É abusiva a inserção de cláusula solve et repete em contratos de consumo?

Perguntado por: Alexandre Artur Oliveira Anjos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (56 avaliações)

Já em relação aos contratos de consumo, a inserção de cláusula solve et repete seria reputada nula por força do art. 51, I, do CDC16. O exercício de renúncia à possibilidade de oponibilidade da exceção de contrato não cumprido também pode resultar de ato unilateral do contratante, seja expresso ou tácito.

Que tipos de contrato admite a cláusula solve et repete?

Nos contratos de adesão,são nulas as cláusulas que estipulem a renúncia antecipada do aderente a direito resultante da natureza do negócio. ... Em virtude do princípio da autonomia de vontade, admite-se que seja inserida, no contrato de compra e venda de bem móvel, pactuado entre particulares, a cláusula solve et repete .

O que é a cláusula exceptio non adimpleti contractus e a solve et repete?

2 A EXCEPTIO NON ADIMPLETI CONTRACTUS

476 e 477 do Código Civil de 2002, se refere à possibilidade de o devedor escusar-se da prestação da obrigação contratual, por não ter o outro contratante cumprido com aquilo que lhe competia.

É impossível a manifestação tácita de vontade em matéria contratual?

A exceção de contrato não cumprido aplica-se a todos os contratos. Os benéficos devem ser interpretados de forma restrita. É proibido o que tem por objeto herança de pessoa viva. É possível a manifestação tácita de vontade em matéria contratual, quando não for necessária que seja expressa.

Serão formais ou solenes aqueles contratos cuja validade depende de forma estabelecida em lei?

238), formais são os contratos cuja validade depende da observância de uma forma preestabelecida em lei. Os contratos formais exigem a observância de certas formalidades quando de sua celebração, razão pela qual também são chamados de solenes.

CLÁUSULA SOLVE ET REPETE

22 questões relacionadas encontradas

O que são contratos solenes?

Por contratos solenes deve se entender aqueles em que a lei exige como requisito de validade uma forma especial. Por isso são também chamados de contratos formais. Exemplos: compra e venda, doação, permuta de bem imóvel, pois dependem de escritura pública.

É considerado um contrato solene?

São solenes os contratos que exigem formato previsto em lei (fiança ou seguro), ou seja, contrato solene é o pacto que exige na sua constituição, sob pena de nulidade forma prescrita em lei, como a realização do ato por meio de instrumento público, enquanto que os não solenes (compra e venda de bem móvel) são livres na ...

O que é manifestação tácita da vontade?

Manifestação Tácita: É aquela que resulta de uma conduta incompatível com a recusa em praticar o ato ou negócio jurídico. O fato do prestador de serviço dar início ao serviço significa que ele aceitou o contrato, mesmo com o preço abaixo do que ele queria.

Como se caracteriza a manifestação tácita da vontade na formação dos contratos?

O silêncio pode ser interpretado como manifestação tácita da vontade quando as circunstâncias ou os usos o autorizarem e não for necessária a declaração expressa, e também quando a lei o autorizar (ex: doação pura), ou ainda quando tal efeito ficar convencionado em um pré-contrato.

É possível a manifestação tácita de vontade em matéria contratual quando não for necessário que seja expressa?

No direito brasileiro, a manifestação de vontade pode ser expressa ou tácita. ... E tácita quando a vontade do agente é inferida de sua conduta[2] e somente terá validade quando a lei não exigir que seja expressa, conforme dispõe o art. 111 do Código Civil brasileiro.

O que significa a cláusula solve et repete?

Quanto à renúncia pactuada no bojo da relação contratual - seja no próprio contrato ou em seu respectivo aditivo -, a doutrina geralmente enuncia a cláusula solve et repete, que em sua concepção latina significa "pague e depois reclame".

O que é a cláusula solve et repete?

Segundo De Plácido e Silva, solve et repete designa regime adotado no Direito Tributário “diante do qual o contribuinte que é compelido a pagar certo tributo ou certa multa, mesmo que se mostrem indevidos, não pode recorrer da imposição para autoridade ou poder superior, sem que, primeiro, deposite ou preste caução ...

