É correto afirmar que as briófitas?

Perguntado por: Henrique Isaac Esteves  |  Última atualização: 27. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (45 avaliações)

16, n. 91, junho de 1993 [adapt.] Com base nos textos e em seus conhecimentos, é correto afirmar que as Briófitas: vegetais que são parasitas somente quando as raízes se fixam nos hospedeiros arbustivo-arbóreos - são úteis como indicadores ecológicos da poluição, no controle da erosão e do assoreamento de rios.

Qual das alternativas abaixo caracteriza as briófitas?

Qual das alternativas abaixo caracteriza as Briófitas? Porte grande, caule, raiz e folhas. Porte variado, cauloide, rizoide e filoide.

Quais plantas são briófitas?

As briófitas são plantas de pequeno porte que não possuem tecidos de sustentação e vasos condutores (avasculares). Podem ser classificadas em três grupos: musgos, hepáticas e antóceros.

Qual a principal característica das briófitas?

Veja as principais características das briófitas: são plantas avasculares, ou seja, não têm vasos condutores de seiva; têm rizoide (análogo à raiz, tem a função de fixação da planta no solo e de retirada de nutrientes do ambiente);

O que são as briófitas?

As briófitas são pequenas plantas avasculares, ou seja, que não possuem vasos condutores de seiva. Essas plantas são predominantes em locais úmidos e com pouca luz solar, ainda sim é possível encontrá-las em outras regiões.

BRIÓFITAS - BOTÂNICA - Aula | Biologia com Samuel Cunha

34 questões relacionadas encontradas

O que é briófitas exemplo?

As briófitas são plantas avasculares (não possuem vasos condutores de seiva) que crescem em solos úmidos, pedras ou troncos de árvores, sendo os musgos seus principais representantes.

O que é briófitas e Pteridófitas?

As Briófitas não possuem vasos condutores e sua fase de ciclo de vida predominante é a gametófita. As Pteridófitas possuem vasos condutores de seiva e sua fase predominante é a esporofítica.

Quais são as plantas pteridófitas?

Pteridófitas são plantas que apresentam, como características mais marcantes, a presença de vasos condutores de seiva e a ausência de sementes. ... No Brasil são encontradas mais de 1000 espécies de pteridófitas, sendo possível citar como representantes desse grupo as samambaias e as cavalinhas.

Quais são as plantas angiospermas?

Esse grupo vegetal é o que apresenta maior diversidade de espécies, sendo estimado um total de mais de 450.000 espécies diferentes. Entre exemplos de angiospermas, podemos citar: a roseira, a mangueira, o arrozeiro, o feijoeiro, a grama, os lírios, as orquídeas, o coqueiro, entre várias outras.

Quais são as plantas gimnospermas?

Exemplos de gimnospermas
  • Pinheiro-do-Paraná A árvore é típica da Mata de Araucária. ...
  • Taiga. A taiga é um bioma, chamado comumente de floresta de coníferas. ...
  • Cica. Conhecida também como palmeira-sagu, você talvez já tenha visto uma cica enfeitando um belo jardim. ...
  • Ginkgo Biloba. ...
  • Pinus.

Como é a reprodução das briófitas?

As briófitas podem apresentar reprodução assexuada, dependendo da espécie. Essa reprodução assexuada é chamada de fragmentação, em que através de partes de um indivíduo, separadas deste, são formados novos indivíduos sem variação genética. ... Quando liberados no ambiente, os esporos germinam e formam novos indivíduos (n).

Quais são as características comuns entre briófitas e pteridófitas abaixo que estão corretas?

Dependência de água para fecundação.

Tanto briófitas quanto pteridófitas dependem da água para que ocorra a fecundação.

Qual é a fase predominante no ciclo de vida das briófitas?

Nas briófitas, o gametófito é a fase de vida dominante, e o esporófito desenvolve-se sobre ele, sendo nutricionalmente dependente do gametófito. A fecundação necessita de água, pois os gametas masculinos são flagelados e necessitam nadar até a oosfera.

Quais são os dois principais grupos de angiospermas?

