E causa de aumento da pena no crime de roubo?

Perguntado por: Joana Íris Leite Magalhães Valente  |  Última atualização: 29. Januar 2022
Pontuação: 4.4/5 (26 avaliações)

Análise da utilização de arma de brinquedo, arma desmuniciada e simulação de uso de arma, como causa de aumento de pena no crime de roubo. ... O Código Penal, ao tratar do crime de roubo, prevê hipótese especial de aumento de pena, de um terço até a metade, “se a violência ou ameaça é exercida com emprego de arma” (art.

Quais as majorantes do crime de roubo?

O roubo, crime complexo previsto no art. 157 do Código Penal, não raramente é enquadrado como majorado, isto é, com a incidência de uma causa de aumento de pena. ... 157, § 2º, I, do Código Penal, prevê a majorante do crime de roubo “se a violência ou ameaça é exercida com emprego de arma”.

O que mudou no crime de roubo?

O que muda no crime de roubo? O dispositivo sofreu duas alterações com a Lei 13.964/2019. ... Conforme esse parágrafo, então, a pena do crime de roubo será aplicada em dobro se a violência ou a grave ameaça for exercida mediante o emprego de arma de fogo de uso restrito ou proibido: § 2º-B.

O que qualifica um crime de roubo?

Dessa forma, o artigo 157 do código penal qualifica o roubo, isto é, subtrair algo de outrem mediante ameaça ou agressão. ... – grave ameaça é a promessa de um mal grave e iminente (de morte, de lesões corporais, de praticar atos sexuais contra a vítima de “roubo” etc.).

Quando se dá o momento consumativo nas várias causas de aumento de pena no crime de roubo?

O crime de roubo se consuma no momento em que o agente se apodera da res subtraída mediante grave ameaça ou violência. Para consumar-se, é desnecessário que saia da esfera de vigilância do antigo possuidor, sendo suficiente que cesse a clandestinidade ou a violência 26.

ENTENDA a SÚMULA 443 STJ. Aumento da pena no crime de roubo.

39 questões relacionadas encontradas

Quando se dá o momento consumativo nas várias espécies de qualificadoras do crime de furto?

No Brasil doutrina e jurisprudência divergem acerca do momento consumativo dos crimes de furto e roubo próprio. ... É o entendimento de que a lesão patrimonial, resultado naturalístico do furto e do roubo próprio, dá-se no momento da passagem da res para a posse do agente.

Quando ocorre a consumação do crime de roubo?

A jurisprudência pacífica desta Corte Superior e do Supremo Tribunal Federal é de que o crime de roubo se consuma no momento em que o agente se torna possuidor da coisa subtraída, mediante violência ou grave ameaça, ainda que haja imediata perseguição e prisão, sendo prescindível que o objeto subtraído saia da esfera ...

Quais as formas do crime de roubo?

São duas as suas espécies: roubo próprio e roubo impróprio. No primeiro, podemos destacar três modus operandi distintos, a violência, a grave ameaça, e qualquer meio capaz de diminuir a resistência da vítima.

Quais são os tipos de roubo?

  • Roubo Impróprio.
  • Roubo próprio.
  • Roubo Qualificado.
  • Tentativa de Roubo Impróprio.
  • Roubo Majorado.
  • Latrocínio.
  • Roubo.

O que é o meio Sub reptício no crime de roubo?

O roubo, portanto, nada mais é do que uma subtração de coisa alheia acrescida de violência e grave ameaça. ... 157 deve ser feito ardilosamente ou de forma sub-reptícia, isto é, sem violência física ou grave ameaça, caso contrário, seria desnecessário equipará-los.

O que significa 200 no crime?

Artigo 200 Código Penal Comentado: Crimes Contra a Organização do Trabalho. Art. 200 – Participar de suspensão ou abandono coletivo de trabalho, praticando violência contra pessoa ou contra coisa.

O que configura grave ameaça no roubo?

1. A conduta típica no crime de roubo é composta pela subtração da coisa alheia móvel, conjugada com o emprego de grave ameaça ou violência à pessoa, nos termos do artigo 157 do CP. ... A grave ameaça é o constrangimento ou a intimidação provocada na vítima a fim de subtrair um bem móvel de sua propriedade.

