É cabível apelação no Tribunal do Júri quando os jurados absolvem o réu votando sim ao quesito genérico?

Perguntado por: Inês Fonseca de Tavares  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (29 avaliações)

O Supremo Tribunal Federal tem decidido que, quando os jurados absolvem alguém acusado da prática de crime doloso contra a vida, votando "sim" ao quesito genérico da absolvição (se os jurados absolvem o réu), não é cabível apelação, mesmo sendo a decisão manifestamente contrária à prova dos autos.

Quando cabe apelação no Júri?

De acordo com o dispositivo, é cabível apelação das decisões do Tribunal do Júri quando os jurados decidirem de modo manifestamente contrário à prova dos autos.

Quais as hipóteses de cabimento da apelação das decisões do Tribunal do Júri?

III do CPP, sendo: a) ocorrer nulidade posterior à pronúncia; b) for a sentença do juiz-presidente contrária à lei expressa ou à decisão dos jurados; c) houver erro ou injustiça no tocante à aplicação da pena ou da medida de segurança; d) for a decisão dos jurados manifestamente contrária à prova dos autos.

Qual o recurso cabível contra o Tribunal do Júri?

Pelo Código de Processo Penal, os recursos são: a) em sentido estrito; b) apelação; c) protesto por novo júri; d) embargos; e) revisão; f) recurso extraordinário; g) carta testemunhável; h) habeas corpus. Deve ser mencionado, além dos recursos regimentais, o recurso especial, criado pela Constituição Federal de 1988.

É possível que haja recurso de apelação por parte do réu mesmo que ao final a sentença proferida seja absolutória?

Como a sentença penal absolutória tem efeitos no direito civil "é possível apelar o réu absolvido da decisão para obter a modificação do fundamento legal quando preenchido o necessário pressuposto do recurso (eventual prejuízo em tese) que lhe confere legítimo interesse".

? Recurso de Apelação no Tribunal do Júri

42 questões relacionadas encontradas

É possível o réu condenado apresentar as razões de apelação apenas em segunda instância explique com fundamento no Código de Processo Penal?

STJ garante a réu direito de apresentar razões recursais em segundo grau. Se há previsão em lei para que as razões recursais sejam apresentadas em segunda instância, não pode o juiz subtrair esse direito da parte.

Qual o recurso cabível após a apelação criminal?

Contra a denegação de apelação, por exemplo, cabe recurso em sentido estrito, nos termos do art. 581, XV, do CPP. Contra a decisão que não admite recurso extraordinário ou especial, cabe agravo de instrumento (art.

Quantas vezes o júri pode ser anulado?

Todavia, nos termos do art. 593 , § 3º , in fine, do Código de Processo Penal , a anulação do julgamento sob tal fundamento pode ocorrer tão somente uma vez, afigurando-se defeso a qualquer das partes, após novo julgamento, interpor recurso com base na mesma hipótese legal.

Quem julga recurso do Tribunal do Júri?

Depende, se o juiz do júri desclassifica e o MP recorre e o TJ julga procedente a desclassificação, ou, as partes estão de acordo com a desclassificação, o juiz da vara comum tem que receber. Caso não o juiz pode suscitar o conflito de competência. IV – demonstrada causa de isenção de pena ou de exclusão do crime.

O que é o recurso de apelação?

Apelação, prevista nos arts. 1.009 a 1.014 do Novo CPC, é um recurso cabível contra sentença proferida por juiz de primeira instância a fim de reformá-la ou invalidá-la.

Quais os casos são cabíveis O recurso de apelação?

A apelação é cabível contra sentenças proferidas pelo juízo de um processo em primeiro grau. É através dela que a parte irá atacar, impugnar e discordar da decisão do julgador durante a lide.

Porque se diz que as apelações de decisões do Tribunal do Júri são exemplos de apelação vinculada?

Por ser um recurso de fundamentação vinculada, a parte em sua petição ou interposição deve mencionar o motivo pelo qual se quer apelar, e não podendo o órgão ad quem julgar fora das hipóteses trazidas no recurso e no referido Código.

O que é hipótese de cabimento?

