É imprescritível a pretensão de declaração de nulidade?

Perguntado por: Yara Mélanie Barros Anjos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (40 avaliações)

Desta forma, o direito de demandar ação judicial que visa à declaração de um ato jurídico nulo é imprescritível, já os efeitos desta ação (pedido condenatório complementar ao declaratório) prescreveria de acordo com as regras estabelecidas no Código Civil ao direitos pessoais e patrimoniais.

Qual o prazo prescricional da ação declaratória?

RECURSO EXTRAORDINÁRIO. EMBARGOS. A AÇÃO DECLARATORIA E IMPRESCRITIVEL, MAS A PETIÇÃO DE HERANÇA PRESCREVE EM DOIS ANOS. A SENTENÇA NÃO CRIA DIREITO, DECLARA-O OU O RECONHECE.

São imprescritíveis as ações declaratórias como a ação utilizada no caso de nulidade absoluta?

A ação declaratória pura é imprescritível, mas as pretensões condenatórias ou constitutivas resultantes do ato nulo sujeitam-se ao fenômeno da prescrição. ... A eventual nulidade ou inexistência de um ato não contamina os atos e negócios jurídicos dele separáveis, concomitantes ou subsequentes.

Qual o prazo para pleitear anulação do negócio jurídico?

É de quatro anos o prazo de decadência para pleitear-se a anulação do negócio jurídico, contado: I - por incapacidade relativa do agente; II - por vício resultante de erro, dolo, coação, estado de perigo, lesão ou fraude contra credores.

Quando um ato jurídico é nulo?

É nulo o negócio jurídico quando: I - celebrado por pessoa absolutamente incapaz; II - for ilícito, impossível ou indeterminável o seu objeto; III - o motivo determinante, comum a ambas as partes, for ilícito; IV - não revestir a forma prescrita em lei; V - for preterida alguma solenidade que a lei considere essencial ...

Pretensões Imprescritíveis - Prescrição e Decadência

20 questões relacionadas encontradas

Quando o negócio jurídico é nulo ou anulável?

O termo nulo usamos quando o negócio é totalmente inválido. Já o termo anulável usamos quando o negócio jurídico é parcialmente inválido. O negócio jurídico passa a ser inválido quando não possui todos os pressupostos de constituição previstos na lei. Pode-se chamar também de negócio nulo.

O que é negócio jurídico anulável?

Além dos casos expressamente declarados na lei, é anulável o negócio jurídico: I - por incapacidade relativa do agente; II - por vício resultante de erro, dolo, coação, estado de perigo, lesão ou fraude contra credores. O negócio anulável pode ser confirmado pelas partes, salvo direito de terceiro.

Qual é a diferença entre nulidade e anulação?

Assim, a anulabilidade deriva da vontade viciada ou da declaração de vontade que não corresponde à realidade. Contudo, ela difere da nulidade, posto que não opera de per si, mas precisa ser reconhecida pelo juiz, decretada mediante provocação da parte interessada.

Como saber se um ato é nulo ou anulável?

O ato nulo precisa de decisão judicial para a retirada da sua eficácia. O ato anulável é o que tem defeito de menor gravidade. Já a invalidade é uma forma genérica das subespécies de: nulidade e anulabilidade. Assim, tanto o ato nulo como o anulável é considerado inválido.

O que é a nulidade do processo?

Nulidade - Novo CPC (Lei nº 13.105/15)

É a ineficácia do ato ou relação processual, causada pela não observância da lei. Pode ser absoluta, quando a grave violação à lei torna o vício insanável, ou relativa, quando torna o ato apenas anulável, possibilitando que o vício seja suprido pelas partes.

Qual o prazo para interpor ação anulatória?

Prazo decadencial. A ação anulatória de ato judicial (auto de arrematação), prevista no art. 486 do CPC, também chamada rescisória atípica, está sujeita ao prazo decadencial de dois anos.

Qual o prazo prescricional para requerer a anulação de inscrição do nome empresarial?

