É difícil passar na prova da Revalida?

Perguntado por: Mateus Samuel Soares Leal Araújo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (50 avaliações)

Mas se a prova não tem concorrência, por que é difícil passar no Revalida? O Revalida tem um histórico de baixa taxa de aprovação, tendo uma média de 14,6% desde 2011, de acordo com dados do próprio INEP. Em 2020, tivemos um dos menores índices de aprovação, em que apenas 7% dos candidatos inscritos foram aprovados.

É difícil passar na prova de Revalida?

No Brasil, o Revalida é o exame responsável pela revalidação de diplomas médicos obtidos no exterior. Entretanto, é conhecido por ser extremamente difícil: a taxa média de aprovação em cada ano, considerando as seis edições aplicadas entre 2011 e 2016, é de apenas 21,4%.

Qual a pontuação para passar no Revalida?

Já em 2020, para ter sua prova dissertativa corrigida deve-se atingir um mínimo de 63 pontos na parte objetiva. Na parte dissertativa, o médico deverá obter uma pontuação mínima de 29 pontos para avançar para a etapa prática.

Como ser aprovado no Revalida?

Revalida Medicina: 5 dicas para ser aprovado na Prova
  1. Estude antes do edital Revalida Medicina ser publicado. ...
  2. Descubra o que foi cobrado nas edições passadas. ...
  3. Atenção aos detalhes da prova. ...
  4. Faça resumos. ...
  5. Procure cursos e materiais preparatórios para a prova Revalida Medicina.

Quanto custa para fazer o Revalida?

O resultado da análise do documento será divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no dia 28 de janeiro. Taxa de inscrição – O valor da taxa de inscrição da primeira etapa do Revalida 2022/1 é de R$ 410,00.

PROVA DO REVALIDA [O QUE É? FORMADOS NA ARGENTINA TEM QUE FAZER? É DIFÍCIL? VOU FAZER?]

16 questões relacionadas encontradas

Qual faculdade da Argentina mais aprova no Revalida?

Na Argentina a qualidade do ensino é muito alta, A Universidade de Buenos Aires -UBA, uma das universidades mais famosas, que é atualmente a melhor da América Latina e está entre as melhores do mundo possui alta qualidade no ensino!

Qual a nota de corte do Revalida 2021?

Nas últimas três edições do Revalida, as notas de corte da primeira etapa também tiveram variação. Na edição de 2017, essa pontuação correspondia a 57% (85 pontos) da nota máxima - 150. Em 2020 e 2021, o percentual variou entre 61% e 60%, o que equivale a 92 e 90 pontos, respectivamente.

Quanto vale a prova discursiva do Revalida?

Já a prova discursiva possui cinco questões e vale 50 pontos (10 pontos cada). Assim, a primeira fase do Revalida tem nota máxima de 150 pontos. A nota de corte para o Revalida 2022/1 é de 99,6 pontos conforme publicação no Diário oficial desta sexta, 04/03.

Quantas vezes pode fazer o Revalida?

Segundo a declaração do MEC, o Revalida terá duas edições por ano e o candidato poderá fazer a prova prática mais de uma vez. Embora o currículo e a aplicação dos exames continue igual, o aluno que reprovar a segunda fase poderá fazê-la mais duas vezes nas edições seguintes do Revalida.

Quantas etapas são o Revalida?

O Revalida compreende duas etapas. A primeira é de avaliação escrita (prova objetiva com 110 questões e prova discursiva com cinco questões). A segunda etapa contempla avaliação de habilidades clínicas e está prevista para o mês de dezembro.

Quantas vezes tem o Revalida?

Calendário Revalida 2020

Dentre as mudanças, foi decidido que a prova deve ser aplicada 2 vezes ao ano. O Revalida 2020 será aplicado em 2 fases: prova teórica (prevista para o dia 11 de outubro) e prova prática (ainda não teve a data divulgada).

Porque o Revalida é tão difícil?

Mas se a prova não tem concorrência, por que é difícil passar no Revalida? O Revalida tem um histórico de baixa taxa de aprovação, tendo uma média de 14,6% desde 2011, de acordo com dados do próprio INEP. Em 2020, tivemos um dos menores índices de aprovação, em que apenas 7% dos candidatos inscritos foram aprovados.

Qual a matéria cai no Revalida?

Confira os temas que mais caem em Preventiva
  • Saúde Coletiva Atenção primária;
  • Epidemiologia Indicadores de Saúde;
  • Ética Médica;
  • Medicina da família e comunidade;
  • Saúde Coletiva: Declaração de Óbito.

Qual o país que mais aprova no Revalida?

Veja os três principais países de origem do diploma
  • 43,2% (7.154) dos inscritos obtiveram o diploma na Bolívia.
  • 23,7% (3.928) fizeram medicina em Cuba.
  • 14,5% (2.400) cursaram medicina no Paraguai.

Como é a prova discursiva do Revalida?

Na prova discursiva, são 5 questões, valendo 10 pontos cada questão. “Pretendo pontuar as questões objetivas por ser um número maior de questões”? Partindo do princípio de estudar apenas as questões objetivas por ser maior número, pode até parecer uma boa estratégia, mas pense comigo…

Quando sai resultado do Revalida 2020?

A lista de aprovados na segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2020 foi divulgada na segunda-feira (4).

Quantos aprovados no Revalida 2021?

Em 2021, foram 11.846 inscritos no Revalida e 6.026 aprovados na primeira fase. Ou seja, 50,9% dos participantes tiveram êxito, um índice muito maior do que os 17,2% de 2020.

Quando sai o resultado do Revalida 2021?

Os pareceres desses recursos e o resultado final da segunda etapa do Revalida 2021 serão publicados no dia 21 de março.

Onde o diploma da UBA é válido?

Para formalizar o ingresso no país europeu é necessário enviar a documentação exigida para a validação do diploma e preencher algumas condições estabelecidas. Além disso, depois de três anos exercendo a profissão na Espanha, o título passa a ser válido em todos os países da União Europeia.

Em quais países o diploma argentino vale?

Uma dessas outras opções é a Espanha onde o diploma de medicina da Argentina tem validade sem precisar de avaliação, pois existe um acordo de reconhecimento de diploma entre Argentina e a Espanha. Para isso basta enviar as documentações e se estiverem todos de forma correta eles irão validar o seu diploma.

Quem faz faculdade na Argentina pode trabalhar no Brasil?

Revalidação de diploma da Argentina, no Brasil

Depois que você concluir a sua faculdade no exterior, você poderá retornar para o Brasil e exercer a sua profissão, desde que você formalize o seu diploma no Brasil de acordo as exigências das autoridades educativas.

Como funciona o Revalida 2021?

Etapas classificatórias do Revalida 2021

Consiste em uma prova composta por questões de múltipla escolha (110) e discursivas (05). Esta primeira prova possui caráter eliminatório, ou seja, se o candidato não conseguir a nota necessária não poderá participar da segunda fase, sendo automaticamente eliminado.

Como fazer o Revalida?

As exigências para a realização do Revalida são: ser brasileiro ou possuir cidadania brasileira; estar matriculado no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) da Receita Federal e ser formado em Medicina por uma instituição de ensino superior estrangeira que seja reconhecida pelo órgão nacional de fiscalização de seu país de ...

Artigo anterior
Como decompor o número 250 em fatores primos?
Artigo seguinte
O que mais afeta negativamente a saúde e integridade física da juventude atualmente?