Ou seja, são situações para as quais também teria sido plenamente justificável - e conveniente - o cabimento do agravo (ex.: decisão que nega eficácia a um negócio jurídico processual; decisão que rejeita ou acolhe arguição de incompetência absoluta ou relativa; decisão que defere provas...).

O que significam os termos da Súmula 713 do STF?

Resumo: A Súmula 713 do Supremo Tribunal Federal tem o seguinte teor: “O efeito devolutivo da apelação contra decisões do Júri é adstrito aos fundamentos da sua interposição”.

É cabível em face de decisão do Tribunal do Júri quando a decisão dos jurados for manifestamente contrária à prova dos autos?

é cabível em face de decisão do Tribunal do Júri quando a decisão dos jurados for manifestamente contrária à prova dos autos. deve ser interposta no prazo de 15 dias, com prazo em dobro para a Defensoria Pública.

Quantas vezes é possível se interpor apelação com fulcro no art 593 III D do CPP com base no mesmo motivo?

593, III, “d”, do CPP (decisão manifestamente contrária à prova dos autos). Se essa apelação for provida pelo TJ (ou TRF), o réu será submetido – uma única vez – a novo julgamento pelos jurados. Assim, o Tribunal de 2ª instância (togado) só poderá dar provimento à apelação com base neste fundamento uma única vez.

Como deve proceder o advogado ou o promotor de Justiça quando do recurso de apelação no Tribunal do Júri?

Após, deverá o advogado narrar os fatos sob a ótica da defesa, provar as alegações aos jurados mostrando as provas dos autos, rebater os argumentos levantados pelo Ministério Público, e terminar com uma reflexão, um citação, recomendamos que traga experiência de sua vida para o Júri, criando empatia, e autenticidade no ...

O que julga o Tribunal do Júri?

O Tribunal do Júri é um tribunal especial, em que a decisão final é tomada por cidadãos comuns e que julga um tipo específico de crime: crimes dolosos contra a vida.

O que acontece quando o réu é absolvido?

O réu absolvido não será posto em liberdade, caso o crime, pelo qual foi acusado, tenha uma pena máxima de reclusão igual ou superior a 20 anos. Além disso, a sentença absolutória não pode ter sido unânime (lembre-se que, desde a primeira instância da Justiça Militar, são vários julgadores que decidem cada caso).

Pode anular Júri?

Embora não seja possível reformar o veredicto dos jurados, a decisão do Júri pode ser excepcionalmente anulada quando for manifestamente contrário às provas constantes nos autos. ... Dessa forma, caso haja provas, ainda que em menor número que sustentem a decisão do Conselho de Sentença, esta deve ser mentida.

Quando o réu terá direito a um novo Júri?

593 CPP. Condenação com prova duvidosa resulta em direito do acusado a novo julgamento pelo júri.

Quanto tempo leva para uma pessoa ser julgada no júri popular?

Por esse dispositivo legal, o prazo para a realização do júri, em tese, é de seis meses, contado do trânsito em julgado da decisão de pronúncia, ou seja, do fim do prazo de recurso contra a decisão de pronúncia ou da data em que transitou em julgado a decisão do Tribunal que confirmou a decisão de pronúncia no recurso ...

Quais são os recursos cabíveis na área criminal?

Recurso em sentido estrito; Apelação; Embargos de declaração; Carta testemunhável; Agravos; Embargos infringentes; Protesto por novo júri; Correição parcial; Recurso ordinário-constitucional; Recurso extraordinário; e Recurso especial.

Qual o recurso contra acórdão unânime da apelação?

Para cada espécie de decisão, há previsão de um recurso adequado: contra a sentença cabe apelação; contra decisão interlocutória cabe agravo de instrumento; contra acórdão unânime cabe recurso especial ou recurso extraordinário, e assim por diante.

Qual o recurso exclusivo da defesa no processo penal?

Embargos infringentes (direito material) e Embargos de nulidade (direito processual): São recursos exclusivos da defesa, cabem quando a decisão do tribunal não for unânime desfavorável ao réu.

Artigo anterior
São Miguel Arcanjo foi escolhido por Deus?
Artigo seguinte
Qual a origem da palavra desejo?