É crime compartilhar prints de conversas?

Perguntado por: Nicole Yara Guerreiro  |  Última atualização: 27. September 2024
Pontuação: 4.7/5 (13 avaliações)

STJ decide que divulgar print de conversa de WhatsApp deve gerar indenização. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que a divulgação de conversas no aplicativo WhatsApp, sem consentimento dos participantes ou autorização judicial, é passível a indenização caso configurado dano.

É crime mandar Print de conversa para outra pessoa?

Logo, quem compartilha imagens, áudios e registro de conversas entre duas ou mais pessoas, sem autorização, está cometendo crime.

É crime expor conversas?

No caso da divulgação de conversas privadas de Whatsapp sem autorização das partes, o Superior Tribunal de Justiça já decidiu que é ato ilícito e pode resultar em responsabilização civil por eventuais danos.

Pode tirar print de conversa no WhatsApp?

Você não pode printar uma conversa realizada em aplicativo de mensagem e mandar para os outros, mesmo que você participe da conversa, isso viola o princípio constitucional da inviolabilidade das ligações telefônicas. Artigo 5° inciso XII da Constituição Federal e REsp 1.903.273.

Pode usar print de WhatsApp como prova?

STJ reconheceu a possibilidade de utilização de prints de conversas no WhatsApp como meio válido de prova 07/11/2023 - 13:34. No julgamento do AgRg nos EDcl no HC 826476-MG , STJ reconheceu a possibilidade de utilização de prints de conversas no WhatsApp como meio válido de prova.

Divulgar áudio e print sem autorização é CRIME?

24 questões relacionadas encontradas

É crime divulgar conversa de WhatsApp?

Compartilhar mensagens sem autorização pode levar à punição, de acordo com o artigo 153 do Código Penal Brasileiro, que prevê pena de multa e reclusão de um a seis meses para aqueles que divulgam conteúdo de documentos particulares ou correspondências confidenciais, sem justa causa, causando danos às vítimas.

O que diz o artigo 369 do CPC?

Art. 369. As partes têm o direito de empregar todos os meios legais, bem como os moralmente legítimos, ainda que não especificados neste Código, para provar a verdade dos fatos em que se funda o pedido ou a defesa e influir eficazmente na convicção do juiz.

Como usar conversa de WhatsApp como prova judicial?

Para que um print de conversa do WhatsApp seja considerado válido como prova, a autenticidade deve ser comprovada. Isso pode ser feito por meio de declaração de uma das partes envolvidas, por perícia técnica ou por outros meios que atestem a origem e a veracidade do print.

Como usar Print como prova?

A validade de prints

Em alguns casos, pode ser necessário um especialista forense digital para verificar a autenticidade das evidências. Conteúdo relevante: As capturas de tela devem ser relevantes para o caso em questão. Elas devem fornecer informações ou contexto que são importantes para o processo.

Como saber quem tirou print da conversa do WhatsApp?

O WhatsApp não informa ao usuário se alguém tirou um print de alguns de seus status publicados. Não existe de forma nativa qualquer funcionalidade que impeça a ação por parte dos usuários, que podem fazer um ou mais registro da tela do app.

O que pode ser considerado invasão de privacidade?

A invasão de privacidade é o compartilhamento de fotos, vídeos, documentos com dados pessoais ou compartilhamento de outra informação pessoal sem a autorização do titular.

O que diz o artigo 153 do Código Penal?

Segundo o Artigo 153 do Código Penal Brasileiro, é crime “divulgar a alguém, sem justa causa, conteúdo de documento particular ou de correspondência confidencial, de que é destinatário ou detentor, e cuja divulgação possa produzir dano a outrem”, ocasionando em uma pena de um a seis meses de detenção ou multa.

Quando se torna invasão de privacidade?

Assim, se uma pessoa acessar seu dispositivo, seja celular ou computador, compartilhar fotos ou outras informações sem seu consentimento, instalar programas maliciosos em seu dispositivo, ameaçar e fazer chantagens, se configura invasão de privacidade.

Qual o crime de mostrar conversa privada?

— A exposição de conversas privadas em público, seja feita pela internet, redes sociais ou grupos privados, são sempre consideradas ilícito civil — explica a advogada Regina Beatriz, presidente da Associação Brasileira de Direito da Família e Sucessões (ADFAS).

Pode mandar o print?

Espalhar “prints” de conversas pode dar direito a indenização. Uma decisão do Superior Tribunal de Justiça abriu brecha para que isso seja considerado crime.

O que acontece se expor uma pessoa nas redes sociais?

Tema atualizado em 11/10/2021. A divulgação em rede social de mensagens ofensivas, difamatórias e não autorizadas configura ato ilícito indenizável a título de danos morais, por violação a direitos da personalidade, como imagem, honra, liberdade, intimidade, legítima expectativa, dentre outros.

O que a lei fala sobre print?

O que a lei fala sobre print? A legislação brasileira reconhece que os prints podem ser utilizados como prova em processos judiciais, desde que atendam a determinados requisitos e sejam devidamente analisados pelo juízo responsável.

Pode postar print no Instagram?

Ou seja, pode printar sem medo! O aviso de print nos stories entrou em fase de testes no Instagram para um número restrito de usuários em 2018.

Como comprovar um print?

A melhor maneira é através da PACWeb, a solução Prova de Autenticidade de Conteúdo Web. Ela possui plena validade jurídica, é mais segura que um print screen e já foi reconhecida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.

Como juntar Print de WhatsApp em processo?

– CONVERSAS VIA E-MAIL OU WHATSAPP: Se você quiser juntar ao processo “prints” de mensagens trocadas por e-mail ou Whatsapp, o ideal é que você leve seu aparelho até um tabelião (cartório) para que ele abra o e-mail/aplicativo e transcreva as mensagens ali constantes.

É ilícita a prova obtida por acesso ao WhatsApp sem autorização judicial?

RECURSO ESPECIAL PARCIALMENTE PROVIDO. 1. É ilícita a prova obtida pelo acesso direto dos agentes policiais, sem prévia autorização judicial, a mensagens de texto SMS, conversas mantidas por meio de aplicativos (como é o caso do whatsapp) ou mensagens trocadas por correio eletrônico e registradas em aparelho celular.

Pode juntar conversa de WhatsApp em processo civil?

A gravação de conversa feita por um dos interlocutores sem o conhecimento do outro para fins de comprovação de direito não é ilícita e pode ser usada como prova em ação judicial.

O que diz o artigo 513 do CPC?

513 , § 4º , do CPC/2015 - do qual exsurge a necessidade de intimação pessoal do executado - deve ser contado da decisão que ultimar a liquidação de sentença, homologando os respectivos cálculos, mediante interpretação teleológica do dispositivo legal em comento.

O que diz o artigo 726 do CPC?

Quem tiver interesse em manifestar formalmente sua vontade a outrem sobre assunto juridicamente relevante poderá notificar pessoas participantes da mesma relação jurídica para dar-lhes ciência de seu propósito.

O que diz o artigo 774 do CPC?

774 do CPC/2015. Considera-se, portanto, atentatória à dignidade da justiça a conduta do executado que: (a) Frauda a execução (inciso I). Essa conduta não significa apenas 'cometer fraude à execução', em que o executado pratica ato de disposição de bens, capaz de reduzi-lo à insolvência.

Artigo anterior
Qual é o lugar mais calmo do mundo?
Artigo seguinte
Como é a sociedade egípcia?