É correto falar aluno de inclusão?
Perguntado por: Márcio Vicente Mota Paiva Tavares | Última atualização: 27. März 2025Pontuação: 4.2/5 (1 avaliações)
NÃO USE: Não fale “aluno de inclusão”: a escola deve incluir a todos. Também é errado falar aluno normal, o que sugere que a deficiência é anormal. Diga aluno ou pessoa sem deficiência.
Qual o termo correto para alunos especiais?
Nestes casos, a sigla recomendada é PcD, significando “pessoa com deficiência” ou “pessoas com deficiência”.
Como se referir aos alunos de inclusão?
A expressão adequada é pessoa com deficiência e suas variações, tais como: aluno com deficiência, mulher com deficiência, jovem com deficiência, pessoa com deficiência visual/auditiva/intelectual, autismo etc.
O que é aluno inclusão?
Incluir é integrar, abranger a todos, sem exceção. Uma educação inclusiva integra os alunos com necessidades especiais, em escolas regulares, por meio de uma abordagem humanística. Essa visão entende que cada aluno tem suas particularidades e que elas devem ser consideradas como diversidade e não como problema.
Quem são os alunos de inclusão?
Segundo a LDBEN, entre outros documentos, são os estudantes com deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) e os que possuem altas habilidades ou superdotação.
Aluno ESPECIAL? Portador? Deficiente?! Qual o termo correto?
O que diz a Lei sobre alunos especiais?
O artigo 208, que trata da Educação Básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos, afirma que é dever do Estado garantir “atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino”.
É correto usar o termo educação especial?
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), “entende-se por educação especial, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação”.
O que diz o MEC sobre educação inclusiva?
Em 2008, foi lançada a política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva e aprovada, por meio de emenda constitucional, a convenção da ONU sobre os direitos das pessoas com deficiência. De acordo com a convenção, devem ser assegurados sistemas educacionais inclusivos em todos os níveis.
Qual é a diferença entre a educação especial e a inclusão educacional?
Professora 05 A Educação Especial refere-se a uma modalidade de ensino, enquanto a Inclusão é aquela que nos ensina a conviver com a diferença, despertando a ideia de pertencimento entre os alunos.
É correto falar aluno com deficiência?
NÃO USE: Não se refira a uma pessoa com deficiência como deficiente, portador de deficiência ou pessoa com necessidades especiais. Jamais use termos pejorativos, como defeituoso ou inválido. Falar “ele é deficiente, mas é ótimo aluno” denota o preconceito.
É correto falar crianças especiais?
Pessoa Portadora de Deficiência (PPD) ou Portador de Necessidades Especiais (PNE) são termos incorretos e devem ser evitados, uma vez que não traduzem a realidade de quem possui deficiência . A deficiência não se porta, ela é uma condição existencial da pessoa.
Qual é o termo correto para deficientes?
Evite termos como “deficiente”, “inválido” ou “incapaz”, pois podem ser ofensivos e você pode faltar com respeito. Assim, use palavras inclusivas que enfatizem a capacidade e o valor da pessoa.
É correto usar o termo portador de autismo?
Autismo: use os termos autista, pessoa com autismo. Não use o termo autista fora do contexto, como referência a alienação. Doenças intelectuais: não use os termos doente mental, pessoa excepcional ou deficiente intelectual. O termo adequado é pessoa com deficiência intelectual.
Como substituir a palavra deficiência?
Insuficiência física ou intelectual: 2 défice, déficit, incapacidade, insuficiência. Imperfeição: 3 defeito, deformação, deformidade, disformidade, falha, imperfeição, má-formação, malformação.
O que não falar para um PCD?
Jamais utilizar termos pejorativos ou depreciativos como “deficiente”, “aleijado”, “inválido”, “mongol”, “excepcional”, “retardado”, “incapaz”, “defeituoso” etc.
O que diz Bncc sobre inclusão?
Trata-se de considerar o cuidado no sentido profundo do que seja acolhimento de todos – crianças, adolescentes, jovens e adultos – com respeito e, com atenção adequada, de estudantes com deficiência (BRASIL, 2009, p. 17).
O que diz a LDB em relação à educação inclusiva?
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), no 9.394/96 (Brasil, 1996), no Capítulo III, art. 4º, inciso III, diz que é dever do Estado garantir o “atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino”.
O que diz a Lei sobre inclusão escolar?
A Lei Brasileira de Inclusão (LBI) determina que o acesso de crianças e adolescentes com deficiência à educação não pode mais ser negado, sob qualquer argumento, tanto na rede pública quanto na privada. A lei proíbe, ainda, a cobrança de qualquer valor adicional nas mensalidades e anuidades para esse público.
Como é chamado o professor de educação especial?
Professores de apoio são profissionais que lidam diretamente com estudantes que precisam de atendimento educacional especializado. Além disso, têm a tarefa de mediar educandos e demais professores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.
Quais são as três categorias da educação especial?
- 1- Dependentes. São aqueles atendidos somente em clínicas. · Ausência quase total da linguagem. ...
- 2- Treináveis. São aqueles que freqüentam escolas especiais. · Capacidade de defender-se dos perigos. ...
- 3- Educáveis. São aqueles que freqüentam classes especiais.
Qual a diferença entre o ensino inclusivo e integrado?
A integração admite exceções, uma vez que é baseada em padrões, requisitos e condições. Já a educação inclusiva é incondicional. Uma escola inclusiva é uma escola que inclui a todos, sem discriminação, e a cada um, com suas diferenças, independentemente de sexo, idade, religião, origem étnica, raça e deficiência.
Como substituir a palavra inclusão?
1 incorporação, inserção, introdução, colocação, integração. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Contenção de todos os elementos num conjunto: 2 abarcamento, abraçamento, abrangimento, compreensão, contenção, encerramento, enquadramento, envolvimento.
Por que falamos de inclusão?
Trata-se, pois, de uma opção: a de promover socialmente a pessoa biologicamente diferente, não a apartando de nós, respeitando, portanto, a sua condição de ser humano entre seres humanos.
Quem é os pais de Jade Picon?
Pode tomar creatina e BCAA antes de dormir?