Como usar vírgula com portanto?

Perguntado por: Isabel Amorim Moura  |  Última atualização: 15. Januar 2022
Pontuação: 5/5 (2 avaliações)

- A vírgula deve ser usada antes das conjunções ADVERSATIVAS (mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto) e CONCLUSIVAS (logo, portanto, por isso, por conseguinte, então): “Ele sempre se dedicou à empresa, porém nunca foi promovido.” “Ele sempre se dedicou à empresa, por isso será promovido.”

Tem vírgula depois de portanto?

Portanto: sinônimo de por isso

É uma conjunção invariável, utilizada na ligação a uma oração anterior para indicar uma consequência ou uma conclusão dessa primeira ação. Deverá ser usada com vírgulas.

Como usar vírgula no portanto?

A palavra "portanto" deve vir, obrigatoriamente, entre vírgulas, pois, quer numa perspectiva, quer noutra, essa conjunção coordenativa conclusiva, que alguns gramáticos consideram com um valor adverbial e não de conector, acrescenta uma informação diferente, e fundamental, à simples adição.

Quando se usa o portanto?

Portanto é uma conjunção utilizada para indicar a conclusão de uma ideia anterior dentro de uma frase. De acordo com a gramática da língua portuguesa, as conjunções são palavras que agem como ligações entre diferentes orações ou termos de mesmo valor gramatical.

Como pontuar O portanto?

Fazendo a pontuação e escrita correta de “portanto” Coloque vírgula depois de “portanto”. O “portanto” deve sempre ter uma vírgula logo em seguida. Isso porque há uma pausa natural quando ele é colocado entre duas frases.

USO DA VÍRGULA: DICAS RÁPIDAS

15 questões relacionadas encontradas

Como se escreve portanto correto?

Há diferença entre PORTANTO e POR TANTO. As duas formas existem. PORTANTO (junto) é uma conjunção que remete ao sentido de conclusão de algo.

Qual o sinônimo da palavra portanto?

Indica a conclusão de uma ideia anterior: 1 por conseguinte, logo, consequentemente, por isso, assim sendo, por consequência, em vista disso, à vista disso, sendo assim, desse modo, dessa forma, dessa maneira, isto posto, destarte, dessarte, por isto, deste modo, desta forma, desta maneira, então, assim, pois.

Faz-se ou se faz?

Fazem-se necessários os estudos e experimentações. Equivale a "... que se fazem necessários. Com VTD e VTDI, "se" é pronome apassivador, e o verbo deve concordar com o sujeito composto.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê? Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.

Qual a diferença de no entanto e portanto?

No desenvolvimento de um ponto de vista (ou de uma tese), a alternância de portanto e no entanto pode revelar a própria consistência de um texto: enquanto o primeiro funciona como pista que conduz o leitor para uma determinada direção argumentativa, o segundo indica a contra-argumentação.

Pode usar vírgula antes de mas?

A vírgula é obrigatória quando a conjunção "mas" marca uma oração coordenada adversativa, que indica essa relação de oposição entre as unidades ligadas. A regra também vale para outras conjunções, como "porém" , "todavia" e "entretanto". Exemplos: Faz frio, mas não nevou.

Por que junto ou separado?

já o porquê, explicativo, é o porquê da resposta. Aquele que se escreve sempre junto (porque), visto que substitui a conjunção “pois” ou, na sua versão causal, “como”. Esse porquê tem como particularidade nunca ser acentuado; e.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Porque no sentido de pergunta?

Porque (junto e sem acento)

Trata-se de Conjunção Explicativa ou Causal utilizada para responder a qualquer pergunta, dúvida ou questionamento. Seu efeito de sentido é equivalente a “pois”, “uma vez que”. Exemplos: Não estou vindo trabalhar porque fiquei adoecido.

Faz-se necessário ou se faz necessário?

Quando há a presença de um artigo definido ou de outro elemento que determine o substantivo, é obrigatório que haja concordância em gênero e número entre esse substantivo e o adjetivo necessário. Podem assim ser usadas as expressões: é necessário, é necessária, são necessários e são necessárias.

Como é correto dizer?

O termo dizer, conjugado na primeira e terceira pessoa do singular do infinitivo pessoal, geralmente é usado em sentenças onde não existe um sujeito definido. Já o termo disser, conjugado na primeira e terceira pessoa do singular do futuro subjuntivo, implica em algo que vai acontecer.

Qual o sinônimo da palavra foi?

6 ocorreu, aconteceu, sucedeu, deu-se, desenrolou-se, realizou-se, passou-se, decorreu, desenvolveu-se, evoluiu, transcorreu, verificou-se. Exemplo: Mesmo sem estar nada preparado, foi tudo tão bem!

Qual é o sinônimo de estava?

76 sinônimos de estava para 9 sentidos da palavra estava: Encontrava-se: 1 encontrava-se, achava-se, andava, apresentava-se, sentia-se, localizava-se, situava-se, ficava, mantinha-se, permanecia, assentava, ajustava-se, caia, havia, existia.

É para tanto?

É uma expressão que retoma algo que já foi dito, com sentido condicional. Certa pessoa deseja ser aprovada no concurso, e para tanto (para ser aprovada) precisa estudar rigorosamente.

Por que frases?

Quero ir embora porque estou cansada. Eu mesma cortei as plantas porque o jardineiro não pôde vir. Porque o cachorro era grande, as crianças tinham medo.

Qual o porquê usado no final da frase?

Usamos POR QUÊ (separado e com acento circunflexo) no final de frases que tenham apenas um ponto (final, interrogativo, exclamativo,...) ... Usamos PORQUÊ (junto e com acento circunflexo) quando essa palavra for usada como substantivo e for antecedida por artigo. Por exemplo: Não sei o porquê de sua atitude tão grosseira.

Quando usar crase exemplos?

A crase é a união do artigo feminino a com a preposição a e com certos pronomes cuja letra inicial também é o a. Essa união é indicada ortograficamente através do uso do acento grave (à), também designado de acento indicador de crase. Exemplos: Gosto de comida à mineira.

Por que na resposta é separado?

Se a frase for uma pergunta e o “por que” vier no início, você vai usar o “por que” separado e sem acento. Por exemplo: ... Se a frase for uma resposta e o “porque” vier no início, você vai usar o “porque” junto e sem acento.

Como se escreve não sei por quê?

3 – Em Portugal não se costuma dizer:" Não sei por que ele veio...", mas sim: "Não sei porque é que ele veio.": ou às vezes: "Não sei porque veio ele". (Em determinadas situações).

Artigo anterior
Como saber se o corpo está intoxicado?
Artigo seguinte
Quais são os tipos de hardware?