De onde vem a pinha?

Perguntado por: Ivo Wilson Oliveira de Moreira  |  Última atualização: 2. November 2021
Pontuação: 4.2/5 (16 avaliações)

A pinha é o fruto da pinheira, ou ateira, uma pequena árvore frutífera da família das anonáceas, bastante cultivada em vários países. É originária das Antilhas e do México. A pinha também é chamada de fruta-do-conde ou de ata.

O que a pinha e do pinheiro?

Pinha (ou estróbilo ou ainda cone para os botânicos) é o órgão das plantas da divisão Pinophyta onde se encontram as estruturas reprodutivas. ... O feminino - o megastróbilo - que produz os óvulos que, depois de fertilizadas se tornarão sementes, apresenta formas diferentes nas várias famílias de coníferas.

Como é a árvore da fruta pinha?

Características: É uma árvore de 4 a 6 metros de altura, o fruto é um sincarpo arredondado, originado de uma única flor, formado pela fusão de muitos carpelos simples. A Annona squamosa L. também é conhecida como ata e fruta-do-conde; em inglês, como custard apple; e, em espanhol, como anón.

Qual é a árvore que dá pinha?

É a semente da araucária, a parte comestível da pinha. “A araucária é uma árvore que não tem fruta, faz parte do grupo das gimnospermas. Ela produz a pinha e os pinhões.

Qual é o fruto do pinheiro?

Na verdade, o fruto do pinheiro é a pinha, onde encontramos a semente, isto é, o pinhão. A arauária apresenta suas flores com sexos separados em árvores diferentes e suas sementes são produzidas pela árvore do sexo feminino.

Você já viu de onde vem o pinhão? Conheça a pinha!

23 questões relacionadas encontradas

Quando caem as pinhas do pinheiro?

O período de colheita de pinha, da espécie pinus pinea L. (pinheiro -manso), no território continental, está quase a chegar. A colheita de pinha não é permitida entre 1 de Abril e 1 de Dezembro de cada ano. ...

Como se forma um pinhão?

Pinhão é a designação genérica da semente de várias espécies de pinaceaes e araucariaceaes, plantas gimnospérmicas, isto é, cuja semente não se encerra num fruto. O pinhão se forma dentro de uma pinha, fechada, que com o tempo vai-se abrindo até liberar o pinhão.

Qual a diferença da atemoia para a pinha?

A pinha é menor, com a casca mais rugosa e é bem redondinha. ... O resultado do cruzamento entre a fruta do conde e a cherimoia, gerou a atemoia, outro alimento da família Annonaceae. Ela deve ser consumida com moderação pelos diabéticos, porque contém grande concentração de açúcar natural.

Qual o nome do pé de fruta do conde?

Cherimola ou Cherimoia (Annona cherimola): é uma das Anonácea de clima temperado, com excelente qualidade e valor comercial, sendo cultivada nos Andes, Europa, Califórnia e regiões brasileiras de clima ameno.

Quanto tempo leva para um pé de pinha dar frutos?

Quanto tempo leva um pé de pinha dar frutos? A frutificação ocorre entre 110 e 120 dias após a floração e a colheita pode ser feita após 90 dias.

Qual a diferença entre atemoia é fruta-do-conde?

Acompanhe abaixo. Atemóia é maior, mais doce, tem menos sementes, tem a casca mais pontiaguda e uma polpa que se solta mais fácil. A Atemóia possui quase o dobro de açúcar do que a Fruta do Conde, pois a primeira é na verdade um cruzamento da Fruta do Conde e da Cherimóia, (uma terceira espécie semelhante).

Pode comer pinha do pinheiro?

Ele se desenvolve no interior da pinha que é a flor do pinheiro. O pinhão é um excelente alimento e possui um valioso teor nutricional. Sua polpa é formada basicamente de amido e é rico em vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo e proteínas.

Para que serve o caroço da pinha?

Sementes – As sementes soltam o intestino e produzem vômitos. As sementes também serve para combater caspa. Anemia – Embora a pinha não seja muito rica em ferro, mesmo assim tem vantagens nas dietas de anêmicos juntamente com outros alimentos rico e ferro, dada sua riqueza em vitamina C.

O que se faz com pinheiro?

Os pinheiros pertencem ao grupo das árvores chamadas coníferas — ou seja, produzem pinhas que têm forma de cone. ... Nesse processo, as pinhas masculinas soltam pequenos grãos chamados pólen. O pólen é então carregado pelo vento até a pinha feminina. Ao longo dos anos seguintes, a pinha feminina irá produzir sementes.

Qual a época de fruta do conde?

A produção paulista vai de janeiro a maio. Com a farta oferta no primeiro semestre, os preços da fruta são menores nesse período. Daí até o final do ano, a produção cai e torna-se insuficiente para atender à demanda, mas tem preços mais compensadores. É possível atingir produções até seis toneladas por ha/ano.

Como eo Pé de Fruta do Conde?

Características: É uma árvore de 4 a 6 metros de altura, o fruto é um sincarpo arredondado, originado de uma única flor, formado pela fusão de muitos carpelos simples. A Annona squamosa L. também é conhecida como ata e fruta-do-conde; em inglês, como custard apple; e, em espanhol, como anón.

Quantos tipos de fruta do conde existe?

Existem vários nomes “locais” para a fruta do conde e existem mais de 100 tipos de fruta do conde (variações da planta).

Para que serve a fruta atemoia?

Fonte de vitamina C e compostos com ação anti-inflamatória, a atemoia auxilia na recuperação de gripes e resfriados. Além disso, a vitamina C potencializa a absorção de ferro dos alimentos (vantagem para os anêmicos), participa do processo de cicatrização da pele e reduz a suscetibilidade a infecções.

Quais os tipos de atemoia?

São três variedades que estão bem aclimatadas no Brasil:
  • Pink Mammoth, que tem uma fruta grande e perfumada, doce e com poucas sementes.
  • Thompson, bem parecida, com um brix superior.
  • Gefner.
  • African Pride, originária da Austrália, que também já foi introduzida no Brasil.

Quais são os tipos de pinhas?

Pinha, atemoia, araticum e graviola: você sabe a diferença?
  • Pinha: também conhecida como fruta-do-conde, a pinha (Annona squamosa L.) ...
  • Graviola: também considerada uma planta exótica, a gravioleira (Annona muricata L.)

Onde se formam os pinhões?

O pinhão é a semente da Araucária e a parte comestível da pinha. É nativo da região Sul e de algumas áreas do Sudeste do Brasil.

Quantos pinhões posso comer por dia?

Variedade alimentar e planejamento compõem o caminho do sucesso de qualquer intervenção dietética. Uma porção média de pinhão para se consumir em lanches, refeições pré ou pós treinos seriam em torno de 15 unidades (75 gramas).

O que acontece se comer muito pinhão?

As sementes ficam tóxicas nesse período. Elas podem causar problemas como má digestão, náuseas e até episódios de constipação. Isso acontece, em grande parte, porque, nesse estado, o pinhão apresenta um alto teor de umidade, o que favorece a presença de fungos.

Quantas pinhas dá um pinheiro?

Para ele, geralmente um pinheiro produz em torno de 80 pinhas, mas sem uniformidade dos galhos, pode produzir mais em alguns galhos, menos em outros, mas podem acontecer algumas exceções.

Artigo anterior
A coser e cozer?
Artigo seguinte
O que service provider?