É feito algum exame antes de iniciar quimioterapia?

Perguntado por: Simão António Araújo de Freitas  |  Última atualização: 4. Juni 2024
Pontuação: 4.2/5 (51 avaliações)

O intuito de se fazer exames de sangue antes da quimioterapia é primeiro analisar os parâmetros autorizados para o tratamento, já que ele pode baixar ainda mais esses valores.

Qual exame faz antes da quimioterapia?

Caso o seu médico tenha solicitado exame de sangue antes da quimioterapia, basta comparecer no laboratório com 45 minutos de antecedência. Para coleta do hemograma pré-quimioterapia, não é necessário jejum. Para demais exames, siga as orientações do laboratório.

O que fazer antes de iniciar quimioterapia?

Sempre que possível, antes de iniciar um tratamento com quimioterapia, consulte um dentista; Evite alimentos ácidos, condimentados e picantes; Não consuma bebidas alcoólicas, pois podem interferir com a quimioterapia.

Como é feito a primeira sessão de quimioterapia?

Use roupas leves e confortáveis, pois a sessão de quimio ou radioterapia são mais demoradas do que uma consulta médica regular. Você pode levar uma almofada, um livro, fones para ouvir música ou assistir programas de sua preferência. Use de recursos para ajudar a passar o tempo.

Quais exames o oncologista costuma pedir?

Exames
  • Alfa-fetoproteína (carcinoma hepatocelular, carcinoma testicular)
  • Antígeno carcinoembriônico (câncer de colo)
  • Gonadotropina coriônica beta-humana (coriocarcinoma, carcinoma testicular)
  • Imunoglobulinas séricas (mieloma múltiplo)
  • Testes moleculares (diversos tipos de câncer)
  • CA 125 (câncer de ovário)

Exames durante a quimioterapia

19 questões relacionadas encontradas

Porque tem que fazer o exame de sangue antes da quimioterapia?

O intuito de se fazer exames de sangue antes da quimioterapia é primeiro analisar os parâmetros autorizados para o tratamento, já que ele pode baixar ainda mais esses valores.

Qual o valor mínimo de plaquetas para fazer quimioterapia?

O mais comum é que se espere a elevação natural dessas células. Em casos de urgência ou sangramentos, podem-se transfundir plaquetas, mas isso somente tem indicação em casos onde a contagem esteja abaixo de 10.000 ou quando há manifestação de sangramento com contagens abaixo de 100.000.

Qual o preparo para fazer quimioterapia?

Evite alimentos muito quentes ou gelados, condimentos fortes (pimenta, catchup, mostarda, molho inglês...) e diminua o sal nas receitas. O sorvete pode ser um saboroso anestésico, além de aliviar o gosto da quimioterapia que pode ficar na boca após as sessões. Os de massa, de preferência de frutas, são bem-vindos.

Quanto tempo dura 1 sessão de quimio?

O tempo de duração da sessão de quimioterapia depende do tipo de tumor e da quantidade de medicamentos que deverá ser aplicada, podendo durar de uma hora e meia até dez horas. Quando é uma infusão mais longa o paciente precisa ser internado.

Como se preparar para fazer quimioterapia?

É importante manter uma alimentação balanceada e rica em proteínas, fibras e legumes. Você deve limpar bem as frutas e verduras para evitar possíveis contaminações. Uma dica é incluir em seu kit quimioterapia um bactericida de uso doméstico para a limpeza dos alimentos, como o Hidrosteril.

O que pode acontecer na primeira quimioterapia?

É possível que você perceba uma sensação de desconforto conforme a aplicação seja iniciada, como ardência, queimação, placas avermelhadas na pele e coceira. Mas não hesite em chamar o profissional assim que perceber estes sinais.

Como fica a pessoa depois da primeira quimioterapia?

Sensação de boca seca; Alterações na pele e nas unhas; Queda na contagem de glóbulos brancos (em especial os neutrófilos); Insônia, dificuldade de concentração, lapsos de memória e (outras alterações que recebem o nome de chemo brain)

O que fazer para não passar mal na quimioterapia?

