Devem ser entregues ou deverão ser entregues?
Perguntado por: Cláudia Yasmin de Cruz | Última atualização: 10. April 2022Pontuação: 4.9/5 (17 avaliações)
Damos o nome de locução verbal à sequência de dois ou mais verbos, usada para referir a um mesmo sujeito. Apenas o primeiro verbo faz a concordância com o sujeito. O segundo verbo não sofre flexão. Sendo assim, o correto é devem ser.
Devem ser entregues ou entregue?
O plural de entregue é entregues. A forma plural da palavra entregue é entregues. Como adjetivo, entregue designa aquilo que foi enviado, despachado, dado, concedido.
Precisam serem ou precisam ser?
A forma correta é [a ser]. A razão é que, quando temos dois ou mais verbos se referindo a um mesmo sujeito (locução verbal), só o primeiro deles deve flexionar-se para concordar com o sujeito, ou seja, só ele é conjugado. É por isso que se diz “Eles precisam ser mais humildes” e não “Eles precisam serem mais humildes”.
Precisam ser tomadas ou precisam serem tomadas?
Nas orações reduzidas de infinitivo, o verbo ser pode ir para o plural: "Estas são as medidas a ser ou serem tomadas"; "Aqui estão os exercícios para ser ou serem feitos". Nas orações reduzidas, temos um caso de concordância facultativa.
Deve no plural?
Por isso o adequado é o seguinte: – Devem-se mudar as regras. O verbo dever fica no plural, mesmo que o elemento agente, aquele que deve mudar as regras, seja singular. Quando houver partícula apassivadora, dir-se-á que a oração está na voz passiva sintética, e o verbo terá de concordar com o sujeito paciente.
Parte das obras do “Reviva Centro” devem ser entregues até meados de março na Capital
Deve ou deve?
A palavra deve também é forma derivada do verbo dever, com sentido de ser obrigado a alguma coisa, a saber: Na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo: ele deve aparecer amanhã na festa, Na 2ª pessoa do singular do imperativo afirmativo: tu deve arrumar tuas coisas.
Deve ou deva?
Você usa o DEVE quando você acha ou tem certeza que algo vai acontecer. Você usa o DEVA para supor que algo aconteça.
Que deverão ser ou serem?
Apenas o primeiro verbo faz a concordância com o sujeito. O segundo verbo não sofre flexão. Sendo assim, o correto é devem ser.
Como conjugar o verbo no infinitivo pessoal?
- ª conjugação (-ar) (Eu) radical + -ar. (Tu) radical + -ares. (Ele) radical + -ar. (Nós) radical + -armos. (Vós) radical + -ardes. ...
- ª conjugação (-er) (Eu) radical + -er. (Tu) radical + -eres. (Ele) radical + -er. (Nós) radical + -ermos. (Vós) radical + -erdes. ...
- ª conjugação (-ir)
É necessário medidas ou são necessárias medidas?
Quando há a presença de um artigo definido ou de outro elemento que determine o substantivo, é obrigatório que haja concordância em gênero e número entre esse substantivo e o adjetivo necessário. Podem assim ser usadas as expressões: é necessário, é necessária, são necessários e são necessárias.
Pode serem ou podem serem?
Ser e serem, os dois existem e estão corretos, são formas diferentes do mesmo verbo “ser”. A diferença é que “ser” e “serem” estão no infinitivo pessoal, que permite flexão de número. Enquanto “ser” também pode estar no infinitivo impessoal, que não permite flexão, é invariável.
Quando usar serem?
A forma serem é a 3ª pessoa do plural do infinitivo pessoal do verbo ver. Deverá ser utilizada quando houver na frase um sujeito definido de forma clara, quando desejar-se definir o sujeito por meio da flexão verbal e quando, em duas orações, o sujeito da segunda for diferente do sujeito da oração anterior.
O que significa a palavra serem?
Acontecer, ocorrer, suceder.
Qual é o plural de entregar?
Entregues - Dicio, Dicionário Online de Português.
Devem fazer ou deve fazer?
Nas locuções verbais com o mesmo sentido, o verbo fazer transfere sua impessoalidade para o verbo principal, como neste exemplo: "já deve fazer duas horas que a reunião acabou". "Já devem fazer duas horas" é construção errada se considerada a normal culta padrão.
O que significa a palavra devem?
Sentir obrigação ou agradecimento por; estar sujeito a: devia várias obrigações à mãe; deve a bondade à mãe. Encontrar-se obrigado a se devotar ou se consagrar a: deve-se à religião e à esposa.
O que é um infinitivo pessoal?
A língua portuguesa tem a peculiaridade de poder (e às vezes dever) flexionar o infinitivo, que passa a ser chamado de infinitivo pessoal. Esse infinitivo pessoal, que apresenta um fato ou uma ação de modo geral, está usualmente ligado a uma preposição – para ir, vontade de sair, interesse em ficar.
Como colocar o verbo no infinitivo?
1) infinitivo – é o verbo em seu estado natural, terminando em ar, er ou ir (e or, no caso do verbo pôr). 2) infinitivo pessoal – é aquele que, como o próprio nome diz, se refere às pessoas do discurso. Exemplos: para eu amar, para tu amares, para ele amar, para nós amarmos, para vós amardes, para eles amarem.
Como saber se o verbo está no infinitivo?
Veremos mais à frente que o verbo no infinitivo se apresenta de duas formas. Mas, por ora, vale saber que, para identificá-lo, basta observar a terminação: Em seu estado natural: ar, er ou ir (e or, no caso do verbo pôr) Quando flexionado: es, des, em e mos.
Devem existir ou deve existir gramática?
Geralmente, o verbo existir concorda com seu sujeito. Exemplo: Existem muitas pessoas que não gostam de frutos do mar. Quando o verbo existir fizer parte de uma locução verbal, o auxiliar concordará com o sujeito e não com o verbo principal. Exemplo: Devem existir muitas pessoas que não gostam de frutos do mar.
Devia ser ou deveria ser?
Estão, contudo, conjugadas em diferentes tempos verbais. Devia está conjugado no pretérito imperfeito do indicativo. Deveria está conjugado no futuro do pretérito do indicativo. Dever significa ter de, precisar, necessitar, carecer, agradecer, ter que.
Como se escreve merece no plural?
Merecem - Dicio, Dicionário Online de Português.
Como se escreve deverão ou deveram?
Ambas são formas conjugadas do verbo dever na 3. ª pessoa do plural. Estão, contudo, conjugadas em diferentes tempos verbais. Deveram está no pretérito perfeito do indicativo ou no pretérito mais-que-perfeito do indicativo e deverão está no futuro do presente do indicativo.
São considerados acessos definitivos para hemodiálise?
Como fazer a junção de dois nomes?