Vale dizer, não há prazo para se intentar a anulação da inscrição do nome empresarial, pois de acordo com o Código Civil, o prejudicado pode intentar sua anulação a qualquer tempo : Art. 1.167.

Quais os prazos para anular o negócio jurídico qual o artigo correlato no Código Civil?

Com efeito, na decadência há o perecimento do próprio direito material, a exemplo do art. 178 do Código Civil, que diz que é de 4 anos o prazo para pleitear anulação do negócio jurídico. Assim, caso o titular não o faça dentro do prazo legal de 4 anos, perderá seu direito material de anular o negócio jurídico.

Quais são as ações imprescritíveis?

Ações imprescritíveis são aquelas que não prescrevem, ou seja, podem ser exercidas a qualquer tempo. Normalmente todo o direito de ação que visa à proteção de um direito específico pode sofrer prescrição.

Quais são as pretensões imprescritíveis?

A prescrição é a regra, a imprescritibilidade, a exceção. Por fim, as pretensões que são imprescritíveis,são as que versem sobre: a) Os direitos da personalidade, como a vida, a honra, o nome, a liberdade, a intimidade, a própria imagem, as obras literárias, artísticas ou científicas etc.

O que é ação declaratória de nulidade de negócio jurídico?

A ação declaratória de nulidade de negócio jurídico visa declarar nulo o negócio jurídico que não atendeu os requisitos jurídicos previsto em lei.

O que interrompe a prescrição novo CPC?

A interrupção da prescrição se dá com o despacho do juiz que ordena a citação, se o demandante promover no prazo e na forma da lei processual. E, sendo válida, retroage à data da propositura da ação (artigos 202, inciso I do Código Civil e 219, § 1º do CPC de 1973).

O que é o prazo decadencial?

Decadência é a perda efetiva de um direito que não foi não requerido no prazo legal. A prescrição sucede somente de estruturação legal, já a decadência sucede da lei, do testamento e do contrato.

Como se dá a prescrição de um crime?

Pena máxima maior que quatro anos e até oito anos: 12 anos para prescrição; Pena máxima maior que dois anos e até quatro anos: oito anos para prescrição; Pena máxima de um ano ou inferior a dois anos: quatro anos para prescrição; Pena máxima inferior a um ano: três anos para prescrição.

O que é um ato Anulavel?

ATO ANULÁVEL é ultra partes (além das partes), se dá por uma sentença constitutiva (só é válido após sentença judicial), tem EFEITO EX NUNC (não retroage), decai em quatro anos a ação de anulação e há possibilidade de confirmação, ou seja, anula-se o negocio mas permanece seus efeitos.

O que é ato administrativo anulável?

Os atos anuláveis são aqueles que apresentam defeitos sanáveis, ou seja, possuem vício nos requisitos competência, desde que esta não seja exclusiva, ou na forma, desde que esta não seja essencial ou substancial ao ato.

Qual a diferença de ação declaratória de nulidade e ação de anulação?

A ação declaratória, por exemplo, deve ser proposta antes que a suposta obrigação se torne líquida, certa e exigível, é dizer, antes do lançamento. Já a ação anulatória, por sua vez, deve ser proposta tão somente após o lançamento tributário.

Qual a diferença entre nulidade e anulação do casamento?

O casamento poderá ser nulo, caso haja um vício grave, ou anulável se o vício for leve. O casamento é um ato solene considerado um contrato de Direito de Família, já que requer a manifestação das partes e a participação do Estado através da autoridade celebrante.

Quais são os efeitos da nulidade?

A nulidade absoluta impede que ato produza qualquer efeito, desde o momento da sua formação (ex tunc). Assim, a sentença que decreta a nulidade retroage à data do nascimento do ato viciado. A ideia é que os seus efeitos desapareçam como se nunca houvessem se produzido.

Quando o contrato e Anulavel?

167 do CC). São anuláveis os contratos em que a) há incapacidade relativa de um ou ambos os contratantes e b) houver erro, dolo, coação, estado de perigo, lesão e fraude contra credores (art.

Artigo anterior
Tem e tem exemplos?
Artigo seguinte
Quanto de água sanitária para cada litro de água?