O que é a cláusula exceptio non adimpleti contractus?

No Direito Civil bastante conhecida é a cláusula “exceptio non adimpleti contractus”, que significa a recusa de um contraente em cumprir sua obrigação pelo fato do outro contraente ter descumprido a sua.

Em qual tipo de contrato pode ser alegada a exceção do contrato não cumprido?

De acordo com o artigo 476 do Código Civil apenas aos contratos bilaterais pode ser aplicada a exceção do contrato não cumprido. Logo, fica excluída a aplicação aos contratos unilaterais, tendo como justificativa de que nestes não há contraprestação para uma das partes.

Quais as formas de extinção do contrato?

São formas de extinção dos contratos: A) resolução; B) resilição; C) rescisão.

Como executar um contrato não cumprido?

- A exceção do contrato não cumprido também pode ser utilizada fora do processo judicial, por meio de uma interpelação, protesto ou notificação extrajudicial reclamando o cumprimento da obrigação, o devedor também pode contestar, recusando a prestação, via de contraprotesto, até que o notificantes adimpla sua parte ...

O que é uma aceitação tácita?

Assim, a aceitação pode ser expressa ou tácita, será expressa quando há declaração do aceitante manifestando sua anuência, por outro lado será tácita quando a conduta do aceitante revelar anuência.

O que é uma relação tácita?

Tácita é a constituição do contrato de trabalho sem a exteriorização da vontade. Surge o vínculo de forma espontânea, com a prática de atos que levam à caracterização do trabalho contínuo, subordinado e remunerado.

O que é um contrato tácito?

O consentimento tácito ocorre quando uma pessoa pratica um ato incompatível com o desejo de recusa, ou seja, o seu comportamento leva o interlocutor a crer que se permite a concretização daquele ato.

O que é uma declaração de vontade?

A Declaração de Vontade é um documento onde constam os desejos pós-morte de alguém. Ou seja, nele o indivíduo exprime o interesse em ser cremado após seu falecimento. Além disso, também pode comprovar a vontade de ser doador de órgãos, se esse também for um desejo da pessoa.

Como se dá a manifestação da vontade no casamento?

c) quanto à manifestação de vontade: devendo ela ser livre, inconteste e corresponder ao exato interesse do nubente. Se, nos termos expostos, o casamento é existente e válido passa a ter eficácia jurídica e, consequentemente, pode produzir todos os efeitos (artigos 1565 e ss, CC).

Pode a manifestação da vontade ser tácita quando a lei exigir que seja expressa?

A manifestação de vontade pode ser expressa ou tácita. Poderá ser tácita quando a lei não exigir que seja expressa. O silêncio pode ser interpretado como manifestação tácita da vontade quando as circunstâncias ou os usos o autorizarem, e não for necessária a declaração de vontade expressa (CC, art.

Como se classificam os contratos?

Contratos onerosos são aqueles em que existem vantagens e ônus para am- bas as partes. Contratos gratuitos são aqueles em que existem vantagens apenas para uma das partes e ônus para outra. Exemplo: doação, mútuo. Contratos consensuais são aqueles que se formam com um simples acordo de vontades.

O que é um contrato impessoal?

O contrato impessoal é aquele que não leva em conta exclusivamente o estado pessoal de certo contratante. O contrato individual diz respeito ao interesse de apenas uma pessoa. Exemplo: na compra e venda, uma pessoa pode contratar outra.

Quando um contrato se aperfeiçoa?

Teoria da informação ou do conhecimento ou da cognição.

De acordo com essa concepção, o contrato só se aperfeiçoa quando o proponente toma conhecimento do conteúdo da aceitação. Portanto, reputa-se celebrado o contrato com a leitura da carta de aceitação pelo proponente.

Artigo anterior
O que é sustentabilidade no cotidiano?
Artigo seguinte
Como calcular depreciação de veículos usados?