É mais bom ou melhor?
Perguntado por: Lucas Pedro Gomes Moreira Pacheco | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.8/5 (16 avaliações)
Mais bom só pertence à linguagem infantil; neste caso, melhor é o comparativo de superioridade do adjectivo bom.
É correto dizer mais bom?
É correto utilizar as expressões mais bom, mais mau, mais pequeno, mais grande, quando se compara duas qualidades do mesmo ser. Exemplos: Utilizar redes sociais é mais bom do que mau. (Compara-se, aqui, duas qualidades – bondade e maldade.
E mais melhor ou é melhor?
No grau comparativo de adjetivos, elas têm plural. Assim: "Alguns textos são melhores (isto é, mais bons) ou piores (isto é, mais maus) que outros". Mas, no grau comparativo de superioridade de advérbios, essas formas se manterão invariáveis.
Por que mais bom é errado?
Muita gente dirá, sem reflectir, que "mais bom" e "mais mau" são formas incorrectas de usar o grau comparativo desses adjectivos. No entanto, não são. ... O comparativo regular "mais bom", ou "mais mau", pode e deve usar-se quando comparamos adjectivos diferentes (um das quais é bom ou mau) no mesmo ser ou coisa.
Quando se usa mais bem ou melhor?
Em Gramática Normativa, antes de particípio, usa-se “mais bem” e “mais mal”, em vez de “melhor” e “pior”. Sendo assim, é fato registrar: “A maioria dos pilotos está mais bem (e não melhor) preparada.”
MELHOR ou MAIS BEM? Quando usar a expressão 'mais bem'?
Para que serve os 4 tipos de porquês?
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
O que significa mais bem?
O comparativo sintético melhor sempre quer dizer “mais bem” quando é empregado como advérbio (seis acepções no Houaiss), do mesmo modo que sempre quer dizer “mais bom” quando desempenha papel de adjetivo (duas) ou substantivo (quatro).
É certo falar mais pior?
À semelhança do que ocorre com a expressão mais bem e o advérbio melhor, a utilização de pior ou mais mal antes de particípios é indiferente, estando as duas formas corretas, quando o advérbio mais modifica o advérbio mal e juntos modificam o verbo no particípio.
Qual a regra do mais e mais?
De modo geral, 'mas' é usado com sentido de oposição, sendo sinônimo de expressões como porém, contudo e todavia. Já o termo 'mais' se refere, principalmente, a ideia de quantidade, aumento de alguma coisa.
É errado dizer mais grande?
É certo dizer "mais grande" ou "mais pequeno"? É certo somente quando nos referimos a duas qualidades de um mesmo ser. Exemplos: "Esta casa é mais grande do que confortável".
Como identificar um pleonasmo?
...
Veja estes exemplos:
- Entrar para dentro.
- Sair para fora.
- A brisa matinal da manhã.
- É preciso repetir de novo.
- Foi dividido em duas metades iguais.
- Encare seus problemas de frente.
É correto dizer menos pior?
Portanto você pode observar que “pior” é comparativo de superioridade de “ruim”, ou seja, se não fosse uma exceção à regra, o normal seria dizer “mais ruim” (meu resultado foi mais ruim que o seu). ... O certo é usar o comparativo de inferioridade normalmente, com o advérbio “menos” e o adjetivo em sua forma normal.
Quando o uso das formas mais pequeno mais grande mais bom e mais mau é considerado correto?
Em Portugal, uma pessoa me disse que mais grande, mais pequeno, mais bom e mais ruim (ou mau) são aceitos, além de maior, menor, melhor e pior. Ou seja, as duas formas são corretas no Português de Portugal. Já o Português do Brasil aceita apenas maior, menor, melhor e pior.
Como substituir menos pior?
Gíria usada como sinônimo de melhor, mas que, ao mesmo tempo, não deixa de ser ruim.
Como se fala menos mau ou menos mal?
Menos mal é o contrário de “mais bem”. Por ser um advérbio, menos mal é invariável. Exemplos com menos mal: Ainda enjoei um pouco na viagem, mas passei menos mal do que das outras vezes.
Como saber se a frase está correta?
O FLiP é um dos mais populares corretores ortográficos da língua portuguesa, tanto no Brasil quanto em Portugal. Ele funciona de forma simples: basta inserir o texto na caixa e clicar para a verificação. Em segundos, ele indicará os erros ortográficos e sintáticos da escrita.
Qual a diferença entre o português de Portugal e do Brasil?
A alteração de pronúncia é o que mais evidencia as diferenças entre português de Portugal e do Brasil. Os brasileiros pronunciam as vogais átonas e tônicas com mais clareza, em decorrência da sua fala lenta. Já em Portugal é comum pronunciarem de forma clara apenas as vogais tônicas.
Por que exemplos?
“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".
Qual é a diferença de porque é por quê?
No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.
Como usar o porquê?
Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.
Qual é o certo mais grande ou maior?
As expressões "mais pequeno" e "mais grande", por exemplo, correspondem, respectivamente, a "maior" e "menor". Trata-se do grau comparativo desses adjetivos. "Grande" tem como comparativo "maior", "pequeno", "menor". É o mesmo caso de "melhor", em vez de "mais bom", e "pior", em vez de "mais ruim".
Qual a diferença de maior e mais grande?
Embora nos possa parecer estranho, a realidade é que existem as duas formas de comparativo de superioridade do adjetivo grande — a irregular/especial, maior; e a regular/analítica, «mais grande» —, mas o uso da regular («mais grande») está restrito a uma situação específica, razão pela qual pode ser considerado um caso ...
Quando é que se diz mais grande?
Depende do contexto. Quando se comparam qualidades ou atributos, é essa a forma: A casa é mais grande que pequena. O auditório é mais pequeno que grande.
É mau ou mal?
“Mau” é sempre um adjetivo usado para descrever algo ou alguém de forma negativa. “Mal”, por sua vez, pode ser um advérbio de modo, um substantivo ou uma conjunção. Como advérbio, a palavra indica que algo não foi bem feito. Na forma de substantivo, refere-se à doença, tristeza ou problemas.
O que é pleonasmo e exemplos?
É uma redundância, a repetição de palavras apenas para reforçar a ideia expressa. Por exemplo: “descer para baixo”, “subir para cima”, “sair para fora”. O caso do pleonasmo vicioso é a caracterização da superabundância de palavras para expressar uma ideia ou um desejo.
Como saber a hora que a pessoa visualizou no Instagram?
Como funciona a perfusão?