É certo escrever mas também?

Perguntado por: Eva Érica Leal de Silva  |  Última atualização: 23. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (4 avaliações)

Mas é usado principalmente como conjunção adversativa, indicando uma ideia de oposição. Pode ser substituído por porém, todavia, contudo. Além de conjunção, mas também pode ser um substantivo comum ou um advérbio.

É correto escrever mas também?

Quando tivermos não apenas a locução "mas" mas também uma construção que some ideias, como o "mas também", a vírgula é facultativa. Exemplos: Naquele ano, não só o Palmeiras mas também o Corinthians foram desclassificados.

O que significa a palavra mas também?

Indica adição; e até (geralmente antecedido por não só).

Quando se usa também?

Também é um advérbio na língua portuguesa e pode ter diferentes significados, de acordo com o contexto em que for inserido. Normalmente, este advérbio é utilizado para expressar a ideia de comparação, equivalência ou similitude. Exemplo: “Tu não foste ao cinema comigo e eu também não irei ao teatro contigo”.

Como substituir o MAS também?

Sinónimos de mas também em português
  1. bem como.
  2. assim como.
  3. também.
  4. também não.
  5. mas.
  6. nem.
  7. não.
  8. muito.

VOCÊ SABE ESCREVER? OU PENSA QUE SABE? | Vivian Rio Stella

17 questões relacionadas encontradas

Como também usa vírgula?

A vírgula colocada antes dos advérbios também e especialmente está, nos casos apresentados, correta. Estes advérbios incidem sobre a oração subordinada com uma função focalizadora ao mesmo tempo que contribuem para a coesão interfrásica, funcionando como conectores.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Qual é a regra de também?

A forma correta de escrita da palavra é também, com acento agudo na vogal e. A palavra tambem, sem acentuação gráfica, está errada. Também é, maioritariamente, um advérbio, indicando que alguma coisa é semelhante a outra ou que há adição e inclusão de uma coisa em outra.

Onde colocar o também?

conjunção E, nem, não; liga termos e/ou orações de mesma função: assinou a confissão, também, se não assinasse, seria preso. Mas, porém; além de unir termos ou orações de mesma função, acrescenta uma informação oposta: ela não cantou na semana passada, também, nesta semana, cantou durante horas seguidas.

Como também numa frase?

como e tanto... como «exprimem um nexo aditivo» (idem, p. 567) entre as orações de uma frase, estabelecendo uma estrutura de coordenação copulativa: O João não só viu o livro como (também) o comprou.

Qual é o sentido da palavra mas?

A palavra “mas”, por ser uma conjunção adversativa, é usada para transmitir ideia de oposição ou adversidade. Ela pode ser substituída pelas conjunções porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto e não obstante.

Qual o significado de eu também?

Normalmente, este advérbio é utilizado para expressar a ideia de comparação, equivalência ou similitude. Exemplo: “Tu não foste ao cinema comigo e eu também não irei ao teatro contigo”.

Como também exemplos?

Aditivas: dão a ideia de adição, acréscimo, como: e, nem, mas também, mas ainda, senão também, como também, bem como. Exemplos: O agricultor colheu o trigo e o vendeu. Não aprovo nem permitirei essa falta de educação.

Quando o também fica entre vírgulas?

No entanto, uma vez que a expressão "Além de" já cumpre esse papel o termo "também" é totalmente desnecessário no período do enunciado, no qual foi empregado realmente para dar ênfase, para isso não demandando estar entre vírgulas.

Tem vírgula antes do E também?

2. Também não se usa a vírgula antes da conjunção “e” em enumerações ou em orações coordenadas com o mesmo sujeito. Por exemplo: Fui à feira comprar maçã, banana, laranja e caqui. / Maria Luísa saiu cedo de casa e só voltou à tarde.

Tem vírgula antes de como também?

Se ele introduzir uma enumeração (exemplos), a vírgula é necessária, em razão da pausa que se faz na fala. Em se tratando de comparações, não.

Qual é a regra de acentuação das palavras armazém alguém ninguém parabéns e também?

Devem ser acentuados os vocábulos oxítonos com duas ou mais sílabas terminados em -em, -ens. Exemplos: além, desdém, alguém, vintém, parabéns, também, ninguém, armazém, armazéns, tu conténs, tu provéns etc.

Quais são as três regras de acentuação?

Regras de acentuação gráfica
  1. Sílaba tônica terminada em vogal tônica -a, -e e -o. Oxítonas com sílaba tônica terminada em vogal tônica -a, -e e -o, seguidas ou não de -s, são acentuadas. ...
  2. Ditongo nasal -em ou -ens. ...
  3. Ditongo aberto -éu, -éi ou -ói, seguido ou não de -s.

Qual é a regra das palavras proparoxítonas?

As proparoxítonas são palavras que têm a antepenúltima sílaba como sílaba tônica. Todas as proparoxítonas devem ser acentuadas.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Qual é a diferença de porque é por quê?

No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.

Como usar o porquê?

Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.

Como também?

5 sinônimos de como também para 1 sentido da expressão como também: Bem como: 1 bem como, assim como, tal como, tal qual, que nem.

Como também é conjunção?

As conjunções coordenativas aditivas são responsáveis pela união entre duas ou mais orações com a intenção de exprimir ideia de acréscimo ou adição de uma informação. Exemplos: ainda, mais, e, também, nem (e não), não só, mas também, como também, bem como, quanto (depois de tanto), além de (disso, disto, aquilo), etc.

Como dá ideia de?

1º Se a oração subordinada for introduzida pela conjunção “como”, ou seja, se ela aparecer antes da principal, como nos exemplos I e III, haverá duas possibilidades: ou estabelecerá ideia de causa ou de conformidade (acordo). Então, é preciso analisar o efeito de sentido, ou seja, a ideia estabelecida naquele contexto.

Artigo anterior
O que são poemas concretos e visuais?
Artigo seguinte
O que causa a aromatase?