Como usar regencia verbal e nominal?

Perguntado por: Luísa Salomé Garcia Mota Gaspar  |  Última atualização: 24. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (16 avaliações)

Na regência verbal os termos regidos são o objeto direto (sem preposição) e o objeto indireto (preposicionado). O que é regência nominal? A regência nominal indica a relação que um nome (termo regente) estabelece com o seu complemento (termo regido) através do uso de uma preposição.

Como usar a regência verbal?

Regência verbal é a relação existente entre o verbo e os seus complementos, ou seja, é a forma como o verbo se liga ao objeto direto e ao objeto indireto. Essa ligação entre o verbo e os complementos verbais pode ser feita através do uso de uma preposição ou sem a presença de uma preposição.

O que é regência nominal e exemplos?

Regência Nominal é a relação estabelecida entre um nome (substantivo, adjetivo, alguns advérbios) e seus respectivos complementos por meio de uma preposição. Veja os exemplos: O problema ficou fácil de solucionar. Sou grata a vocês pela ajuda.

O que é uma atividade de regência?

Regência é a relação necessária entre duas palavras na qual uma serve como complemento da outra numa relação de subordinação. A palavra que subordina é chamada regente, enquanto o termo subordinado é regido.

Qual o correto lembrei o dia de seu casamento ou lembrei do dia de seu casamento justifique?

Lembrei o dia de seu casamento. – Quando vierem acompanhados de pronome oblíquo, exigem complemento com a preposição de. Esqueci-me dos livros. Lembrei-me do dia de seu casamento.

REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL - Profa. Pamba

15 questões relacionadas encontradas

Como identificar a regência nominal?

Sempre que o termo regente for um substantivo, adjetivo ou advérbio (um nome), estamos falando de regência nominal. Nesse caso, é necessário o uso de preposição entre o termo regente e o termo regido.
...
As preposições mais comuns em nesse caso são:
  1. de;
  2. para;
  3. a;
  4. com;
  5. em;
  6. por.

O que é crase e exemplos?

O que é a crase:

A crase é a união do artigo feminino a com a preposição a e com certos pronomes cuja letra inicial também é o a. Essa união é indicada ortograficamente através do uso do acento grave (à), também designado de acento indicador de crase. Exemplos: Gosto de comida à mineira.

Como saber a regência nominal?

A regência nominal indica a relação que um nome (termo regente) estabelece com o seu complemento (termo regido) através do uso de uma preposição.
...
Exemplos de regência nominal com preposição:
  1. Sempre tive muito medo de baratas.
  2. Seu pai está furioso com você!
  3. Sinto-me grato a todos.

Como saber quando a palavra exige a preposição a?

Regência Verbal
  1. Chegar/ ir – deve ser introduzido pela preposição “a” e não pela preposição “em”. ...
  2. Morar/ residir – normalmente vêm introduzidos pela preposição “em”. ...
  3. Namorar – não se usa com preposição. ...
  4. Obedecer/desobedecer – exigem a preposição “a”. ...
  5. Simpatizar/ antipatizar – exigem a preposição “com”.

Quais são os tipos de regência?

IMPORTANTE: A regência estabelece uma relação entre um termo principal (termo regente) e o termo que lhe serve de complemento (termo regido) e possui dois tipos: REGÊNCIA NOMINAL e REGÊNCIA VERBAL.

Quem obedece obedece a algo ou alguém?

Quem obedece, obedece a alguém (quem) ou algo (o quê). “O estudante obedeceu às normas escolares” (a preposição aparece novamente para dar sentido a frase que mais uma vez fica formada por: sujeito + verbo transitivo + preposição a + objeto indireto).

Como estudar regência nominal?

A regência nominal é a relação que existe entre um nome (adjetivo, substantivo ou advérbio) e os termos que são regidos por ele. A regência nominal sempre é mencionada por uma preposição. Para facilitar seu estudo, entenda que vários nomes apresentam o mesmo regime dos verbos a que derivam.

Como identificar a preposição?

As preposições podem ser classificadas em essenciais e acidentais. As preposições essenciais são aquelas palavras que só funcionam como preposições: a, ante, após até, com, contra, de, desde, em, entre, para, per, perante, por, sem, sob, sobre, trás.

Quando se usa A crase?

A crase sempre será empregada antes de palavras femininas! Outra dica importante é que não basta apenas decorar o momento ideal para utilizar a crase, mas também entender a estrutura e o enunciado das frases. Para que haja crase, é preciso que exista uma sequência de duas vogais iguais, que sofrem contração.

Quando ocorre A crase?

Crase é a contração da preposição a com outro a, que pode ser artigo definido, pronome demonstrativo ou o a inicial dos pronomes aquela, aquele, aquilo. É indicada pelo acento grave. Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo.

Para que serve o uso da crase?

Na língua portuguesa, a crase indica a contração de duas vogais idênticas, mais precisamente, a fusão da preposição a com o artigo feminino a e com o a do início de pronomes. ... Aprender a colocar o acento depende, sobretudo, da verificação da ocorrência simultânea de uma preposição e um artigo ou pronome.

Onde ocorre a regência nominal?

A regência nominal é um dos tipos de regência existentes e, como o nome já sugere, ocorre apenas entre nomes (substantivo, adjetivo ou advérbio). Quando um termo influencia outro em uma sentença, dizemos que se trata de um termo determinante.

Quando se utiliza no qual?

O pronome relativo qual e suas flexões devem ser utilizadas quando o termo vir acompanhado de um artigo. Lembre-se que “no” é junção de “em+o”, portanto, para a utilização desta expressão, a frase deve exigir a preposição “em”.

Qual é a regência do verbo casar?

Casar(-se) é verbo transitivo direto, transitivo direto pronominal, transitivo indireto ou intransitivo. um objeto sem preposição obrigatória (objeto direto ou objeto direto preposicionado).

É preciso se lembrar ou Lembrar-se?

Nós temos duas opções: lembrar ou lembrar-se. A diferença é a regência. Lembrar é um verbo transitivo direto: "Ela lembrava as datas com carinho"; Lembrar-se (a forma pronominal) é transitivo indireto: "Ela se lembrava das festas". ... O mesmo caso acontece com o verbo esquecer.

O que estuda a regência verbal?

Regência verbal é a parte da língua que se ocupa da relação entre os verbos e os termos que se seguem a eles e completam o seu sentido. Os verbos são os termos regentes, enquanto os objetos (direto e indireto) e adjuntos adverbiais são os termos regidos.

Quem responde responde a algo?

Responder como verbo transitivo indireto

Com apenas um complemento, o verbo responder é um transitivo indireto, cuja regência é feita com a preposição a, quer o complemento se refira a pessoas ou a coisas. Respondeu ao professor. Respondeu à mãe. Respondeu aos familiares.

Quem visa a alguma coisa?

Com o sentido de ter por fim ou objetivo, ter em vista, use preferencialmente como transitivo indireto, com a preposição a.

Como saber se é verbo transitivo?

Os verbos transitivos diretos-indiretos (também denominados bitransitivos) são aqueles que são utilizados com dois objetos: um direto, outro indireto, concomitantemente. Exemplos: "No inverno, Dona Cleia dava roupa e comida aos pobres." "A empresa fornece comida aos trabalhadores da firma."

Artigo anterior
Quais as funções de uma mãe?
Artigo seguinte
Qual exame para ver zinco?