E enquanto ou em quanto?

Perguntado por: Nuno Ângelo Borges de Gonçalves  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (15 avaliações)

Diferente da conjunção “enquanto”, a expressão “em quanto” é a soma da preposição “em” com o pronome “quanto”, que, no caso, pode ser interrogativo, relativo ou indefinido. Escrito de forma separada, o termo se refere à quantidade, à intensidade ou ao preço de alguma coisa.

Qual a diferença de em quando ou enquanto?

Dentre os mais estranhos modismos, um está em usar “enquanto” no sentido de “na função de” ou “sob o aspecto de”: “Ele, enquanto presidente, deve assumir todos os riscos da Economia.” A palavra “enquanto” indica tempo simultâneo e exige correlação de tempo verbal.

Qual a diferença entre enquanto é enquando?

Em quando e enquanto

O erro na escrita da expressão em quando surge por erradamente se estabelecer uma relação com a palavra enquanto. Enquando, escrito junto, não existe. Enquanto, escrito junto, é uma conjunção que indica: ao mesmo tempo que, durante o tempo que, à medida que e na qualidade de.

O que significa em quanto?

Formada pela preposição em juntamente com o pronome quanto, a expressão em quanto é usada para extrair informações sobre a intensidade, o preço ou a quantidade de alguma coisa.

Como usar a conjunção enquanto?

A palavra enquanto passa a ideia de tempo, conformidade ou proporção. Consiste em uma conjunção temporal, proporcional ou conformativa, que pode indicar: durante o tempo que, à medida que, ao mesmo tempo que, na qualidade de, entre outros.

Em quanto ou enquanto: qual é o correto?

28 questões relacionadas encontradas

Como ou enquanto?

Mas os dois casos apresentados são diferentes: enquanto = como, na qualidade de: dicionários recentes, como o da Academia das Ciências de Lisboa e o Houaiss, registam-no, sem qualquer indicação que o desaconselhe.

O que substitui a palavra enquanto?

1 durante, durante o tempo em que, durante o tempo que, no tempo em que, quando, sempre que.

O que é fala coloquial?

Informal; pouco ou nada formal: estilo coloquial. Popular; semelhante a uma conversa; próprio de colóquio, de uma conversa informal: texto coloquial; discurso coloquial; evento coloquial. Sociolinguística. Diz-se da variante da língua falada em circunstâncias pouco formais ou bem populares.

Como usar quanto ao?

Quanto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a.
...
Exemplos com quanto ao
  1. Quanto ao teste, foi mais difícil do que eu pensava.
  2. Quanto ao comparecimento de todos no evento, não conte com isso.
  3. Quanto ao reconhecimento das propostas, está tudo pendente da direção.

Qual é o sinônimo de quanto?

1 que quantidade de, que total de, que número de. Exemplo: Quantos dias faltam para minha festa de aniversário? Que preço: 2 que preço, que valor, que quantia.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.

O que é uma pessoa hostilizada?

Tratar hostilmente; combater. 2. Causar dano.

O que é vénias?

1. Licença; permissão. 2. Desculpa; indulgência; perdão.

Em que ou em qual lugar?

Assim, é inadequado usar a expressão onde para indicar algo que não seja um lugar, como uma ideia, uma situação, uma decisão, uma entrevista, um filme, uma época,… Nessas situações, onde deverá ser substituído por: em que, no qual, na qual, nas quais ou nos quais.

Quando se usa os dois pontos?

Dois Pontos
  1. Os dois pontos (:) fazem parte dos sinais de pontuação usados na língua portuguesa. ...
  2. Começar uma enumeração.
  3. Antes de uma citação ou fala de alguém.
  4. Introduzir uma explicação, esclarecimento ou resumo.
  5. Nos discursos diretos.
  6. Anteceder um exemplo, observação ou nota.
  7. Antes de orações apositivas.
  8. Depois de vocativos.

O que acontece de vez em quando?

Significado de esporádico: Algo que acontece de vez em quando.

Como usar o acento no A?

Quando a vogal a é escrita com acento grave (à) indica que ocorre crase, ou seja, que ocorre a contração de duas vogais idênticas.
...
É usada em diversas expressões adverbiais, locuções prepositivas e locuções conjuntivas:
  1. à tarde;
  2. à esquerda;
  3. às vezes;
  4. à vista;
  5. à exceção de;
  6. à custa de;
  7. à medida que;

Como saber se A crase ou não?

Uma boa dica para saber se deve ou não usar crase, é substituir a palavra feminina por uma masculina. Na frase "fui à feira", por exemplo. "Substitua 'feira' por 'supermercado'. Se o 'a' virar 'ao', o 'a' em questão tem que receber o acento grave.

Quando usar crase exemplos?

A crase é a união do artigo feminino a com a preposição a e com certos pronomes cuja letra inicial também é o a. Essa união é indicada ortograficamente através do uso do acento grave (à), também designado de acento indicador de crase. Exemplos: Gosto de comida à mineira.

O que é linguagem coloquial exemplo?

Expressa informalidade

O propósito da linguagem coloquial é tornar o diálogo mais rápido, espontâneo e de fácil compreensão entre as pessoas envolvidas. Assim, quando alguém diz “me espere às 18h50, no metrô” está usando a linguagem coloquial, pois na forma culta da língua fala-se “espere-me às 18h50, no metrô”.

O que é a linguagem rebuscada?

1. Linguagem rebuscada. Excessivamente formal, com muitos termos técnicos, que demonstra um vocabulário refinado e amplo.

É uma linguagem formal?

A linguagem formal é aquela que usamos em situações mais formais, sendo marcada pelo uso da norma culta. É utilizada em situações profissionais, acadêmicas ou quando não existe familiaridade entre os interlocutores, ou seja, em situações que exigem mais seriedade.

O que quer dizer nesse ínterim?

Nesse ínterim, a visita acabou por chegar”. Na língua portuguesa, este termo provavelmente se originou a partir da expressão latina Ad interim, que significa literalmente “durante este tempo” ou “provisoriamente”. Entre alguns dos principais sinônimos de ínterim estão: comenos, entrementes, meio-tempo e provisório.

Como se escreve por enquanto junto ou separado?

Significado de Por enquanto

locução adverbial Até este exato momento; por agora; limita uma situação até ao momento presente, na hora em que se fala ou na circunstância em que se encontra; até agora; até hoje: por enquanto, estamos esperando as indicações para começar o trabalho. Etimologia (origem de por enquanto).

Como usar o Pará é para?

Para é a forma mais correta de escrita da preposição, estando o seu uso sempre adequado. Deverá ser usada na linguagem escrita e na linguagem formal. Pra é a forma mais informal da preposição, devendo apenas ser utilizada na linguagem falada ou em textos informais e descontraídos.

Artigo anterior
Quando é época de pêssego?
Artigo seguinte
São Paulo é rico?