É crime ter munição?

Perguntado por: Vítor Xavier de Correia  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (11 avaliações)

A princípio sim, de acordo com a legislação, mais especificamente os arts. 12, 14 e 16, todos da Lei 10.826/2003, é crime possuir, portar, deter, ceder, ainda que gratuitamente, transportar, etc munição de arma de fogo.

O que acontece se for pego com munição?

Segundo o magistrado, o tribunal tem a firme orientação no sentido de que a posse ilegal de munição de uso permitido, mesmo sem a arma, caracteriza o crime do artigo 12 da Lei 10.826/2003, no qual se presume a ocorrência de risco à segurança pública, não havendo a necessidade de dano efetivo às pessoas.

Qual a pena por porte de munição?

Acontece que, tanto possuir, quanto portar munição de armamento de uso permitido (art. 12 e 14 da lei nº 10.826) e de uso restrito (art. 17 da lei nº 10.826)é crime, cuja pena pode variar de um a seis anos de detenção, e multa.

É ilegal ter munição em casa?

Sim, segundo o HC nº 131771, o simples fato do agente portar configura o crime de porte ilegal de munição, independentemente do tipo ou quantidade, conforme previsto no art. 14, “caput”, da lei nº 10.826/03 (Estatuto do Desarmamento).

É crime vender munição?

O Estatuto do Desarmamento tipifica criminalmente a conduta de possuir, deter, portar, adquirir, fornecer, receber, ter em depósito, transportar, ceder, ainda que gratuitamente, emprestar, remeter, empregar, manter sob sua guarda ou ocultar munição de arma de fogo.

PORTAR MUNIÇÃO É CRIME?

18 questões relacionadas encontradas

É permitido transportar munição?

11 - E permitido transportar munição? 11 - Sim. Munição é um produto controlado pelo Exército, para que seja transportada se faz necessário uma Guia de Tráfego expedida por uma autoridade competente (Polícia Federal ou Exército).

O que é um crime de perigo abstrato?

Crimes de perigo abstrato são aqueles que não exigem a lesão de um bem jurídico ou a colocação deste bem em risco real e concreto. São tipos penais que descrevem apenas um comportamento, uma conduta, sem apontar um resultado específico como elemento expresso do injusto.

Qual a pena para porte de arma réu primário?

Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.

Qual o prazo de validade de uma munição?

Em condições normais, a munição pode ficar armazenada por 2 ou 3 anos. A partir deste prazo, ela tende a não funcionar direito, podendo falhar com muito mais frequência ou, deflagrar-se com bem menos energia do que um disparo normal.

É crime ter cápsula deflagrada?

Sendo assim, portar, deter, adquirir, fornecer, receber, ter em depósito, transportar, ceder, ainda que gratuitamente, emprestar, remeter, empregar, manter sob guarda ou ocultar cápsula ou cartucho deflagrado, pode ser considerado crime, ou ser enquadrado nos artigos 14 e 16 da lei 10.826/03 ou em qualquer outro artigo ...

Qual a pena para porte de arma réu primário 2021?

Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.

Qual o artigo de porte de munição?

Dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, sobre o Sistema Nacional de Armas - Sinarm, define crimes e dá outras providências.

Qual a pena para porte ilegal de arma de uso restrito?

Pena – reclusão, de 3 (três) a 6 (seis) anos, e multa. Por se tratar de arma de uso restrito ou proibido, o tipo penal já traz em si as condutas de possuir e portar.

É possível aplicar o princípio da insignificância no caso de porte de munição responda conforme o entendimento do STF?

Contudo, ele destacou que o Supremo Tribunal Federal (STF) passou a admitir a aplicação do princípio da insignificância em hipóteses excepcionalíssimas, quando apreendidas pequenas quantidades de munição, desde que desacompanhadas da arma.

É possível a aplicação do princípio da insignificância nos crimes previstos no Estatuto do Desarmamento?

O ministro Ribeiro Dantas, relator do recurso, afirmou que, diante do novo entendimento firmado pelo STF, o STJ reconheceu ser possível aplicar a insignificância nas hipóteses de apreensão de apenas uma munição de uso permitido desacompanhada de arma de fogo.

O que quer dizer munição deflagrada?

Tornar ou ficar activa a combustão de uma matéria inflamável, geralmente com explosão ou com chama intensa.

Qual é a validade de uma bala de 38?

Uma bala do calibre 38 pesa 10 gramas — e tudo isso, entre ela subir e descer, demora apenas 25 segundos.

Quanto custa uma caixa de balas de 38?

ou R$374,30 à vista no boleto ou depósito (5% de desconto). A compra e retirada deste produto é realizada, presencialmente, na Top Arms (loja física parceira em São Paulo).

Como descartar munição?

Unidades Credenciadas:
  • Polícia Federal;
  • Polícia Rodoviária Federal;
  • Corpo de Bombeiros Militar;
  • Polícia Militar;
  • Polícia Civil; e.
  • Guarda Municipal.

Qual o valor da fiança por porte de arma?

PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO. ARTIGO 14 DA LEI 10826/2003. FIANÇA ARBITRADA NO VALOR DE 04 (QUATRO) SALÁRIOS MÍNIMOS. PEDIDO DE ISENÇÃO DA FIANÇA.

Quantos anos uma pessoa pega por porte de arma?

I - ter, no mínimo, vinte e cinco anos de idade para adquirir e apostilar armas de fogo em seus acervos; ...........................................................................................................................................

Quanto custa para tirar porte de arma 2021?

Para pessoa física, a expedição de porte de arma de fogo custa R$ 100. As renovações do certificado de registro e do porte de arma de fogo, bem como as segundas vias de certificado de registro e de porte são de graça.

O que é um crime de perigo comum?

De perigo comum ou coletivo: é aquele cujo perigo de dano atinge um número indeterminado de pessoas. Temos como exemplos o crime de fabrico, fornecimento, aquisição posse ou transporte de explosivos ou gás tóxico, ou asfixiante (artigo 253 do CP) e o de incêndio (artigo 250 do CP).

O que distingue um crime de perigo concreto de um crime de perigo abstrato no âmbito do Código de Trânsito Brasileiro?

Assim, nos delitos de perigo abstrato não se faz necessária a verificação de um resultado de perigo concreto para a vida ou integridade física das pessoas, posto que o perigo é presumido. Basta a condução do veículo com a concentração superior de álcool prevista na lei”.

Quais são os crimes permanentes?

Exemplos de crimes permanentes: São exemplos de delitos permanentes a ocultação de cadáver, receptação dolosa, depósito, guarda ou transporte de entorpecente, redução à condição análoga à de escravo, sequestro, cárcere privado, violação de domicílio, associação criminosa e extorsão mediante sequestro.

Artigo anterior
O que é aterramento TN-S?
Artigo seguinte
Como calcular o volume de um cilindro oco?