É competência exclusiva da União?

Perguntado por: Constança Anna de Neves  |  Última atualização: 7. August 2024
Pontuação: 4.2/5 (75 avaliações)

A competência exclusiva da União para legislar sobre material bélico, complementada pela competência para autorizar e fiscalizar a produção de material bélico, abrange a disciplina sobre a destinação de armas apreendidas e em situação irregular.

Quais são as competências da União?

Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: I - direito tributário, financeiro, penitenciário, econômico e urbanístico; II - orçamento; III - juntas comerciais; IV - custas dos serviços forenses; V - produção e consumo; VI - florestas, caça, pesca, fauna, conservação da natureza, ...

O que compete exclusivamente à União?

"Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre: I - direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrário, marítimo, aeronáutico, espacial e do trabalho."

Quem tem competência exclusiva?

a) Competência exclusiva: quando atribuída apenas a determinado ente e sem a possibilidade de delegação (p. ex., as competências materiais da União do art. 21 da CF. Imagine se fosse possível delegar a função de “declarar guerra e celebrar a paz”).

Qual a diferença entre competência exclusiva e privativa da União?

Uma das diferenças é que a competência exclusiva (art. 21) não pode ser delegada (indelegável) e a competência privativa, ao contrário, poderá ser delegada, por exemplo, para os Estados, quando estes poderão elaborar lei específica sobre matérias que seriam de competência única da União.

CF/88 - Artigo 21 - Competência Exclusiva da União (aula 1)

32 questões relacionadas encontradas

O que é competência exclusiva?

As matérias da competência exclusiva envolvem o Governo no seu sentido amplo, compreendendo não apenas o regime de organização e funcionamento do Executivo, mas a legislação organizativa dos ministérios e direções gerais e outros serviços da administração direta sobre os quais o Governo exerce poderes de direção.

O que é competência exclusiva é competência privativa?

No Artigo 21 da Constituição Federal, estão elencadas essas competências exclusivas da União. Importante saber que, diferente das competências privativas para legislar, as competências exclusivas são indelegáveis, ou seja, não podem ser compartilhadas ou transferidas para os Estados e Municípios.

Qual a diferença entre privativa e exclusiva?

«Privativo é o que, por direito especial, por exceção, pertence a uma pessoa, a uma corporação, em razão de um cargo, de uma circunstância qualquer. «Exclusivo é o próprio de alguém ou de alguma coisa, com exclusão das demais pessoas ou coisas».

Qual é a competência exclusiva do Estado?

Os Estados têm a competência legislativa e administrativa reservada, isto é, tudo o que não lhes for vedado pela Constituição da República pode ser por eles regulado pela via legal ou regulamentar. Essa competência, como acima se viu, pode ser comum com a União e os Municípios (na forma do art.

O que diz o art 21 da Constituição Federal?

21. da Constituição da República Federativa do Brasil. XXIV – organizar, manter e executar a inspeção do trabalho; XXV – estabelecer as áreas e as condições para o exercício da atividade de garimpagem, em forma associativa.

São matérias de competência privativa da União exceto?

organização judiciária, do Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios e da Defensoria Pública dos Territórios, bem como organização administrativa destes.

É competência privativa da União legislar sobre direito eleitoral?

Conclui-se que restou dirimida qualquer dúvida quanto à competência legislativa em matéria eleitoral no regime federativo brasileiro, sendo a competência exclusiva da União; é privativamente federal, nada se delegando aos estados e aos municípios neste particular.

O que diz o artigo 25 da Constituição Federal?

Art. 25. Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição. § 1º São reservadas aos Estados as competências que não lhes sejam vedadas por esta Constituição.

É competência comum da União?

A competência comum, também chamada de competência administrativa, refere-se ao âmbito administrativo. Prevista no artigo 23 da CF, é atribuída a todos os entes federativos, sem exceção: À União, aos Estados-membros, ao DF e aos Municípios.

Qual é a função da União?

A União tem o papel de garantir a segurança nacional. Isso envolve o controle das Forças Armadas e a defesa do território brasileiro contra ameaças externas.

É da União a competência exclusiva para legislar sobre juntas comerciais?

Compete privativamente à União legislar sobre juntas comerciais. No âmbito da legislação concorrente, a competência da União limitar-se-á a estabelecer normas gerais.

É da competência exclusiva do Município?

No caso do município, são competências privativas aquelas que se referem ao interesse local, detalhadas na Lei Orgânica Municipal: limpeza urbana, cemitérios, abatedouros, licença para localização e funcionamento de estabelecimentos, captura de animais, estradas vicinais, estacionamentos, organização de seus serviços.

É da competência exclusiva do Congresso Nacional?

É da competência exclusiva do Congresso Nacional: I - resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimônio nacional; II - autorizar o Presidente da República a declarar guerra, a celebrar a paz, a permitir que forças estrangeiras transitem ...

É de competência exclusiva do presidente da República?

74 - Compete privativamente ao Presidente da República: a) sancionar, promulgar e fazer publicar as leis e expedir decretos e regulamentos para sua execução; b) expedir decretos-leis, nos termos dos arts.

Quais as competências da União dos Estados e dos Municípios?

Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre:
  • I - direito tributário, financeiro, penitenciário, econômico e urbanístico;
  • II - orçamento;
  • III - juntas comerciais;
  • IV - custas dos serviços forenses;
  • V - produção e consumo;

Qual a diferença entre competências constitucionais exclusivas e comuns?

Há assuntos sobre os quais a atuação/execução de tarefas cabe somente à União (competência administrativa exclusiva da União) e assuntos cuja realização de atividades é feita pela União, pelos Estados, Distrito Federal e Municípios (competência administrativa comum).

Quais são as competências privativas do presidente da República?

É competência privativa do Presidente da República conceder indulto e comutar penas, com audiência, se necessário, dos órgãos instituídos em lei, conforme prevê o artigo 84 , inciso XII da Constituição Federal : A rt. 84.

O que diz o artigo 30 da Constituição Federal?

A fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei.

Quais são as espécies de competência?

O novo Código reconhece duas modalidades de definição de competência interna: competência absoluta e competência relativa, embasando-se em critérios ligados ora ao interesse público (conveniência da função jurisdicional), ora ao interesse privado (comodidade das partes).

Qual a diferença entre competência privativa e a concorrente?

Competência legislativa concorrente

Assim, os demais direitos são de competência privativa da União. *A competência para legislar sobre previdência social é concorrente (afinal, cada ente tem a sua), mas cabe a união privativamente legislar sobre a seguridade social (Art.

Artigo anterior
O que o capitalismo tem de ruim?
Artigo seguinte
Quais são as etapas do SIS?