Como usar os pronomes demonstrativos?

Perguntado por: Marta Fernandes  |  Última atualização: 20. Mai 2025
Pontuação: 4.9/5 (33 avaliações)

Os pronomes demonstrativos situam a pessoa ou a coisa designada relativamente às pessoas gramaticais. Podem situá-la no espaço ou no tempo. Os demonstrativos empregam-se também para lembrar ao ouvinte ou ao leitor o que já foi mencionado ou o que se vai mencionar.

Como identificar o pronome demonstrativo?

1ª pessoa: este, esta, isto; 2ª pessoa: esse, essa, isso; 3ª pessoa: aquele, aquela, aquilo. De acordo com a gramática, os demonstrativos este(s), esta(s) e isto são usados para as pessoas ou coisas que se encontram perto da pessoa que fala.

Como usar o pronome demonstrativo está?

Os pronomes demonstrativos — este, esse, esta, essa, isto, isso — indicam a relação de um termo com outros no tempo, no espaço e no texto. No tempo: Este se refere ao tempo presente: esta semana, este mês, este ano. Esse e aquele indicam tempo passado.

Quando usamos o pronome demonstrativo essa?

Quando ficar com dúvida a respeito do uso de “esse” ou “este”, lembre-se: “este” (próximo a mim, presente) e “esse” (distante de mim, passado e futuro). E usamos ISSO, ESSE, ESSA quando a pessoas ou objeto já tiver sido mencionada: Ex.: Não virei trabalhar mais aos sábados: isso é fato.

Quando usar o pronome aquele?

Hoje, para concluir, trataremos dos pronomes demonstrativos aquele (aquela, aqueles, aquelas), aquiloe seus derivados, que são empregados nos seguintes casos: 1) Para se referir a seres e objetos que se encontram distantes do falante e de seu interlocutor.

Pronomes demonstrativos - Brasil Escola

27 questões relacionadas encontradas

Como usar o pronome relativo?

Assim, o pronome relativo é usado como conectivo entre a oração subordinada e a principal: Comprei a tinta que usaremos amanhã. A tinta, a qual usaremos amanhã, já foi comprada. Acaba de ser vendido o prédio cujo dono faleceu.

Como usar isto é isso?

Isso – indica algo que está perto do receptor e também pode ser usado para não ter que repetir algo que já foi mencionado. Ex: por que você disse isso? Isto – indica algo que está perto do emissor e também é usado para mencionar algo que ainda será dito. Ex: Isto que vamos fazer é complicado!

O que é pronome é um exemplo?

Pronomes são vocábulos que substituem ou acompanham um termo substantivo. Esta casa é do meu pai, já aquela (casa) é da minha mãe. Veja que o pronome “este” acompanha o substantivo “casa”, modificando-o. Já o pronome “aquela” substitui o substantivo “casa”, o qual está implícito na oração.

Quando se usa onde e aonde?

Aonde ou onde: qual a diferença?
  1. Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada.
  2. A principal diferença é que, enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento.

Como substituir um pronome demonstrativo?

Tal, tais, semelhante, semelhantes são pronomes demonstrativos quando se referem a um nome anteriormente citado e transmitem um sentido completo (tal) ou incompleto (semelhante). Podem ser substituídos por aquele, aquela, aqueles, aquelas, aquilo, esse, essa, esses, essas, isso, este, esta, estes, estas, isto.

Qual é o exemplo de demonstrativo?

Os pronomes demonstrativos são palavras que indicam quão perto ou longe está o assunto do discurso. Por exemplo, quando alguém diz para outra pessoa “aquele cachorro é meu”, subentende-se que o assunto principal (o cachorro) está longe da pessoa que fala.

Pode usar crase antes de pronome demonstrativo?

Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo. Em alguns casos, a palavra feminina está subentendida, como ocorre normalmente com moda e maneira: salto à Luiz XV (à moda de Luiz XV) e escrita à Camões (à maneira de Camões).

Qual é o pronome de nós?

Nesse exemplo, “nós” é um pronome que se refere à 1ª pessoa do plural (pronome pessoal) e que exerce função de sujeito. Assim, é um pronome pessoal do caso reto.

O que é um pronome demonstrativo?

Os pronomes demonstrativos situam a pessoa ou a coisa designada relativamente às pessoas gramaticais. Podem situá-la no espaço ou no tempo. Os demonstrativos empregam-se também para lembrar ao ouvinte ou ao leitor o que já foi mencionado ou o que se vai mencionar.

Quais são os tipos de pronomes demonstrativos?

Quais são os pronomes demonstrativos? Este, esta, estes, estas, esse, essa, esses, essas, aquele, aquela, aqueles, aquelas. Isto, isso, aquilo.

Como usar o pronome todos?

# Quando o pronome "Todo" estiver no plural (todos) precedido de numeral e de substantivo, devemos usar o artigo definido no plural. Exemplos: - Todos os quatro alunos conseguiram um ótimo resultado na avaliação. - Todas as duas colegas venceram a competição.

O que são pronomes demonstrativos 5 ano?

Já os pronomes demonstrativos, servem para demonstrar algo na frase. Eles indicam o lugar, a posição ou a identidade dos seres em relação à pessoa que faz o discurso. Ou seja, é com o pronome demonstrativo que eu consigo me referir de modo a demonstrar o lugar em que este algo ou alguém está.

Quais são os pronomes demonstrativos e possessivos?

Enquanto os pronomes possessivos indicam posse, os pronomes demonstrativos servem para indicar a posição e a relação de distância (no tempo ou no espaço) de um termo em relação às pessoas do discurso. Observe a diferença: Pronome possessivo: Minha mochila está muito desgastada. (O pronome indica posse.)

Qual é o pronome de trouxe?

A dúvida que traz este verbo trazer envolve pronomes pessoais. Quando conjugamos "trouxe" na primeira ou terceira pessoa do singular do pretérito perfeito, não hesitamos: eu trouxe, ele/ela trouxe.

Quando se deve usar a vírgula?

A vírgula serve para intercalar elementos que exercem a mesma função sintática, quando não estão unidos por conjunções, como na frase de Machado de Assis: “Achava os homens declamadores, grosseiros, cansativos, pesados, frívolos, chulos, triviais.”

Qual é a forma correta de falar?

Abra bem a boca, especialmente na pronúncia das vogais; Faça pausas curtas entre frases; Enfatize palavras que mereçam destaque; Pronuncie todos os sons de uma frase (não omita parte das palavras);

Quantos tipos de pronomes existem?

Os pronomes substituem ou acompanham os nomes (substantivos). Há seis tipos de pronomes: pessoais, possessivos, demonstrativos, indefinidos, interrogativos e relativos. Pronomes podem ser classificados em seis tipos diferentes.

Como é um pronome interrogativo?

Os pronomes interrogativos são aqueles utilizados para expressar perguntas diretas e indiretas e, por isso, possuem valor e uso específicos. Os pronomes interrogativos são aqueles que utilizamos nas construções de perguntas diretas ou indiretas: que, quem, qual, quanto.

Como identificar um pronome oblíquo?

Os pronomes oblíquos átonos são aqueles que desempenham função sintática de complemento. São eles: me, te, se, o, os, a, as, lhe, lhes, nos e vos. Quando os verbos apresentarem as terminações -r, -s ou -z, os pronomes o, os, a, as assumirão as formas -lo, -la, -los, -las: Poderíamos comprá-los.

Artigo anterior
O que acontece com o corpo de uma pessoa atingida por um raio?
Artigo seguinte
Qual é a importância da arte pública?