É característica do argumento por analogia?

Perguntado por: Denis Assunção  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (16 avaliações)

É característica do argumento por analogia: pressupõe decidir de acordo com o que já se decidiu, em situações anteriores (jurisprudência); comprovar os fatos e comprovar as consequências jurídicas advindas desses mesmos fatos; Questão1 Questão2 Questão3 Questão4 significa trazer ao discurso a opinião de pessoa ...

O que é argumento por analogia?

Um argumento por analogia é um argumento não dedutivo, muito frequente na vida quotidiana e na filosofia. Num argumento por analogia defende-se que, se duas coisas são semelhantes em alguns aspetos, é provável que também sejam semelhantes noutros.

Quais as características de um bom argumento?

Os argumentos devem ter um embasamento, nunca deve-se afirmar algo que não venha de estudos ou informações previamente adquiridas. Os exemplos dados devem ser coerentes com a realidade, ou seja, podem até ser fictícios, mas não podem ser inverossímeis.

O que é argumento ab absurdo?

Argumento pelo absurdo Sobre O argumento pelo absurdo, também chamado prova pelo absurdo, argumentum ad absurdum, consiste em demonstrar a invalidade de uma tese, pressupondo-a verdadeira, e mostrando que a sua aplicação leva a resultados incongruentes, contraditórios, antijurídicos, inadmissíveis.

O que é argumento baseado no senso comum?

PRINCIPAIS TIPOS DE ARGUMENTO ARGUMENTO DE SENSO COMUM – É aquele que invoca princípio genérico, indiscutível, conhecido por toda a sociedade, Seu efeito suasório é reduzido e, por isso, ele deve ser utilizado como reforço a um argumento mais específico.

Argumento por analogia - Brasil Escola

20 questões relacionadas encontradas

O que é senso comum de exemplo?

Através do senso comum, por exemplo, uma criança aprende o que é o perigo e a segurança, o que pode e o que não pode comer, o que é o certo e o errado. Essas normas de que vão direcionar o seu modo de agir e pensar, as suas atitudes e decisões.

O que é um argumento de exemplo?

No estudo de lógica matemática, argumento é uma sequência de premissas que leva a uma conclusão. Antes de chegar à definição de argumento, vejamos um exemplo. Considere a seguinte afirmação: “A cidade de São Paulo pertence ao Brasil”.

Como funciona a redução ao absurdo?

Reductio ad absurdum (latim para "redução ao absurdo"), é um tipo de argumento lógico no qual alguém assume uma ou mais hipóteses e, a partir destas, deriva uma consequência absurda ou ridícula, e então conclui que a suposição original deve estar errada.

Como reduzir um argumento ao absurdo?

2. Redução ao absurdo: consiste em demonstrar o argumento do outro como um absurdo, utilizando-se de uma falácia lógica. Procura tornar seu enunciado verdadeiro por mostrar sua negação como falsa. Também conhecido como prova indireta ou recusa à contradição.

O que é argumento a contrario sensu?

A contrario sensu. Em sentido contrário. Argumento de interpretação que considera válido ou permitido o contrário do que tiver sido proibido ou limitado.

Como deve ser um bom argumento?

Dicas para fazer uma boa argumentação
  1. Faça análises críticas da realidade. ...
  2. Comprove suas análises com fatos. ...
  3. Nunca faça análises desvinculadas da realidade. ...
  4. Não se apoie apenas na opinião de grandes autores. ...
  5. Não faça afirmações muito vagas. ...
  6. Não exponha apenas os fatos.

O que é uma boa argumentação?

Argumentar significa apresentar fatos, ideias, razões lógicas, que comprovem uma afirmação ou tese. O objetivo da argumentação é levar o leitor a seguir sua linha de raciocínio e a concordar com ela.

Como eu sei se um argumento é bom ou ruim?

Se conseguirmos ter premissas verdadeiras ao mesmo tempo que a conclusão é falsa, temos um argumento inválido. Caso contrário, se ao forçar a conclusão a ser falsa alguma premissa assume também valor falso, estamos diante de um argumento válido.