O que é crime de roubo circunstanciado?

Primeiramente, vale salientar que roubo circunstanciado é aquele praticado nas condições previstas no 2º do artigo 157, do Código Penal, hipóteses nas quais a pena é aumentada de um terço até metade: a) se a violência ou ameaça é exercida com emprego de arma; b) se há o concurso de duas ou mais pessoas; c) se a vítima ...

Quais são as majorantes?

De outro lado, as majorantes são causas de aumento de pena do crime praticado, que devem ser levadas em consideração na terceira fase da dosimetria da pena. Elas podem estar previstas tanto na parte geral quanto na parte especial do Código Penal e a sua quantidade de aumento será sempre fornecida em frações pela lei.

Qual a pena mínima para o artigo 157?

Art. 157 - Subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência a pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência: Pena - reclusão, de quatro a dez anos, e multa.

Quando o roubo é hediondo?

Pelo senso comum, crime hediondo seria aquele praticado com extrema violência, com requintes de crueldade e sem nenhum senso de compaixão ou misericórdia por parte de seus autores. Mas não apenas homicídio qualificado, estupro e latrocínio, o roubo seguido de morte, são classificados como hediondos.

Quais são os tipos de roubo e suas qualificadoras?

Em sua essência, o roubo seria uma espécie de furto cometido com violência ou grave ameaça, sendo um crime complexo porque atinge mais de um bem jurídico (patrimônio e incolumidade física ou a liberdade individual) resultando da fusão de dois crimes: furto + lesão corporal leve ou crime de ameaça. ATENÇÃO!

O que pode ser considerado roubo?

O roubo é uma outra modalidade de crime contra o patrimônio. Ocorre quando a subtração ocorre mediante ameaça ou violência. Um assalto é considerado um sinônimo de roubo e não outro tipo de crime.

O que é momento consumativo do crime?

O momento consumativo se protrai no tempo, como diz a doutrina. ... Nesses crimes, a situação ilícita criada pelo agente se prolonga no tempo. Assim, no seqüestro, enquanto a vítima não recupera sua liberdade de locomoção, o crime está em fase de consumação.

Qual a pena para o crime de roubo?

No caso do crime de roubo, que tem pena prevista de de quatro a dez anos, e multa, a proposta estabelece aumento em dois terços se o crime é cometido nos casos de incêndio, naufrágio, inundação, desastre, qualquer estado de calamidade pública, epidemia ou pandemia, sendo a pena dobrada se a violência ou grave ameaça ...

Quando se consuma o crime de furto?

1) Consuma-se o crime de furto com a posse de fato da res furtiva, ainda que por breve espaço de tempo e seguida de perseguição ao agente, sendo prescindível a posse mansa e pacífica ou desvigiada.

Qual a teoria que se aplica para identificar a consumação do crime de furto?

Teorias clássicas:
  • Teoria da concretatio: o furto se consuma no momento em que o agente toca o bem.
  • Teoria da apprehensio: o furto se consuma quando o agente segura o bem.
  • Teoria da amotio: criada pelo italiano Carrara. ...
  • Teoria da ablatio: o furto se consuma quando o agente leva o bem para o local desejado.

Quais são as qualificadoras?

As qualificadoras podem ser de natureza subjetiva ou objetiva. As primeiras são motivo fútil e torpe; já as segundas se referem ao modo e meio de execução. Estão previstas nos incisos I e II, § 2º no Artigo, 121 do CP. ... As qualificadoras de natureza objetiva são previstas nos incisos III e IV, §2° do CP.

O que é um roubo agravado?

Subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência a pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência: Pena - reclusão, de 4 (quatro) a 10 (dez) anos, e multa.

O que quer dizer roubo agravado?

O roubo majorado é a possibilidade de aumentar a pena de quem comete o crime de roubo. Assim, ele ocorre quando você subtrai o bem de alguém mediante violação ou grave ameaça, utilizando uma arma de fogo, por exemplo.

Artigo anterior
O que é DRI na nutrição?
Artigo seguinte
Quantos grupo de Kpop existem?