Uma ótima dica para evitar os enjoos da quimio é consumir raspadinha de gelo ou mesmo um cubo de gelo 40 minutos antes das refeições. Por quê? A baixa temperatura amortece os receptores de paladar, o que pode ajudar na deglutição do alimento.

O que impede a quimioterapia?

O consumo de bebida alcoólica durante o tratamento pode ter interação com a medicação utilizada e desfavorecer o efeito da mesma. Essas bebidas também sofrem metabolização no fígado, que durante a quimioterapia está metabolizando as drogas. Isso significa que ingeri-las sobrecarrega o trabalho deste órgão.

Quanto tempo após a quimioterapia deve ser feita a cirurgia?

Portanto, foi possível concluir que existe um período ideal para a realização da cirurgia complementar à quimioterapia neoadjuvante. O estudo mostrou que ela deve ser realizada entre quatro e oito semanas após a quimioterapia.

Pode usar o mesmo banheiro de quem faz quimioterapia?

Outra preocupação comum para pacientes em quimioterapia é se eles podem usar o mesmo banheiro que outras pessoas. A resposta curta é sim, é seguro. A quimioterapia não é transmitida por contato casual, como compartilhar um banheiro ou toalha.

Quantas sessões de quimioterapia faz cair o cabelo?

Em que momento da quimioterapia o cabelo começa a cair? Os fios começam a cair de duas a quatro semanas após o início do tratamento. Você poderá notar mechas de cabelo no travesseiro, na escova de cabelo, no ralo da pia ou do chuveiro. O couro cabeludo pode ficar sensível ao toque e ao sol.

Quais são os 4 tipos de quimioterapia?

A quimioterapia pode ser administrada de diferentes formas: pela boca (via oral), pela veia (intravenosa), pelo músculo (intramuscular), abaixo da pele (subcutânea), sobre a pele (tópica) ou no líquido cerebroespinhal (intratecal).

Quando começam os efeitos colaterais da quimioterapia?

Isso ocorre geralmente cerca de duas a três semanas após o início da quimioterapia e é completamente reversível após o término do tratamento.

O que levar no primeiro dia de quimioterapia?

Caso o horário da sessão seja de manhã, o ideal é tomar um café da manhã leve com frutas, algumas torradas com ovos mexidos e chás. Se for no horário do almoço, o paciente pode levar sua refeição com arroz, feijão, uma carne magra e legumes ou uma salada de legumes com ovos cozidos.

É possível levar uma vida normal durante a quimioterapia?

Alguns pacientes não sabem que é possível levar uma vida normal durante a quimioterapia, aliás, muitos continuam trabalhando durante esse período”, enfatiza a enfermeira especialista em oncologia, Cristina Ito.

O que comer no primeiro dia de quimioterapia?

Procure ingerir líquidos em pequenas quantidades, durante todo o dia, principalmente água. Reduza as fibras, ou seja, frutas como mamão, laranja, mexerica, ameixa, os vegetais folhosos e alimentos na forma integral.

Qual exame faz depois da quimioterapia?

Geralmente, são solicitados TC de tórax e RM de abdome e pelve. Alguns, dependendo da necessidade e da disponibilidade pode ser solicitado o PET-TC.

O que é bom para aumentar as plaquetas quando se faz a quimioterapia?

Algumas formas de aumentar as plaquetas no sangue são aumentar o consumo de alimentos ricos em vitamina C e B12, ácido fólico ou ferro, ou usar corticoides, tirar o baço ou fazer transfusão de plaquetas, por exemplo.

O que a pessoa sente quando está com as plaquetas baixas?

O principal sintoma de um baixo número de plaquetas é a hemorragia excessiva. É possível que tenha: Pequenos pontos vermelhos na pele ou no interior da boca. Hematomas após lesões muito pequenas.

Artigo anterior
Quando a barba começa a engrossar?
Artigo seguinte
Qual fase prófase 1 da meiose 1 ocorre o processo de pareamento?