É alienação parental?

Perguntado por: Joaquim Jaime Leal de Freitas  |  Última atualização: 5. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (37 avaliações)

Na forma mais simples, alienação parental é a conduta promovida pelo alienador objetivando dificultar a convivência do menor com o genitor alienado. O exemplo mais comum é aquele em que o pai ou a mãe usa o filho para atingir negativamente o outro genitor.

O que é considerado alienação parental?

A prática caracteriza-se como toda interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos pais, pelos avós ou por qualquer adulto que tenha a criança ou o adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância.

Quais são os tipos de alienação parental?

Isso acontece a partir de três tipos de alienação parental, e explicaremos cada um deles a seguir!
  • Estágio leve. Nesse estágio, a criança está submetida aos primeiros momentos da alienação parental, que acontece de maneira sutil e, muitas vezes, imperceptível. ...
  • Estágio moderado. ...
  • Estágio grave.

Como funciona o processo de alienação parental?

A suspeita de ocorrência de alienação parental deve ser apurada com prioridade e com rigor pelo juiz, seja incidentalmente numa ação ou mesmo por meio de uma ação autônoma de natureza declaratória.

Quanto tempo demora um processo de alienação parental?

“A perda da guarda é uma coisa muito grave, então, o juiz precisa ter muita certeza se é isso mesmo que acontece.” Assim, é realizada uma perícia psicossocial, num processo que pode durar, em média, de 6 meses a 1 ano, em que todos os envolvidos vão ser avaliados por psicólogos e assistentes sociais.

O que é considerado Alienação Parental

28 questões relacionadas encontradas

Qual a pena para quem comete o crime de alienação parental?

Originariamente, o projeto da Lei de Alienação Parental previa, em seu artigo 10, modificações no Estatuto da Criança e do Adolescente, classificando a prática de alienação parental como um crime, a ser punido com pena de detenção de seis meses a dois anos.

Quais são os tipos de alienação?

Assim, a alienação pode ser classificada em diversos tipos dos quais se destacam:
  • Alienação Social.
  • Alienação Cultural.
  • Alienação Econômica.
  • Alienação Política.
  • Alienação Religiosa.

Quais são as provas de alienação parental?

Como identificar e provar alienação parental?
  1. Registre os padrões comportamentais. Entender e conhecer o comportamento do seu filho ou a criança e adolescente que você acompanha é o primeiro passo para identificar alienação parental. ...
  2. Fique atento aos sinais que o filho dá ...
  3. Converse com seu filho. ...
  4. Fale com seu advogado.

Quando a mãe pode perder a guarda do filho para o pai?

- Os artigos 1.637 e 1.638 do Código Civil indicam as hipóteses em que o pai ou a mãe poderão perder o poder familiar, se comprovada a falta, a omissão ou o abuso em relação aos filhos. - Podem vir a perder caso coloquem em risco o menor como em casos de violência ou ameaças físicas e verbais contra o filho.

O que fazer quando o pai faz alienação parental?

O ideal é procurar ajuda especializada e tentar de todas as formas mostrar, a quem está alienando, que esses atos são extremamente prejudiciais a formação psicológica da criança ou adolescente. Afinal, o pai não deve ser afastado da sua prole, o direito de convivência deve ser exercido e a criança pertence.

Quais as chances de um pai ficar com a guarda do filho?

Os pais podem chegar a um acordo com relação à guarda de seus filhos, onde um abre mão de seu direito em benefício exclusivo do outro, sem discussões ou brigas. A mesma concessão pode se repetir em favor de outras pessoas, como os avós, tios, entre outros, sendo que as razões podem ser das mais variadas.

Quais os motivos que levam a mãe perde a guarda dos filhos?

Conheça os motivos mais comuns que fazem os pais perderem a guarda dos filhos.
  • Comportamento que não proporciona a segurança da criança. ...
  • Pais que ingerem álcool em excesso ou são usuários de drogas. ...
  • Casos de Abuso sexual ou maus tratos. ...
  • Deixar de cuidar da saúde da criança ou adolescente.

Em quais situações o pai tem direito a guarda do filho?

1.584 do Código Civil, a guarda poderá ser determinada pelo juiz, quando não houver consenso entre os pais, levando-se em conta as necessidades específicas dos filhos. Exercer a guarda nada mais é do que dar amor, carinho, sustento, atenção, educação, moradia etc, o que pode ser dado tanto pelo pai como pela mãe.

