Conhecimento de depósito e warrant?

Perguntado por: Bárbara Patrícia de Miranda  |  Última atualização: 12. August 2021
Pontuação: 4.3/5 (10 avaliações)

Se o Conhecimento de Depósito permite que o proprietário da mercadoria a negocie, mediante endosso, enquanto ela estiver no armazém. O Warrant, por sua vez, permite que o proprietário a utilize (a mercadoria) como garantia de determinada operação financeira, que também se dá mediante endosso.

O que é conhecimento de depósito?

o conhecimento de depósito e o warrant são títulos que devem ser emitidos simultaneamente pelo depositário, podendo ser transmitidos unidos ou separadamente, mediante endosso. ... o conhecimento de depósito não pode ser penhorado ou arrestado por dívidas do portador.

O que é emissão de warrants?

Warrants são títulos de garantia, emitidos por uma empresa encarregada da guarda e conservação de mercadorias, que poderão ser vendidas ou negociadas, e que atesta ao seu portador as propriedades do objeto em custódia.

Qual o conceito da palavra Warrant?

warrant |uòrant| 1. [ Economia ] Título, vendível e negociável, emitido por um estabelecimento encarregue do depósito e manutenção de mercadorias, no qual se menciona o valor destas.

Quem emite Warrant?

Um Warrant, por sua vez, é emitido pelos armazéns gerais de um município ou de um estado. Por fim, é um título que transfere parte da propriedade de um lote de mercadorias para o seu investidor.

Warrant e Conhecimento de Depósito (Parte I)

44 questões relacionadas encontradas

Quais os títulos de crédito que tem ordem de pagamento?

III. São títulos de crédito que contêm ordem de pagamento o warrant e partes beneficiárias. IV. O aval posterior ao vencimento não produz efeitos.

Qual a finalidade do Warrant?

Se o Conhecimento de Depósito permite que o proprietário da mercadoria a negocie, mediante endosso, enquanto ela estiver no armazém. O Warrant, por sua vez, permite que o proprietário a utilize (a mercadoria) como garantia de determinada operação financeira, que também se dá mediante endosso.

O que é emissão irregular de conhecimento de depósito ou warrant?

EMISSÃO IRREGULAR DE CONHECIMENTO DE DEPÓSITO OU WARRANT

Crime contra o patrimônio, consistente em emitir conhecimento de depósito ou warrant, em desacordo com disposição legal.

O que é um título representativo?

São títulos representativos ou de tradição os que representam mercadorias ou bens. Seus titulares podem transferir preditos bens, para terceiros, mediante a transferência do título ou, ainda, constituir direitos reais sobre aqueles bens. Tais são o conhecimento de depósito, o warrant e o conhecimento de frete.

O que é duplicata título de crédito?

É título de crédito causal (sua regularidade está diretamente vinculada ao negócio subjacente), facultativamente emitido pelo empresário com base em nota fiscal-fatura representativa de compra e venda ou nota de prestação de serviços.

Qual a importância do protesto nos títulos de créditos e em relação a ação de execução?

O protesto é meio célere e instrumento de segurança jurídica necessária à satisfação das obrigações dos títulos e documentos de dívida. Apesar de pouco conhecido pelo público em geral, o protesto é muito utilizado pelo comércio.

Qual é a importância do protesto?

O protesto é um instrumento eficaz para a cobrança. Uma vez lavrado, só é revogado por decisão judicial ou pelo pagamento. O nome do devedor protestado fica registrado no cartório e o devedor não obtém mais a certidão negativa necessária para muitas operações tais como a venda de imóveis, empréstimos e financiamentos.

Qual a finalidade do protesto de um título de crédito?

O protesto é o ato formal e solene pelo qual se prova a inadimplência e o descumprimento da obrigação originada em títulos e outros documentos de dívida. ... O protesto por falta de aceite deve ser realizado antes do vencimento do título de crédito e apenas será indispensável na duplicata e na letra de câmbio sem aceite.

Qual é a importância do protesto para a ação cambial?

São títulos de crédito em espécie a letra de câmbio, duplicata, nota promissória e cheque. ... Dessa forma, quando o devedor se encontra em mora com o credor, é essencial o protesto cambial como forma de resguardar seus direitos, caso precise recorrer a justiça para ver seu crédito adimplido.

O que é uma duplicata a pagar?

A duplicata é um título de crédito que comprova um acordo entre comprador e vendedor. É um documento que funciona como uma forma facilitada de pagamento. Ela serve para pagar faturas e contas sem notas fiscais.

Qual a origem da duplicata e por que ela é chamada de único título de crédito brasileiro?

