É crime usar o cartão de outra pessoa?

Perguntado por: Clara Yara Branco  |  Última atualização: 17. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (2 avaliações)

De acordo com o Dr. Rosmalen Novaes, advogado e assessor jurídico da Unimed Norte Fluminense, o ato é crime. “Procedendo desta maneira o indivíduo que utiliza, e também aquele que empresta o cartão, se enquadram neste caso como estelionatários, de acordo com a capitulação do Artigo 171 do Código Penal”, disse.

O que acontece se usar o cartão de outra pessoa?

ESTELIONATO. ART. 171 , CAPUT, DO CÓDIGO PENAL . USO DE CARTÃO DE CRÉDITO DE TERCEIROS.

Pode usar cartão de outra pessoa?

Sim, mas é obrigatório entregar uma cópia do cartão que foi utilizado no pagamento da compra, e do RG do proprietario do cartão juntamente com o ingresso na hora da entrada. Ao concluir uma compra é imprescindível informar qual o grau de parentesco, nome, cpf e celular do titular do cartão para a devida indentificação.

Qual é a pena para quem usa cartão clonado?

O crime prevê penas de até oito anos de prisão.

Qual a pena para o crime de estelionato?

Pena - reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa.

Mulher comprava na internet utilizando cartão de crédito de outra pessoa

27 questões relacionadas encontradas

Qual a pena para crime de estelionato para réu primário?

Pena - reclusão, de um a cinco anos, e multa, de quinhentos mil réis a dez contos de réis. § 1º - Se o criminoso é primário, e é de pequeno valor o prejuízo, o juiz pode aplicar a pena conforme o disposto no art. 155, § 2º.

Quanto é a fiança para estelionato?

Crime de estelionato tem fiança? São afiançável todos os crimes que possuem previsto penas mínimas de 2 anos de reclusão assim como o crime de estelionato art. 171, que tem como pena mínima 1 ano de reclusão.

O que fazer quando uma pessoa compra no seu cartão e não paga?

E se a pessoa não pagar as parcelas, como fica? Primeiro, é preciso entender que perante o banco ou a loja, VOCÊ que realizou a compra ou contratou o serviço e esse terceiro não faz parte da relação jurídica. Então, caso o seu amigo não honre com o pagamento, o responsável por quitar a dívida é você.

É preciso declarar gastos com cartão de crédito?

Quem tiver dívidas com banco, seja de um empréstimo pessoal, do cartão de crédito ou ainda saldo negativo na conta corrente, deve declarar os valores no programa de ajuste anual do imposto de renda. Para cartão de crédito, a obrigatoriedade se enquadra para os valores não pagos das faturas regulares.

Como usar cartão de terceiros?

Isto quer dizer que compras com cartão de crédito de terceiros estão sujeitas a aprovação depois de análise interna para maior segurança do portador do cartão. Orientamos que tenha sempre os dados do titular do cartão, como nome, telefone de contato imediato e endereço para fácil localização e rápido processamento.

Tem como saber quem usou meu cartão?

Para rastrear essa compra, é necessário entrar em contato com a administradora do cartão (que normalmente trata-se de um banco emissor, diferentemente bandeira do cartão como a VISA ou MasterCard que tem com função manter o sistema operante), que será a responsável por rastrear e informar os dados da compra.

O que acontece quando o cartão é clonado?

A instituição financeira tem a obrigação de restituir o consumidor, pois a clonagem do cartão é uma falha no serviço realizado pela operadora do cartão e por isso, a responsabilidade é somente deste órgão. Caso a instituição se negue a pagar, o cliente pode acionar o Banco Central para resolver o problema.

Como descobrir que seu cartão foi clonado?

Nesse sentido, é super comum que você descubra que tipo de compra foi feita e o valor do prejuízo. Contudo, saber ao certo a identidade de quem utilizou o seu cartão é praticamente impossível. Afinal, a pessoa pode ter utilizado qualquer celular ou computador para realizar a compra.

Como declarar gastos com cartão de crédito?

O contribuinte não precisa informar os dados do cartão de crédito na declaração. Mas, se quiser, o contribuinte pode informar o saldo devedor junto à administradora, para informar o valor da dívida no dia 31 de Dezembro do ano-base da declaração.

Quanto posso gastar sem declarar?

Em 2021, quem não precisa declarar Imposto de Renda são todos aqueles que receberam valor abaixo de R$ 28.559,70 em 2020.

Quais dívidas devem ser declaradas no IR?

Empréstimos e dívidas acima de R$ 5.000 adquiridas ou pagas durante 2021 devem ser informados à Receita Federal no Imposto de Renda deste ano. O prazo para entregar a declaração em 2022 se encerra às 23h59 do dia 29 de abril.

Como processar alguém que usou meu nome?

As empresas não podem cobrar o consumidor após a prescrição das dívidas. Se isso ocorrer, ele deve formalizar uma reclamação por escrito, procurar o Procon e/ou ingressar com uma ação judicial exigindo reparação de danos. Para boa defesa dos seus direitos, procure um (a) advogado (a) da sua confiança!

É crime sujar o nome de outra pessoa?

Há duas maneiras de ter o nome sujo, a negativação devida e a negativação indevida. Se o seu nome foi sujo indevidamente, ou seja, se o seu nome foi sujo injustamente, você tem o direito de processar a empresa que sujou o seu nome.

Como abrir um processo contra uma pessoa caloteira?

Então, nesse caso, basta apresentar o contrato como ação judicial, por meio de um advogado, que logo será iniciada a busca de valores ou de bens do seu devedor. No entanto, se o contrato não possui a assinatura de duas testemunhas não se preocupe! Há também a possibilidade de cobrança desse título na via judicial.

Quanto tempo demora um processo de estelionato?

Depois do oferecimento da denúncia pelo Ministério Público, o ofendido possui o prazo de 10 (dez) dias, a contar da sua intimação, para oferecer defesa prévia e escrita à acusação de estelionato.

Tem como recuperar o dinheiro em caso de estelionato?

Vítima deve agir rápido para recuperar o dinheiro junto ao banco em caso de depósito e/ou transferência para conta de golpista.
  1. Dica 1 – Avisar o banco onde a transação foi realizada. ...
  2. Dica 2 – Comunicar o banco da conta do golpista. ...
  3. Dica 3 – Fazer um boletim de ocorrência (pode ser pela internet)

Quanto tempo demora um inquérito policial de estelionato?

117, I, do Código Penal); para um estelionato, o inquérito pode durar 12 (doze) anos; para um delito de lavagem de dinheiro, a investigação inquisitorial poderá durar 16 (dezesseis) anos; para um fato tido como tráfico de drogas, ou para um homicídio, poderá perdurar o inquérito por 20 (vinte) anos.

Como saber quem usou meu cartão de débito?

O primeiro passo a ser dado, para tentar descobrir quem usou o seu cartão de débito, é entrar em contato com a administradora do cartão. Fazendo isso, espera-se que você fique sabendo sobre onde foi realizada a compra e qual o valor gasto.

Quando o cartão é clonado quem paga a conta?

Não é responsabilidade do titular do cartão arcar com os gastos ilícitos, advindos da clonagem, mas sim da operadora do cartão. Isto porque a clonagem se configura como uma falha da empresa.

O que fazer quando compram no seu cartão?

Para isso basta que o cliente entre em contato com a central de atendimento e informe todas as transações que não reconhece. A administradora efetuará a contestação, repassando essa informação para o departamento de segurança. As compras contestadas são analisadas em, no máximo, 15 dias.

Artigo anterior
Como limpar históricos recentes?
Artigo seguinte
Quantos metros um raio pode atingir?