De quem é a responsabilidade pela logística reversa?

Perguntado por: Violeta Eduarda Macedo de Cruz  |  Última atualização: 18. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (19 avaliações)

De acordo com a PNRS, a responsabilidade sobre a destinação correta dos resíduos cabe a comerciantes, fabricantes, importadores, distribuidores, população e aos responsáveis pelos serviços de limpeza e manejo.

De quem é a responsabilidade da logística reversa?

RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA

O cidadão, no papel de consumidor, é responsável por descartar os resíduos nas condições solicitadas e nos locais estabelecidos pelos sistemas de logística reversa.

Qual o papel do governo na logística reversa?

A logística reversa possibilita que alguns materiais sejam 100% reaproveitados em várias aplicações. As organizações com infraestrutura para fazer a reciclagem do lixo demonstram obter importante vantagem econômica e imagem positiva.

Quem são os agentes da responsabilidade compartilhada?

Entende-se por responsabilidade compartilhada um conjunto de atribuições individualizadas e encadeadas dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, bem como dos consumidores e dos encarregados dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos.

De quem é a responsabilidade pelo ciclo de vida dos resíduos?

A responsabilidade pelo gerenciamento de resíduos é dividida entre o poder público e o privado, ou seja, o Governo e cada setor da cadeia produtiva firmam um acordo setorial para implantação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto.

O QUE É LOGÍSTICA REVERSA? TUDO SOBRE PÓS-VENDA E PÓS-CONSUMO

44 questões relacionadas encontradas

Quem é responsável pelo gerenciamento de resíduos sólidos?

Quem é Responsável pelo Gerenciamento de Resíduos Sólidos? A gestão de resíduos sólidos é compartilhada entre o Poder Público, as empresas e a população. Cada gerador deve se responsabilizar pelo que produz, seja em casa ou no empreendimento.

De quem é a responsabilidade pelos resíduos desde a sua geração até o destino final?

Cada gerador é responsável pelos resíduos gerados, seja em casa ou na empresa. Os geradores devem minimizar a geração de resíduos e promover o máximo reaproveitamento e reciclagem e garantir a destinação final ambientalmente adequada.

Quem são os agentes da responsabilidade compartilhada nos requisitos de segurança em computação em nuvem?

Quando se fala de segurança na nuvem, um dos pontos mais importantes é o Modelo de Responsabilidade Compartilhada. Esse modelo define de maneira clara qual é a responsabilidade na operação da infraestrutura da cada uma das partes envolvidas: provedor, parceiro, cliente e usuário.

São objetivos da responsabilidade compartilhada?

Nesse sentido, a responsabilidade compartilhada tem como objetivo explícito reduzir a geração de resíduos sólidos, do desperdício de material, da poluição, dos danos ao meio ambiente e do estímulo para que os mercados fabriquem, comprem e consumam produtos recicláveis.

São exemplos considerados de responsabilidade compartilhada e logística reversa?

pneus, lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista; óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens – as companhias devem coletar 22% do produto pós-consumo; produtos eletroeletrônicos e seus componentes – 13% deve ser recolhido através do sistema de logística reversa.

O que a sociedade ganha com a logística reversa?

Economia. Um dos principais benefícios de implementar a logística reversa é a redução de custos. Ao estimular o retorno das mercadorias ou de partes dela para as fábricas, é possível baratear o custo da matéria-prima.

Quais as principais características da logística reversa?

A Logística Reversa tem como ação que visa Disponibilizar determinados produtos a seus clientes , no menor espaço de tempo Possível. A Logística Reversa Consiste na coleta de embalagens, equipamentos eletronicos e outros produtos pós-uso, visando o descarte ou reutilização em outros segmentos de atividades industrial.

O que a sociedade ganha com a adoção da logística reversa?

O benefício de um programa de logística reversa são o aumento da conscientização, a redução dos impactos negativos ocasionados pelo descarte incorreto dos resíduos e o aumento dos lucros com a diminuição de aquisição de matéria prima.

O que é logística reversa e quem são os responsáveis por ela?

O objetivo da logística reversa, a grosso modo, é reduzir o impacto do lixo. Assim, dá às empresas, governo e pessoas físicas a responsabilidade sobre o ciclo de vida do produto, conscientizando sobre seu papel e seu compromisso frente ao meio ambiente.

Qual a responsabilidade da logística?

O profissional de logística é responsável por lidar com diversas atividades no setor, desde a produção, passando pelo armazenamento e distribuição dos produtos.

Qual é a lei da logística reversa?

A logística reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social da Política Nacional de Resíduos Sólidos, regulamentada pela Lei 12.305/2010. Ela pode ser definida como a coleta e reciclagem de produtos e seus resíduos após o consumo do cliente final.

Quais são os principais produtos que fazem parte do sistema de logística reversa?

A logística reversa no Brasil é obrigatória?
  • pilhas e baterias;
  • pneus;
  • lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio, mercúrio e de luz mista;
  • óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens;
  • produtos eletrônicos e seus componentes;
  • eletrodomésticos;
  • resíduos de embalagens de agrotóxicos.

Onde se encontra a definição de responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos apresentados?

Lei 12.305/2010 – Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Quanto à responsabilidade compartilhada dos geradores de resíduos são responsáveis legalmente Segundo a PNRS os seguintes atores *?

O artigo 30 institui a responsabilidade compartilhada dos fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, consumidores, titulares dos serviços de coleta e gestão de resíduos urbanos e de limpeza urbana por todo o ciclo de vida dos produtos.

O que é o modelo de responsabilidade compartilhada?

O modelo de responsabilidade compartilhada delineia pelo que você, o cliente da nuvem, é responsável e pelo que seu provedor de serviços de nuvem (CSP) é responsável. O CSP é responsável pela segurança "da" nuvem - pense em instalações físicas, utilitários, cabos, hardware, etc.

Quem tem a responsabilidade final pela segurança dos dados e serviços do cliente hospedados na nuvem?

A segurança da nuvem é responsabilidade exclusiva do provedor. ... Essa infraestrutura é composta por hardware, software, redes e instalações que executam os serviços da provedora. Por sua vez, o cliente tem a responsabilidade determinada pelos serviços de nuvem que ele mesmo selecionou.

Qual das seguintes ações é uma responsabilidade da AWS sob o modelo de responsabilidade compartilhada da AWS?

Responsabilidade da AWS: “segurança da nuvem”: a AWS é responsável por proteger a infraestrutura que executa todos os serviços oferecidos na Nuvem AWS.

Quem é responsável pela disposição final dos resíduos industriais?

Conselho Regional de Química (CRQ).

De quem é a responsabilidade dos geradores de resíduos industriais?

Pela legislação ambiental, os geradores são obrigados a cuidar do gerenciamento, transporte, tratamento e destinação final de seus resíduos, e essa responsabilidade é contínua e ininterrupta. A esperança é que as empresas invistam em tecnologia e instalações para tratamento e disposição de resíduos industriais.

De quem é a responsabilidade pela coleta e tratamento do lixo?

O recolhimento do lixo doméstico é uma obrigação das prefeituras, que tem muitas outras. “Nessa lei fica estipulado que o gerador do resíduo é o responsável pelo resíduo. Tanto da sua coleta quanto pelo tratamento e disposição final.

Artigo anterior
Como falar com um introvertido?
Artigo seguinte
Onde anda Luiza Parente?