Classes de Angiospermas

Angiospermas monocotiledôneas – Essas plantas possuem apenas um cotilédone na semente. Os cotilédones constituem as folhas embrionárias das plantas. Angiospermas dicotiledôneas - Possuem dois ou mais cotilédones na semente.

Quais são os órgãos das angiospermas?

As angiospermas produzem raiz, caule, folha, flor, semente e fruto. Considerando essas estruturas, perceba que, em relação às gimnospermas, as angiospermas apresentam duas "novidades": as flores e os frutos.

Quais as partes de uma Angiosperma?

Elas são compostas por quatro tipos de estruturas: sépalas, pétalas, estames e carpelos.
  • Sépalas: Normalmente de coloração verde, localizam-se abaixo das pétalas. ...
  • Pétalas: Porção colorida com a função de atrair os polinizadores. ...
  • Estame: Estrutura masculina da flor. ...
  • Carpelo: Estrutura feminina da flor.

Qual a diferença entre as briófitas e as pteridófitas?

As pteridófitas são plantas que não possuem sementes, porém, ao contrário das briófitas, têm vasos condutores de seiva e são consideradas traqueófitas. ... As principais diferenças entre briófitas e pteridófitas são o ciclo de vida e a presença ou não de vasos condutores.

Quais são as plantas traqueófitas?

As traqueófitas são plantas com organização em sistemas de tecidos – sistema parenquimatoso, sistema dérmico e sistema vascular. No ciclo de vida das traqueófitas, com alternância de gerações, a geração dominante é a esporófita.

Onde encontramos as briófitas?

As briófitas são plantas avasculares que se caracterizam pelo pequeno porte e por viverem em ambientes úmidos e sombreados. As briófitas são plantas geralmente de pequeno porte que vivem em ambientes úmidos e sombreados. Não possuem vasos condutores, o que explica o seu tamanho reduzido.

Como se dá a classificação das briófitas?

As briófitas são divididas em três filos: Hepatophyta (as hepáticas), Anthocerophyta (os antóceros) e Bryophyta (os musgos). Como ocorre em todas as plantas, as briófitas também apresentam em seu ciclo de vida uma alternância de gerações.

Qual é o tipo de ciclo de vida das briófitas?

O ciclo de vida das briófitas é marcado pela alternância de gerações, ou seja, existem formas haploides e diploides no ciclo. ... O ciclo de vida das briófitas destaca-se pela alternância de gerações. Isso significa que, durante a vida da planta, ela passa por uma fase de vida diploide (2n) e uma fase haploide (n).

Quais as fases de vida da Briófita?

O ciclo de vida das briófitas é caracterizado pela alternância de gerações, isto é, apresenta uma fase gametofítica (que produz gametas) e uma fase esporofítica (que produz esporos). A fase gametofítica é mais desenvolvida e duradoura no ciclo de vida dessas plantas e caracteriza-se por ser uma fase haploide.

O que significa fase dominante?

Nas briófitas, a fase de gametófito é o estágio dominante do ciclo de vida, diferentemente das plantas vasculares (pteridófitas, gimnospermas e angiospermas). ... Nos outros grupos de plantas, por sua vez, o gametófito é menos complexo e normalmente dependente nutricionalmente do esporófito.

São características comuns entre as briófitas e pteridófitas?

– Ambas são hermafroditas. – Não produzem flores, sementes e frutos. – Ambas habitam ambientes úmidos e assombrados, e algumas em água doce. – A água é um elemento fundamental para que ocorra a fecundação.

É uma característica comum entre briófitas e pteridófitas?

As briófitas e as pteridófitas são plantas criptógamas (cripto = escondido; gama = gametas) isto é, apresentam estruturas produtoras de gametas pouco visíveis. ... São plantas que dependem da água para sua reprodução, geralmente estão presentes nas proximidades de cachoeiras e são abundantes em florestas tropicais.

Artigo anterior
É normal a pele ficar manchada depois de descolorir os pelos?
Artigo seguinte
Qual que é o nome do dedo do meio?