É correto falar estarei enviando?

Perguntado por: Teresa Paiva de Lima  |  Última atualização: 26. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (68 avaliações)

A estrutura básica é a seguinte: verbo ir (eu vou, você vai) + verbo estar no infinitivo + qualquer verbo no gerúndio. Fica assim: “Eu vou estar enviando”, “Você vai estar recebendo”, “Eu vou estar transferindo”, “O senhor vai estar aguardando”...

É errado falar no gerúndio?

Não é errado usar o gerúndio. Ele deve ser usado adequadamente. Você pode e deve usar o gerúndio em suas redações, provas ou concursos, desde que respeitadas as regras de seu uso. Abolir definitivamente o gerundismo de seus textos.

Porque o gerundismo é inadequado?

O gerundismo é o uso inadequado do gerúndio e se tornou um vício de linguagem. Ele apareceu por conta de traduções ruins da língua inglesa e pelo uso corriqueiro e demasiado, prejudicando a comunicação verbal e escrita da forma correta do Gerúndio.

Como usar o gerúndio?

Quando os verbos são terminados em -ndo, como em falando, brincando, estudando e correndo, eles estão flexionados no gerúndio, cuja principal característica é indicar uma ação contínua, ou seja, uma ação que está em andamento, não finalizada no momento em que se fala.

Por que no se deben utilizar Gerundios?

Isso acontece porque geralmente usamos essa forma nominal do verbo para não cometer algum erro, fenômeno conhecido como hipercorreção, ou por não sabermos modalizar o discurso para evitá-lo.

PORTUGUÊS - 9º ANO - 07/12/2020

32 questões relacionadas encontradas

Como não usar o gerúndio?

O certo é: O verbo deve ser expresso com o infinitivo ou simplesmente no futuro, conforme as formas a seguir: ''_eu vou ligar..., ou, mandarei..., ou, eu farei... ''. O verbo no Modo Indicativo em geral exprime ideias objetivas, não podendo, portanto, gerar uma dependência.

Por que os portugueses não usam o gerúndio?

Porque em Portugal não se usam os verbos no gerúndio? Não é correto afirmar que em Portugal não se usam os verbos no gerúndio. ... Assim, se o verbo auxiliar for o verbo estar, a construção perifrástica indica uma ação durativa que decorre num momento específico (ex.: «Ele estava a estudar/estudando, hoje de manhã»).

Como formar o gerúndio?

Gerúndio
  1. O gerúndio, assim como o particípio e o infinitivo, não faz parte de nenhum tempo ou modo verbal. ...
  2. Simples: indica uma ação que ainda está em andamento. ...
  3. Composto: indica uma ação já concluída antes da ação da oração principal e é formado pelos verbos auxiliares TENDO e HAVENDO + particípio do verbo principal.

O que é verbo gerúndio exemplos?

O gerúndio expressa uma ação que está em curso ou que ocorre simultaneamente ou, ainda, que remete a uma ideia de progressão. Sua forma nominal é derivada do radical do verbo acrescida da vogal temática e da desinência -ndo. Exemplos: comendo; partindo.

Pode iniciar frase com gerúndio?

Sendo usado antes da oração principal, o gerúndio indica uma ação que se iniciou antes da ação principal: Entrando em casa, reparei que tinha sido assaltada. Fazendo de conta que não era com ele, saiu da sala de mansinho.

Estou verificando é gerúndio?

Errado: ''Um minuto, que eu vou estar verificando seu cadastro." Nesta construção emprega-se erradamente o gerúndio "vou estar verificando" para uma ação que indica um processo que se finaliza imediatamente ao momento da fala. Logo, o correto é: ''Um minuto, vou verificar seu cadastro."

Por que o gerúndio na oração hoje eu não vou estar fazendo a charge pode ser considerado gerundismo?

04 – Por que o gerúndio na oração “Hoje eu não vou estar fazendo a charge” pode ser considerado gerundismo? Porque seu uso é inadequado e exagerado. O gerúndio é utilizado para expressar ações que se prolongam ou nas funções de advérbio e de adjetivo. Nesse caso, é usado em substituição do tempo futuro.

Qual é a diferença entre sob e sobre?

sob = “embaixo de”, “em estado de”, “sujeito à influência ou ao comando de algo ou alguém”. sobre = “em cima de”, “acima de” ou “a respeito de”.

O que significa falar no gerúndio?

Gerúndio é uma das três formas nominais existentes na língua portuguesa, as outras duas são o Particípio e o Infinitivo. A característica do gerúndio é expressar a continuidade de uma ação, ou seja, demonstra que ela teve início e continua acontecendo. Uma dica é que esses verbos possuem o sufixo “ndo”.

Como identificar gerúndio?

O gerúndio composto tem uma especificidade gramatical. Primeiro, ele aponta para uma ação concluída antes da ação da oração principal. E segundo, o gerúndio composto aparece nas orações com a presença de dois verbos. Um verbo auxiliar que pode ser “tendo” ou “havendo” e o outro verbo principal na forma de particípio.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

O que é gerúndio e particípio?

- Gerúndio – equivale ao valor de um adjetivo ou de um advérbio; - Particípio – equivale ao valor de um adjetivo. No entanto, o emprego dessas formas depende sempre do contexto em que se inserem e, por isso, é importante saber o que diferencia seus usos.

Como é formado o gerúndio em inglês?

O gerúndio no inglês é caracterizado pelo acréscimo de -ing ao verbo: speaking, walking, doing, making, studying, running, etc. ... Nem sempre o verbo com -ing será um gerúndio. No caso dos continuous tenses, o que temos é o Present Participle e não o gerúndio.

Como é formado o gerúndio do presente contínuo o que ele representa em português?

O present continuous (presente contínuo) é um tempo verbal utilizado, na língua Inglesa, para descrever ações que estão acontecendo no momento da fala ou ações que acabaram de acontecer. Esse tempo verbal é formando pelo sujeito + simple present do verbo to be (are/is) + o gerúndio do verbo principal (-ing).

Qual a diferença do português de Portugal português do Brasil?

A alteração de pronúncia é o que mais evidencia as diferenças entre português de Portugal e do Brasil. Os brasileiros pronunciam as vogais átonas e tônicas com mais clareza, em decorrência da sua fala lenta. Já em Portugal é comum pronunciarem de forma clara apenas as vogais tônicas.

Quando se utiliza no qual?

O pronome relativo qual e suas flexões devem ser utilizadas quando o termo vir acompanhado de um artigo. Lembre-se que “no” é junção de “em+o”, portanto, para a utilização desta expressão, a frase deve exigir a preposição “em”.

É sobre a mesa ou sob a mesa?

Sobre a mesa ou sob a mesa

Nesse caso, valem as duas formas, mas com sentido oposto: sob a mesa ou sobre a mesa são corretos.

Como se diz sobre a mesa ou sob a mesa?

Assim, se pretende dizer que algo está embaixo da mesa, deve falar ou escrever “sob a mesa”: O cachorro está sob a mesa. Mas se quer informar que o cachorro se encontra em cima da mesa, o certo é: O cachorro está sobre a mesa.

É sobre o valor ou sob o valor?

Porém, seus significados são contrários. Sobre e sob são, assim, preposições antônimas. Sobre indica, principalmente, que algo está em cima: sobre a mesa. Sob indica, principalmente, que algo está embaixo: sob a mesa.

Artigo anterior
Qual é a altura da Marina Ruy Barbosa?
Artigo seguinte
Como Alongae o pé?