forma de aquecimento, o conceito de “aquecer” o corpo antes da prática da atividade física se resume em repetições usando o peso do corpo ou com carga leve.

Tem que fazer cardio antes ou depois do treino?

Conclusão. Fazer o cardio antes ou depois da musculação depende do objetivo. Se o objetivo for ganhar massa muscular e perder gordura, o cardio deve ser feito depois da musculação. Agora se o objetivo for melhorar o condicionamento cardiorrespiratório, a musculação pode ser feita depois do cardio.

Quais exercícios podem ser feitos todos os dias?

Tipos de Exercícios
  • AGACHAMENTO. Com os pés afastados à largura dos ombros, agache-se sobre si mesmo, tal como se estivesse a sentar. ...
  • PONTE PÉLVICA. Deite-se de barriga para cima com as pernas dobradas. ...
  • PRANCHA ISOMÉTRICA. ...
  • PRANCHA ROTATIVA. ...
  • FLEXÃO DE BRAÇOS COM APOIO DO JOELHO. ...
  • CRUNCH. ...
  • LUNGE ALTERNADO. ...
  • JUMPING JACK.

Artigo anterior
Como curar dor de ouvido de cachorro?
Artigo seguinte
O que substitui afirmar?