A duplicata de fatura só veio a se libertar dos interesses do fisco com a reforma da legislação nos anos 60. De fato, em 1968, promulgou-se a Lei das Duplicatas (Lei nº 5.474), que foi modificada pelo Decreto-Lei nº 436 em 1969.

Como se classifica uma duplicata?

Em outras palavras, a Duplicata é classificada pela doutrina como um Título de Crédito de Natureza Causal, pelo fato de sua emissão estar relacionada à Mercancia ou à Prestação de Serviços. ... Em outras palavras, a Duplicata jamais circulará por cessão de crédito (Título não à ordem).

O que são títulos de créditos eletrônicos?

Os títulos de crédito eletrônicos, serão operados através de senhas eletrônicas, ou por assinaturas digitais (chave pública ou privada), favorecendo a celeridade das práticas comerciais. A definição de assinatura digital é dada pelo art.

Quais são os títulos de crédito próprios?

Títulos próprios = aqueles que encerram uma verdadeira operação de crédito, subordinada a sua existência à confiança que inspiram os que deles participam; são os mais puros títulos de crédito. → Ex: letra de câmbio, nota promissória.

O que são títulos de financiamento?

São documentos que tem por finalidade a representação de direito creditício oriundo de financiamento concedido por uma instituição financeira ao sacado no titulo. ...

O que significa o artigo 178 do Código Penal?

Art. 178 - Emitir conhecimento de depósito ou warrant, em desacordo com disposição legal: Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.

Para que serve warrant 700 WG?

WARRANT 700 WG é um inseticida sistêmico de contato e ingestão. WARRANT 700 WG pode ser aplicado por via terrestre, através de pulverizador manual, tratorizado, rega de bandejas (eucalipto) e irrigação por gotejamento (tomate), conforme recomendações para cada cultura.

Como se dá a emissão e a transferência do conhecimento de depósito e do warrant?

15 e s. Os dois títulos, conhecimento de depósito e warrant, circulam conjuntamente, sendo transferidos por endosso. Eles até podem circular separados, mas a regra é que devem ser apresentados juntos para a liberação da mercadoria (salvo exceções previstas no Decreto n. 1.102/1903)139.

Qual é o direito que o warrant Agropecuário confere sobre os produtos nele descritos?

Trata-se de título de crédito representativo de promessa de pagamento em dinheiro que confere direito de penhor sobre o CDA correspondente, assim como sobre o produto nele descrito. O warrant é uma cédula de garantia, equivalente à cédula pignoratícia e à cédula hipotecária. ...

O que é um título a ordem?

DO TÍTULO À ORDEM: Tem-se um título à ordem, sempre que a cártula traz a indicação do beneficiário do crédito ali inscrito (ou dos beneficiários – solidariamente ou não solidariamente), permitindo-se que o pagamento se faça a outrem, à ordem do beneficiário nomeado no documento.

O que precisa para receber uma ordem de pagamento?

Para usar a ordem de pagamento, basta que emiti-la junto a uma instituição financeira com a quantia desejada. Em seguida, o beneficiário pode sacar o dinheiro na agência escolhida, apresentando apenas seu documento de identidade.

Quais são os títulos de créditos existentes no Brasil?

No Brasil, os títulos de crédito mais utilizados no mercado são:
  • Cheque;
  • Letra de câmbio;
  • Nota promissória;
  • Duplicata;
  • Cédula de Crédito Bancário.

Qual o CNAE de depósito fechado?

2- CNAE 5211-7/99: Depósitos De Mercadorias Para Terceiros, Exceto Armazéns Gerais E Guarda-Móveis, compreendendo as atividades de armazenamento e depósito, inclusive em câmaras frigoríficas e silos, de todo tipo de produto (sólidos, líquidos e gasosos), por conta de terceiros, exceto com emissão de warrants.

O que faz um armazém geral?

O Armazém Geral é um estabelecimento, que tem como objeto a armazenagem de produtos de terceiros. Sua finalidade é a guarda e a conservação de mercadorias ou bens recebidos do contratante.

Qual a diferença entre armazém Geral e depósito para terceiros?

O armazém geral é de terceiros, enquanto o depósito fechado é da própria empresa que o utiliza. O armazém geral, então, tem por objetivo social explorar a atividade de guarda e conservação de mercadorias pertencentes a terceiros. Já o depósito fechado, tem a finalidade de armazenar as mercadorias da própria empresa.

Artigo anterior
Que palavra eu posso substituir por conhecimento?
Artigo seguinte
O que quer dizer a palavra reluz?