Deve se espremer as espinhas?

Perguntado por: Catarina Camila Gaspar Jesus  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (32 avaliações)

Espremer espinhas pode agravar a inflamação da pele
Isto porque mesmo depois de lavar as mãos, algumas bactérias podem ficar armazenadas embaixo das unhas e acabar em contato com a lesão, também contribuindo para o aumento da inflamação.

O que acontece se não espremer a espinha?

"Quando você espreme uma espinha você aumenta essa inflamação, que é uma das bases da acne, e prolonga esse período de cura. Pode acontecer também de você aprofundar ainda mais essa inflamação, aumentando o risco de hiperpigmentação pós-inflamatória (que são as manchinhas), e da formação de cicatrizes", explica Dra.

Quando se deve espremer uma espinha?

É proibido espremer espinha

Verdade. Essa é a primeira e principal regra quando o assunto é espinha no rosto. Espremendo o que parece ser uma inocente espinha, você não só está correndo o risco de contaminar a pele com micro-organismos, como pode aumentar o processo inflamatório e também causar manchas e cicatrizes.

Pode espremer a espinha quando ela estiver amarela?

“Antes de estourar a espinha, verifique se ela possui uma coloração amarela ou branca. Este tipo de alteração está mais próximo da superfície da pele, logo possui menos chances de causar manchas e cicatrizes ao ser espremida”, afirma o médico.

O que fazer para tirar pus da espinha?

É possível utilizar alguns aparelhos portáteis de vapor ou, também, utilizar o vapor da água morna durante o banho. O vapor ajuda a diminuir a inflamação e a quantidade de pus presente no local e pode ser realizada várias vezes ao dia.

Por que não devemos espremer as espinhas!

32 questões relacionadas encontradas

O que fazer depois que espremer a espinha?

“Limpe a área com um algodão úmido e lave o rosto em seguida”, instrui Claudio Wulkan, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Vale também fazer uma compressa fria para reduzir o inchaço e a vermelhidão da região.

O que faz secar espinha?

  • Óleo de coco hidrata, limpa e inibe a formação de espinha. ...
  • Líquido da babosa acalma e cicatriza a pele acneica. ...
  • Leite de magnésia reduz a oleosidade da pele. ...
  • Chá verde ajuda a secar a espinha e tem ação antioxidante. ...
  • Pepino remove impurezas, acalma e hidrata. ...
  • Vinagre de maçã tem ação clareadora e antibactericida.

Pode furar a espinha com agulha?

Não vá pensando que espremer uma espinha é uma boa ideia, pois você pode acabar com uma cicatriz ou uma infecção. Porém, se tiver mesmo que fazer isso, o melhor jeito de evitar lesões é usando uma agulha ou fazendo uma compressa no local para remover delicadamente o pus.

Pode tirar o pus da espinha?

A espinha é quando bactérias tomam conta desse acúmulo de sebo e surge uma lesão inflamada –vermelha e inchada. Cravos e espinhas são parte da acne, uma doença de pele. E eles têm uma coisa em comum: não devem ser cutucados ou espremidos –nem para tirar aquela gosma amarela nojenta, conhecida como pus.

Pode estourar espinha com ponta branca?

Em primeiro lugar, a espinha precisa estar pronta para ser espremida. Basicamente, você está procurando uma espinha com ponta branca, conhecida como pústula. Se a espinha que você quer espremer é um nódulo mais profundo (do tipo firme, doloroso e vermelho), não a esprema.

O que fazer para a espinha desinchar?

Resolva o inchaço – “Indicamos a aplicação de gelo envolto em um tecido ou bolsas pequenas de gelo, por alguns minutos. O gelo é anti-inflamatório e faz desinchar a espinha rapidamente”, diz. Isso pode ser feito três vezes por uma hora, com 10 minutos de intervalo.

Como secar espinhas em uma noite?

Aplique um produto que contenha ácido salicílico na fórmula. Ele ajuda a reduzir o inchaço da espinha, mesmo em poucas horas. Só não exagere na dose, para a pele não ficar com aspecto ressecado.