O que é analogia de um exemplo?

Um bom exemplo de analogia é a frase de Mário Glaab: “Para muitas pessoas, a felicidade é semelhante a uma bola: querem-na de todo jeito e, quando a possuem, dão-lhe um chute.”. Veja, são apresentadas duas ideias que, a princípio, não parecem ter nada em comum, e, em seguida, se estabelece uma relação entre elas.

O que significa fazer uma analogia?

Analogia é a comparação direta e explícita entre entidades diferentes — seres, objetos, conceitos, ações e/ou experiências —, focando na semelhança entre eles. No entanto, essa aproximação se dá de maneira particular, subjetiva e em um contexto bastante específico.

Qual é o sinônimo de analogia?

Semelhança entre seres, coisas e fatos: 1 semelhança, similaridade, correspondência, conformidade, aproximação, parecença, afinidade, equivalência, relação, correlação, similitude, vizinhança, identidade, paridade, coerência, uniformização homogeneidade, homogenia.

Como fazer prova por absurdo?

Se n é um número inteiro e seu quadrado é ímpar, então n também é ímpar. Prova por absurdo. Se n não for ímpar, ele terá de ser par e então da forma n = 2k, para algum inteiro k. Logo, teríamos n2 = (2k)2 = 4k2 = 2·2k2 = par.

O que é dedução de um exemplo?

Dedução corresponde a determinar a conclusão. Utiliza-se da regra e sua premissa para chegar a uma conclusão. Exemplo: "Quando chove, a grama fica molhada. Choveu hoje.

Como é quando deve se usar um Contra-exemplo?

Por exemplo, a afirmação "todos os alunos são preguiçosos" é uma afirmação universal que afirma que uma certa propriedade (preguiça) vale para todos os alunos. Assim, qualquer aluno que não seja preguiçoso (por exemplo, trabalhador) constituiria um contraexemplo a essa afirmação.

O que é uma proposição Contrapositiva?

. Por exemplo, a proposição "Todos os morcegos são mamíferos" pode ser reescrita em sua forma condicional "Se algo é morcego, então é mamífero". Por fim, a lei diz que a sentença é idêntica à sua contrapositiva "Se algo não é mamífero, então não é morcego."

Como demonstrar provas em matemática?

Técnicas de prova comuns
  1. Prova direta: a conclusão é estabelecida através da combinação lógica dos axiomas, definições e teoremas já existentes.
  2. Prova por indução: um caso base é provado e uma regra de indução é usada para provar uma série de outros casos (normalmente infinita).

Quais são os 5 tipos de argumentos e exemplos?

5 tipos de argumento que você precisa conhecer
  • Argumento de autoridade. ...
  • Argumento histórico. ...
  • Argumento de exemplificação. ...
  • Argumento de provas concretas. ...
  • Argumento de comparação.

Quais são os tipos de argumentos e exemplos?

Tipos de argumentos
  1. Argumentos de autoridade. A temática da redação é sobre ciência? ...
  2. Argumento por comprovação. Já ouviu a máxima que diz que contra fatos não há argumentos? ...
  3. Argumentação por comparação. ...
  4. Argumento por causa e consequência. ...
  5. Argumento por exemplificação. ...
  6. Argumento por enumeração.

Quais são os tipos de argumentos?

TIPOS DE ARGUMENTOS
  1. Argumento de Autoridade: ...
  2. Argumento por Causa e Consequência: ...
  3. Argumento de Exemplificação ou Ilustração: ...
  4. Argumento de Provas Concretas ou Princípio: ...
  5. Argumento por analogia (ou a simili): ...
  6. Argumento de Senso Comum: ...
  7. Argumento de fuga:

O que é senso comum resposta?

O Senso Comum é a soma dos saberes do cotidiano e é formado a partir de hábitos, crenças, preconceitos e tradições. Na filosofia, o termo é utilizado para explicar as interpretações feitas pelos indivíduos à realidade que os cercam sem estudos prévios ou provas científicas.

Artigo anterior
Pode levar lanche para comer no avião?
Artigo seguinte
Qual é o conceito de planejamento estratégico?