Como diagnosticar alienação parental?

Quando surge a suspeita de prática de alienação parental por um dos genitores, alguns sintomas podem ser identificados na criança vítima desta situação, tais como: ansiedade, nervosismo, agressividade, depressão, transtorno de identidade, falta de organização, isolamento, insegurança, dificuldades de aprendizado, ...

Como provar que o pai do meu filho é usuário de drogas?

O exame toxicológico é uma análise eficaz para identificar o consumo de substâncias psicoativas e, por isso, é um recurso seguro pleiteado no Direito da Família, em casos de disputa pela guarda de filhos.

Quais provas produzir em um processo de guarda?

Ação de guarda de filhos: a mãe ou o pai que pleiteia o compartilhamento da guarda do filho comum pode utilizar como meio probatório fotos, vídeos, imagens, mensagens e áudios que atestem, em qualquer tempo e situação, a convivência efetiva, constante e afetuosa do filho com o genitor que busca a guarda compartilhada ...

Quais são as quatro formas de alienação?

Receba tudo em seu e-mail!
  • A alienação em relação ao produto do trabalho. ...
  • A alienação no processo de produção. ...
  • Alienação do sujeito enquanto pertencente ao gênero humano. ...
  • Alienação em relação aos outros homens (sic).

O que é alienação de exemplos?

A alienação de bens é o ato ou efeito de alienar uma propriedade ou um bem, ou seja, ceder a posse para outra pessoa. Qualquer bem pode ser alienado: móveis, imóveis ou títulos financeiros, como a alienação do direito a receber um crédito. A alienação fiduciária, que já vimos, também é um exemplo de alienação de bens.

Quais os tipos de alienação Segundo Karl Marx?

5 tipos de alienação segundo Karl Marx
  • Alienação: Significado para Marx. Isso é um ponto que gera muitos erros em relação às obras de Marx. ...
  • 1 – Alienação do ser-genérico. ...
  • 2 – Alienação do objeto. ...
  • 3 – Alienação de si. ...
  • 4 – Alienação do homem. ...
  • 5 – Alienação do trabalho.

Quais são as consequências da alienação parental?

Da mesma forma, cada criança reage de uma forma quando submetida à alienação parental, porém as consequências disso para as crianças pode envolver, entre outros sintomas, culpa, ansiedade, depressão, visão maniqueísta da vida, agressividade, medos, angústias, dificuldades de aprendizagem e somatizações que ela poderá ...

Qual valor da multa por alienação parental?

“Sendo patente o direito à convivência entre pai e filha, assegurada por praticamente quatro dias a cada mês, é que deve ser por ora, mantida a visitação, disposta na decisão agravada, sob pena de multa, agora ajustada para R$ 5.000,00 (cinco mil reais), a fim de coibir o agravamento do prejuízo à infante, pela falta ...

Qual o valor da multa para alienação parental?

Com a resolução 432-Contran, uma das penalidades cumuladas, após autuação, é a multa de R$1.915,30, com valor duplicado por reincidência em um ano.

Em quais circunstâncias o pai ganha a guarda do filho 2020?

Em relação aos artigos 1.583 e 1.584 do Código Civil, o relator apontou que a guarda unilateral será mantida quando houver a inaptidão de um dos pais – situação que poderá ocorrer de inúmeras formas, que não passam, necessariamente, pela perda do poder familiar.

Como o juiz decide a guarda do filho?

Vimos acima que, se não houver acordo, o juiz é quem irá fixar a guarda. ... O Código determina que, quando não houver acordo entre a mãe e o pai quanto à guarda do filho, o juiz deverá aplicar a guarda compartilhada (art. 1.584, § 2º).

Quem tem mais direito de ficar com o filho?

De acordo com nossa legislação, as crianças devem ficar com quem tiver melhores condições de criá-las. E o fato de que, geralmente, elas fiquem com a mãe, não significa que o juiz não possa deixá-las sob os cuidados do pai, se entender que essa opção é a que melhor atende aos interesses dos pequenos.

Artigo anterior
Qual é a idade do Tony Ramos?
Artigo seguinte
O que fazer para o cabelo não cair com a quimioterapia?