Pode tirar a casquinha da espinha?

Não tire a “casquinha”

A “casquinha”, que muitas vezes aparece logo após o processo inflamatório começar a diminuir, é uma proteção natural da pele. Retirá-la deixa seu corpo sujeito a diversas bactérias e sujeiras que podem aumentar a inflamação novamente.

Porque a espinha explode?

Estourar as espinhas ativa um dos neurotransmissores mais famosos do nosso sistema nervoso: a dopamina, responsável pelo prazer. Trata-se de um estímulo. Seu corpo fornece uma recompensa psicológica quando você faz algo bom para sua sobrevivência e reprodução, como sexo ou explodir minúsculos acúmulos de pus.

Como remover espinhas sem deixar marcas na pele?

Faça uma compressa de algodão com água quente e deixe sobre a espinha por alguns minutos. Esse método ajuda a espinha a sair de forma natural. Repita várias vezes até que ela desapareça por completo.

O que sai de dentro da espinha?

A espinha é formada por uma lesão papulosa da pele. Esse espécie de 'bolinha' contém bactérias, chamadas cientificamente de propionibacterium acnes, e células inflamatórias misturadas ao sebo, formando aquele 'pus' um tanto quanto nojento.

Como secar a espinha de um dia para o outro?

Aplique um cubo de gelo na área afetada para reduzir a vermelhidão por um tempo. O gel de aloe vera é muito eficaz. Além disso, você pode aplicar babosa às espinhas. Produtos como gel de aloe vera e sabonete de carvão podem limpar a área e reduzir a oleosidade.

Como secar espinha inflamada urgente caseiro?

8 tratamentos caseiros para acabar com as espinhas e suas manchas
  1. Óleo de coco. ...
  2. Aloe vera (babosa) ...
  3. Cebola e vinagre de maçã ...
  4. Chá verde. ...
  5. Clara de ovo. ...
  6. Creme de pepino e açúcar. ...
  7. Tomate. ...
  8. Produtos com calêndula.

Quanto tempo dura uma espinha inflamada?

Em média, uma espinha interna leva de sete a dez dias para se curar completamente. O ideal é continuar cuidando de sua pele, fazendo limpeza periódica e utilizando pomadas de cicatrização para adiantar o processo.

Pode pôr gelo na espinha interna?

1) Caso você tenha uma espinha interna inflamada, experimente gelo. Isso mesmo, ele ajudará a diminir a inflamação no local, bem como a vermelhidão e inchaço.

Pode espremer espinha quando ela está branca?

Se você começar a ver que a ponta está esbranquiçada (de pus), pode ser a hora de atacar. Mas, é melhor fazê-lo após o banho, quando a pele estiver limpa e macia. Além disso, separe álcool a 96º, uma agulha e um tecido 100% limpo.

Como tirar a parte branca da espinha?

Perfure a superfície da acne com a agulha.

Não enfie a espinha na pele em um ângulo reto, ou você pode se machucar. Caso saia sangue ou um líquido transparente da espinha, pare imediatamente. Tentar estourar uma espinha que ainda não saiu completamente pode causar inchaço e piorar a acne.

Como remover espinha branca?

Segundo a dermatologista Cintia Guedes Mendonça, não são usados remédios ou pomadas para o tratamento, apenas procedimentos de retirada da bolinha branca na pele com uso de agulhas. Outros procedimentos estéticos, como esfoliações e peelings, também podem levar à extração do pequeno cisto.

O que fazer para amadurecer uma espinha?

Faça aplicações de calor e frio. Pode ser uma boa ideia fazer aplicações de calor e gelo, dependendo do seu tipo de pele e da severidade da espinha. Uma compressa de água quente pode secá-la enquanto uma compressa de gelo, alivia a dor e diminui o inchaço.

Artigo anterior
Qual o maior herói da mitologia grega?
Artigo seguinte
Quais os solos mais comuns na Chapada Diamantina?