Como vender um imóvel com alienação fiduciária?

Perguntado por: Telmo Frederico Santos de Simões  |  Última atualização: 25. März 2025
Pontuação: 4.5/5 (66 avaliações)

Sim, é possível vender um imóvel com alienação fiduciária. Para isso, o devedor deve quitar o financiamento e solicitar o cancelamento da alienação junto ao Registro de Imóveis, para que o comprador realize a compra com recursos próprios.

Pode vender imóvel com alienação fiduciária?

É possível vender um imóvel submetido à alienação fiduciária, porém, neste caso, para vender este imóvel, o fiduciante precisa quitar a dívida ou renegociar os termos do contrato com o credor. Se ele optar por fazer o pagamento total dessa dívida, o cliente emite uma carta de quitação ou um termo de liberação.

É possível entre particulares fazer escritura de venda e compra com alienação fiduciária?

É possível realizar a escritura de alienação fiduciária entre pessoas físicas? Sim, igualmente às pessoas jurídicas.

Quanto custa para tirar a alienação fiduciária de imóvel?

Registro de Alienação Fiduciária: de modo geral, 1% do valor do imóvel.

É possível resolver contrato de compra e venda de imóvel com alienação fiduciária?

Portanto, entendemos que não é possível resolver contrato de imóvel com alienação fiduciária, nem mesmo por inadimplemento do comprador, tendo em vista que se trata de objeto perfeito e acabado. O máximo que pode ser feito — pelo credor — é executar a garantia real e levar o imóvel a leilão.

Ideias de como construir diferenciais no seu loteamento I Cadu Battesini I T4 EP7

40 questões relacionadas encontradas

Como funciona escritura com alienação fiduciária?

A alienação fiduciária é um pacto chamado de adjeto ou vinculado a um contrato de compra e venda, em que o comprador adquire o imóvel, mantendo a sua posse, mas transferindo a propriedade, com escopo de garantia, para o credor que financiou o negócio jurídico.

Quanto tempo dura o contrato de alienação fiduciária?

O contrato que serve de título ao negócio fiduciário nos termos da Lei nº 9.514/1997, poderá ser extinto, com o seu integral cumprimento (extinção normal), pela retomada do bem pelo credor ou pela entrega do bem em pagamento da dívida (extinção anormal).

O que acontece se não pagar a alienação fiduciária?

Busca e apreensão em alienação fiduciária

Então, vale lembrar que, se o devedor fiduciante atrasar as parcelas ou não quitar a dívida, o banco pode intimá-lo em até duas vezes por meio de uma notificação judicial.

Como retirar alienação fiduciária imóvel?

Para retirar a alienação fiduciária, é necessário que credor e devedor registrem o pagamento da dívida no Cartório de Registro de Imóveis em que a dívida foi paga. Nos financiamentos bancários, é preciso pedir à instituição que emita documento de quitação da dívida.

Quem tira alienação fiduciária?

Para retirar a alienação fiduciária do documento do veículo, é necessário quitar integralmente a dívida com o credor fiduciário. Isso inclui IPVA, multas, seguro obrigatório, entre outras. Após o pagamento, o credor emite uma carta de quitação ou termo de liberação da alienação fiduciária.

Quem paga o registro da alienação fiduciária?

Na alienação fiduciária de imóveis, um devedor transfere temporariamente a propriedade de um imóvel ao credor como garantia de pagamento de uma dívida. Não sendo realizado o pagamento da dívida, o credor pode levar o imóvel em posse do devedor a leilão, para quitar o saldo da dívida.

Quem deve pagar a escritura de compra e venda?

A resposta é direta e só é feita de forma diferente se houver um acordo entre o vendedor e o comprador. “Quem tem a obrigação de pagar as despesas cartorárias é sempre o comprador. A pessoa que está adquirindo o imóvel vai ter os gastos com o ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), o registro e a escritura” .

Pode existir mais de uma alienação fiduciária no mesmo imóvel?

A partir da edição da MP 992/20, em conjunto com a Resolução 4.837 do BC (que alterou a Resolução 4.676 do órgão), passou a ser permitido constituir mais de uma garantia de alienação fiduciária sobre um mesmo imóvel em favor de mais de uma operação de crédito, desde que com a mesma instituição integrante do SFN.

É possível vender um imóvel financiado pela Caixa?

Sim, é possível vender um terreno financiado, desde que a pessoa proprietária avalie com o banco quais são as possibilidades para a venda, assim como o processo realizado com casas e apartamentos.

O que é um contrato de compra e venda com alienação fiduciária?

O contrato de alienação fiduciária em garantia é uma das modalidades contratuais existentes no ordenamento jurídico brasileiro, que se destina a garantir o cumprimento de obrigações assumidas pelo devedor fiduciante em relação ao credor fiduciário.

Pode rodar com alienação fiduciária?

Na prática, a observação de alienação fiduciária serve apenas para indicar que o carro foi adquirido nessa modalidade de empréstimo. Ou seja, o objetivo é indicar que o dono do carro, até o pagamento da dívida, é o banco. Dessa maneira, é possível rodar tranquilamente, sem qualquer tipo de proibição.

Como transferir um imóvel financiado pela Caixa para outra pessoa?

O imóvel fica em nome do banco, e você somente será seu dono ao quitá-lo. Por isso, para vender um imóvel financiado é necessário ter a autorização do banco, que é o autêntico dono do imóvel. Sem isso, não dá para transferir um financiamento.

Como funciona a venda de um imóvel financiado?

Na prática não existe transferência de financiamento. Sempre quando houver venda de imóvel financiado, seja na compra à vista ou financiada, o banco irá quitar o financiamento atual. O novo financiamento pode ser feito no mesmo banco do atual ou em um banco diferente.

Como pedir baixa de alienação fiduciária caixa?

Como proceder? A baixa da prestação ocorre em até 3 dias úteis após o pagamento. Caso já tenha decorrido este prazo, compareça a uma agência da CAIXA com o comprovante de pagamento para regularização.

Quais os riscos da alienação fiduciária?

O maior risco da alienação fiduciária é justamente o que faz com que ela seja economicamente vantajosa para o devedor: o bem alienado como garantia do pagamento não é mais do devedor, e sim do credor.

Como saber se o imóvel está alienado?

Regularização Imobiliária Como saber se meu imóvel está regular ? Através de uma consulta ao CEDI (Cadastro de Edificações do Município) é possível emitir o histórico da Edificação. É este documento que comprova a situação da edificação e diz se ele está regular ou irregular.

Quanto tempo leva para baixar a alienação fiduciária?

A baixa do gravame ocorre automaticamente em até 5 dias úteis após a liquidação do contrato, desde que a documentação esteja em dia junto ao órgão regulador (Detran). Qual é sua dúvida?

Como saber se foi dado baixa na alienação fiduciária?

Para verificar se o gravame foi baixado, é possível consultar diretamente no Detran ou através do Consulta Gravame.

Como saber se alienação fiduciária foi quitada?

Para saber se o veículo está quitado com alguma instituição financeira, também é necessário acessar o site do Detran do seu respectivo estado e conferir as restrições veiculares ativas.

Quem paga o ITBI na alienação fiduciária?

Como nesse tipo de operação subsistem dois instrumentos negociais: a compra e venda, como contrato principal; e a alienação, como pacto acessório, o comprador tem o dever de recolher o ITBI logo na assinatura da avença, pois há registro do imóvel em seu favor.

Artigo anterior
Pode tomar cloreto de magnésio com outros medicamentos?
Artigo seguinte
Qual a importância da matéria orgânica na agregação do solo?